Wednesday, March 21, 2007

Reflexão do Período.... Bem, nínguem o pode negar, trabalhei o dobro ou o triplo que o período passado!!!bem também não era díficil!!eheh...
Neste período tive a satisfação de ter um artigo meu publicado!!!
O store tem k ter em conta que o meu trabalho não se reflecta muito na sala de aula visto que a maioria do meu trabalho é feito em casa!!
José Mourinho: uma metodologia diferente

José Mário dos Santos Mourinho Félix nasceu no dia 26 de Janeiro de 1963, em Setúbal. José Mourinho nunca conseguiu seguir uma carreira futebolística como o seu pai, Félix Mourinho, apesar de ter passado por alguns clubes menores. Mas desde cedo mostrou uma habilidade inata para organizar e preparar relatórios e os dossiers do pai.
Depois de sair do FC Barcelona, regressa a Portugal para assumir o cargo de treinador principal do Benfica, mas a sua passagem é fugaz. Mais tarde ingressa na União de Leiria, onde consegue obter resultados excelentes. Esses resultados originaram a sua transferência para o FC Porto. A sua passagem pelo Porto ficou marcada por grandes conquistas a nível nacional e internacional. Após as grandes conquistas, surge uma proposta milionária do Chelsea, impossível de recusar. No campeonato inglês, José conquista na primeira época vários troféus e bate também vários recordes, conquistando o apelido de “O Especial”.
O sucesso está presente na vida de José Mourinho dai as duas eleições para melhor treinador do mundo. Um dos factores que explica o seu sucesso é a metodologia de treino que usa.

Método Tradicional

Esta metodologia baseia-se essencialmente no treino isolado de cada uma das componentes do rendimento (físico, táctico, técnico, psicológico).
Os utilizadores desta metodologia dão maior importância à componente física, baseando todo o seu trabalho no melhoramento deste aspecto, pois defendem que a base da componente táctica e técnica é a componente física. Logo, preconizam que para porem em pratica o modelo de jogo é necessário estar bem fisicamente.
Então, nas primeiras semanas da pré-época dá-se prioridade ao físico, através da realização de exercícios para melhorarem todos os aspectos à componente física como a força e a velocidade.
Os treinadores que utilizam esta metodologia defendem que se o rendimento físico do atleta for elevado o seu rendimento táctico também o será.
Apesar deste método de treino ser muito utilizado pelos treinadores profissionais, não implica que este seja o melhor para treinar os atletas.
Método usado por Mourinho

A metodologia usada por José Mourinho denomina-se periodização táctica, e diverge bastante da metodologia tradicional, pois esta não dissocia as componentes do rendimento, treina estas componentes em especificidade. Mourinho cria exercícios que comportem todas as dimensões do rendimento de forma a treinar em especificidade de modo a implementar os princípios de jogo que suportam o seu modelo de jogo.
Esta metodologia defende que é fundamental ter um modelo de jogo e uma organização pois estes factores são a base para um alto rendimento. Logo, a forma desportiva não pode ser amputada e circunscrita à dimensão física, pois são necessárias todas as dimensões para se conseguir o modelo de jogo que se pretende.
Este método preconiza que a regularidade de jogo é o objectivo fundamental desta metodologia. Para obter esta regularidade é preciso implementar um padrão semanal de treino que acompanhe a equipa ao longo da época, desde a segunda semana até à última semana de trabalho.
OLA pessoal, ja saiu mais uma edição do TRIGAL. Tá em grande. Agora k vem com artigos meus e do miguel...só podia dar num grande jornal!!!eheh... desta vez não houves atraso com os fornecedores por isso esperamos ter uma receita melhor. Se bem que este primeiro dia de vendas não fosse grande coisa.Esta comunidade escolar é agarrada ao dinheiro!!!!!!!
Valetes Frades

Thursday, February 08, 2007

Reflexão sobre o filme " o clube dos poetas mortos"



John Keating é um professor pouco convencional para o ambiente conservador da Academia de Welton, famoso colégio frequentado por uma certa elite. Através do gosto pela poesia que consegue passar aos alunos, estimula-os a pensar por si, contra os modelos culturais dominantes, e a lutar pela consecução dos seus objectivos de vida.
O filme relata a história de um jovem estudante que ambiciona um projecto de vida diferente daquele que os seus pais desenharam para si, ao interná-lo naquela escola tão convencional.
A presença do professor Keating, com as suas práticas contrárias aos modelos da escola e dos pais dos alunos, vem gerar um ambiente propício à mudança e à realização dos sonhos do jovem que se agastam daquelas que os pais almejaram e pelos quais se sacrificaram.
Ideia Chave para exploração do filme:
A escola é um factor de reprodução social ou u factor de mudança?



A escola tanto pode funcionar como um factor de reprodução social como um factor de mudança social.
No caso concreto do filme, o colégio onde se passa a acção, é um colégio interno, masculino, muito rígido em termos disciplinar e que se baseia em quatros pilares: “ Tradição, Excelência, Disciplina e Honra”
Este sistema escolar, era muito intensivo e incitava muito a reprodução social, através do processo de socialização e com mecanismos de conformidades muitos fortes, obrigava de certa forma, os estudantes a aceitar os modos de pensar e de agir considerados mais correctos pela escola (controlo social).
Mas com a chegada do professor Keating, que implementou e abriu novas mentalidades ocorreu uma mudança. O professor Keating que era um professor que fugia a norma, abriu um pouco a perspectivas dos alunos, fazendo com que eles agissem de maneira mais independente, fez com que eles tivessem mais confiança neles próprios, que arriscassem um pouco mais (Carpem Die).

Wednesday, January 24, 2007

A subcultura resulta sempre de grupos restritos. É algo que, não sendo a cultura de uma determinada sociedade, é aceite por ela. E é tolerada porque não põe em causa a cultura dominante.
Existem muitos grupos de subcultura jovem (os “dreds”; os “betos”; os “gunas” etc.). Estes grupos não aceitam conviver em conjunto, conviver no mesmo grupo.
Existe também, muitos casos em que jovens comprem determinado vestuário só porque A ou B vestem esse vestuário.
E esses grupos também têm vários factores que os distinguem. As suas formas de vestir, falarem, etc. Por exemplo: dificilmente se vê um beto
Dizer “ ya men! Ta se bem!?”
E como o mundo nunca é o que era, os jovens também nunca são o que eram.

Thursday, January 11, 2007

oi pessoal.... hoje vou falar da minha discilplina favorita.... :-).... OFICINA DE COMUNICAÇÃO!!!!
Fazendo um balanço do 1º periodo... acho que consegui o impossível...não ter feito nada!!! O que sinceramente não é nada bom...( consegui tirar 12valores quando o "stor " tinha dito que a nota mínima iria ser 13 valores).
Para o 2º período...só posso esperar ter uma nota bem melhor...visto que vou começar a trabalhar...e quando eu trabalho nada nem nínguem me pára!!!!lol....

Sunday, January 07, 2007

ei pessoal...eu sou o nicolas teixeira...mas toda a gente me chama NIKO (sei la porque!??)... nasci no Monaco... a 17 anos atras!! sou sincero e frontal... gosto de pessoas honestas acima de tudo!!não tolero injustiças...a minha principal virtude é ser benfiquista... o que é também o meu prinicipal defeito!!lol

Thursday, October 19, 2006

ei people....