Resumo do problema: A luz do air-bag do Honda Fit acendeu e o carro foi encaminhado para a Dahruj Honda (Campinas – http://www.dahrujhonda.com.br/). O carro estava na garantia.

Resultado 1: Negaram a garantia devido ao carro ter sofrido uma colisão frontal (reparada em autorizada Honda e não houve acionamento do Air-bag no sinistro). Segundo a Dahruj o problema se encontrava na cinta do air bag, de acordo com o resultado do scanner, e  o garantista ao ser indagado sobre o problema realmente se encontrar na cinta do air-bag (já que é um componente muito difícil de se danificar) ele foi enfático ao dizer que para isso deveria ser feito um exame mais detalhado e que para tal existe custos, e como o veículo se encontrava na garantia então nem a Dahruj e nem eu gostariamos de arcar com os custos. Obviamente retirei o veículo da Dahruj Honda e levei em outra concessionária da Honda que estive um pouco mais preocupada com os clientes e um pouco menos preocupada com o próprio umbigo.

Resultado 2: Ao levar em outra autorizada o problema foi detectado no Cable Reel e não na cinta do Air Bag. Agora estou aguardando a peça chegar para retirar meu veículo.

Isso provavelmente explica por que a Dahruj era a única que tinha horário disponível para atender durante aquela semana.

O limite da Internet 3G

janeiro 12, 2010

No Brasil, as empresas de telefonia celular encontram um paraíso para deitar e rolar em cima dos clientes. Planos com valores elevados, poucos benefícios e descontos pífios em aparelhos.

Como se não bastasse isso, agora com a popularização dos aparelhos com recursos para acessar a internet em banda larga pelo celular através da tecnologia 3G podemos ver uma “briga” das operadoras para oferecer o “melhor” plano de Internet 3G.

Muitos não prestam a atenção para as letras miúdas dos contratos. Abaixo estão trechos retirados dos próprios site das operadoras mostrando os limites das conexões 3G que cada uma oferece:

  • Claro: A CLARO garante o mínimo de 10% (dez por cento) da velocidade nominal contratada. O cliente que exceder a franquia de 1GB poderá ter, a exclusivo critério da Claro, sua velocidade reduzida para 128 Kbps até o faturamento de sua próxima franquia quando sua velocidade será restabelecida para a velocidade contratada.
  • Tim: Para todos os Pacotes após o consumo de 1GB, a TIM poderá, a seu exclusivo critério, reduzir a velocidade até o período de faturamento subseqüente.
  • Vivo: No Vivo Internet Ilimitado, a velocidade de conexão será reduzida até 128kbps ao atingir 2048MB (2GB) de dados trafegados dentro do período da conta mensal. Ao iniciar um novo período da conta, a velocidade voltará ao normal.

Ou seja, as três operadoras acima vendem um pacote que oferece menos do que o anunciado. Destaque especial para a Tim e para a Vivo que nomeiam os pacotes de Ilimitado e colocam claramente limites. A única com mérito nesse caso é a Oi que vende os pacotes baseados nos dados trafegados.

O problema sempre é monitorar os dados trafegados. Não é intuitívo e muito menos prático. As operadoras precisavam tomar um pouco de vergonha na cara e serem mais claras ao venderem seus produtos.

Recentemente resolvi encerrar meu plano de 3G da Claro e como já se havia passado 12 meses do início do contrato e a carência era de 12 meses, então resolvi usufruir de meu direito e desbloquear o modem.

Ao chegar na loja, inicialmente me informaram que o sistema estava fora do ar. Resolvi voltar outro dia.

Voltando outro dia, na hora do almoço, a atendente me informou que o desbloqueio era efetuado apenas em alguns horários (vide a parte de trás do folder anotado pela própria atendente da Claro na imagem). Segundo a atendente, o sistema permanece fora do ar exceto de segunda à sexta das 9h às 12h e das 15h às 20h.

Claro - Horário de Desbloqueio

Horários disponibilizados pela Claro para desbloqueio de aparelhos

Ou seja, para assinar uma linha nova eles fazem até depois do expediente, basta estar dentro de uma loja. Mas para você conseguir libertar seu aparelho (que é um direito seu) a Claro impõe restrições.

Detalhe: o meu modem Sony-Ericsson MD300 não pode ser desbloqueado na hora pois o código de desbloqueio não constava no sistema. Deram o prazo de 5 dias para enviar o código para meu e-mail. Adivinhem? Terei que voltar na loja pois não enviaram o código.

Partida!

janeiro 11, 2010

Todos os dias somos vítimas do abuso e do desrespeito alheio. Em muitos casos somos impotentes e acabamos apenas aceitando estes abusos de forma passiva.

Eu não gosto de aceitar as atitudes alheias de forma passiva, mas em muitos casos minha voz é insignificante. Como forma de não deixar tudo passar desapercebido, resolvi criar este blog onde, de forma ácida, pretendo criticar os serviços, ações e atitudes que mostram desrespeito.