Depois do post sobre iis esse blog virou uma zona. hahaha. É simplesmente assuntos-diversos-quando-tive-vontade-de-falar.
Então vamos lá. A resposta é SIM e NÃO. Existem situações onde há economia e outras que não.
Motor carburado: Economiza
Você já deve ter lido em outros lugares isso, o motivo é simples, o motor carburado tem um sistema muito simples, ele não tem controle sobre quando e quanto é necessário inserir combustível no motor. O gasto de combustível num carro com motor carburado está exatamente ligado ao RPM e ao seu pé no acelerador.
Motor com injeção: Não economiza
Já num motor com injeção eletrônica não há economia na descida. O sistema eletrônico só envia combustível ao motor em duas hipóteses, quando você pisa no acelerador ou para evitar que o motor se desligue. Caso você tire o pé do acelerador a injeção deixa de enviar combustível. Estando numa decida o motor não vai ter queda do RPM (não o suficiente para matar o motor). A injeção só volta a enviar combustível se o motor chegar próximo ao 1000 RPM ou se você voltar a pisar no acelerador.
Já quando você poe na banguela (ponto morto ou desengata o câmbio) a injeção vai ter que enviar combustível para manter o carro ligado.
Mas e o freio motor?!
Quando você mantem o carro engatado sem fazer uso do acelerador num motor com injeção, este vai servir como freio, fazendo com que o carro tenha um desempenho menor, comparado a situação ‘em banguela’. O problema é que o ganho excessivo de velocidade em banguela faz como que você use o freio quando quem deveria fazer esse papel neste momento era o motor.
Não estou preocupado com a descida, eu quero é velocidade para a subida a frente
Neste caso, especificamente, e não recomendado por segurança (freios coisa e tal), você vai ter economia com um motor com injeção. A decida (gravidade) vai servir como acelerador evitando que você precise acelerar (tanto) na subida que vem a frente. Mesmo assim isso dependente de vários fatores para saber o quanto você economizou, ar ligado, direção hidráulica, consumo do motor e tamanho da decida e subida.
Enfim, só vale lembrar que dirigir com carro desligado ou desengatado não é permitido por lei.