quinta-feira, 24 de março de 2011

PERGOLADOS: descanso e lazer




Os pergolados podem ser  um lugar de passagem, um espaço para o cultivo de plantas, receber amigos, podendo ainda ser utilizadas como garagem, ambiente de leitura, refeições ou simplesmente um espaço de descanso e contemplação.

As estruturas mais utilizadas são as de madeira, bambu, metal e de concreto. Para uma utilização mais prolongada faz-se o uso de cobertura em vidro, ou policarbonato, ou bambu, ou plantas... Protegendo da insolação e chuva.

Pergolados com estrururas de madeira: 

Casa e Jardim



Digitei



Pergolados com estruturas metálicas:

Casa e Jardim



Casa e Jardim


Bambu Carbono Zero   

Alma de bambu que se obtém através do bambu roliço passado entre duas serras, deixando aparente o vão interno do bambu entre os nós, criando um jogo de luz e sombra nos ambientes onde é aplicado.


Fec Unicamp


Fec Unicamp


Pergolados em Concreto:

Infográficos


Infográficos





Os pergolados são um atrativo admirável para um jardim, praças, residências, varanda, filtram  os raios solares fazendo as vezes de uma árvore. Quem não gostaria de ler um livro em um ambiente desses ou simplesmente contemplar a vista do seu jardim? 




 

sábado, 5 de março de 2011

ELEMENTOS VAZADOS

Cobogós, Brises e Muxarabis
O elemento vazado é um ótimo artifício utilizado para barrar a insolação para dentro das edificações, principalmente em um país como o Brasil, e o uso de grandes panos de vidro acarreta em excesso de sol, gerando um superaquecimento dos ambientes internos.
Os elementos vazados além de permitir a circulação de ar e entradada de luz criam uma textura diferente na fachada. Tornando o interior da edificação mais agradável, diminuindo assim a utilização de ar condicionado.


Cobogó:
Cobogó é o nome pelo qual foi batizado o elemento vazado, inicialmente feito em cimento. Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no século XX trabalhavam no Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.
Utilizado principalmente para evitar o superaquecimento do ambiente iluminado permitindo a passagem de luz e a ventilação.
Inicialmente feito de cimento, passando depois a ser confeccionado com outros materiais como: argila, vidro, cerâmica etc. 

Casa.com


Casa e Imóveis

Casa e Imóveis
Arcoweb
Arcoweb
 
Brise-soleil:
O brise-soleil (expressão francesa cuja tradução literal seria quebra-sol, embora seja comum a utilização apenas da palavra brise em português) é um dispositivo arquitetônico utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, para evitar aí a manifestação de um calor excessivo. Foi um dos principais elementos compositivos utilizados pela arquitetura moderna.

Casa e Imóveis

Casa e Imóveis
Os brises podem ser compostos de materiais diversos, sendo mais comun o concreto, a madeira e o alumínio. Normalmente caracterizam-se como uma série de lâminas, móveis ou não, localizadas em frente às aberturas dos edifícios. No caso de serem móveis, permitem que conforme a necessidade e a conveniência sejam regulados para aumentar ou diminuir a insolação no ambiente em questão.

Casa e Imóveis
Brises móveis 
Casa e Imóveis
Brise vertical de concreto 
Casa e Imóveis
Detalhe do brise vertical 
Casa e Imóveis
Brise vertical de concreto 
Casa e Imóveis
Detalhe brise contreto 
Exemplos célebres de edifícios que utilizam os brises como elementos fundamentais de sua composição são o Palácio Gustavo Capanema (no Rio de Janeiro, sendo este o primeiro edifício conhecido a fazer uso de brises móveis no mundo) e o Copan (em São Paulo).

Casa e Imóveis
Brise horizontal 
Casa e Imóveis
Detalhe brise horizontal 
 
Muxarabis:
É um dos elementos mais característicos da nossa arquitetura colonial, uma das mais persistentes influências da arquitetura árabe. O muxarabitrata-se de um balcão fechado por treliças.
Colunistas.ig

Arcoweb
 
Casa do design




Se você quer saber que tipo de brise utilizar, ou qual a posição adequada para instalá-lo acesse aqui e tire suas dúvidas.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FOGUEIRA: Calorosa e Aconchegante

Desde a pré história, os seres humanos são fascinados com fogo. Na verdade, os psicólogos dizem que assistir chamas coloca a mente em repouso. 
Então, ao invés de descansar à frente da TV depois de um dia  estressante de trabalho, o que você acha  de passar a relaxar em seu próprio quintal na frente da dança das chamas pulando em seu poço de fogo novo? 
É um investimento que você, sua família e os amigos com  certeza irão desfrutar durante os próximos anos.

Casa e Jardim

Jardins Maravilhosos


                                       Green Scene Landscape 

Turista Acidental

Casa e Jardim

Jardins Maravilhosos

                                 Green Scene Landscape 


Estas são idéias para aproveitar ainda mais o seu jardim,  até mesmo nas noites mais frias, pode ser um grande complemento ao seu jardim.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cleveland Clinic Lou Ruvo

Centro para a saúde do cérebro

Projetado por Frank Gehry. Comparando ao nosso cérebro, parte do edifício segue a linha do desconstrutivismo, todo sinuoso, criativo equiparado ao  lado direito do nosso cérebro. A outra parte do edifício é simples e comum, que segue todas as regras, de forma muito semelhante ao  lado esquerdo do nosso cérebro. Teve um custo de US $ 100 milhões de dólares para construir esta obra de arte arquitetônica!


















 Fonte: http://www.bitrebels.com/geek/a-right-brain-left-brain-architectural-masterpiece/





segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Água

Lagos; Fontes; Cascatas; Espelhos d’água

A água traz ao ambiente: aconchego, beleza, umedece o ar dando a sensação de estar mais próximo a natureza, e o barulho da água relaxa e acalma, além de valorizar o paisagismo.


Lagos:

Fonte: Flor&ser


Fonte: Vivastreet


Bicas:

Fonte: Casa e Jardim

Fonte: Casa e Jardim

Fonte: Casa e Jardim

Espelhos d’água:

Fonte: Multeffect Engenharia e Tecnologia
Fonte: Casa e Jardim
  
Cascatas:

Fonte: Houzz

Fonte: Houzz

Fonte: Houzz


 
E aí  sentiu motivado (a) em fazer um laguinho, uma fonte ou bica?? O que mais te agradou?? O legal é que você pode adaptar ao espaço que você tem se for um local grande pode ser um lago maior com peixes e se não for tão amplo também da para optar pelas fontes ou bicas, ou  laguinhos menores.
Até mesmo em apartamentos onde o espaço é restrito você pode optar por pequenas fontes (como as imagens a seguir) prontas ou fazê-las você mesmo siga as instruções.

Fonte: Casa e Jardim

Fonte: Revista Natureza