Dicas para a prova bimestral - BIOLOGIA
1 ano
Transporte pela membrana, características e composição
Componente químicos ( Principalmente orgânicos -DICA: Citado na palestra Ed. Física)
2 ano
Protozoários - Estruturas e classificação
Características básicas de fungos, classificação e ações benéficas de fungos
Virus - Gripe e AIDS
Aulas práticas - Laboratório
3 ano
Determinação do sexo
Daltonismo
Hemofilia
Heredogramas (Lembre das dicas de heredogramas vistas na aula de 16/04 na multimidia)
Sindromes
2a lei de Mendel
Bons estudos, Rodrigo
segunda-feira, 16 de abril de 2012
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES - 2 ANO
Página 454 - Biologia no Vestibular
Questão / Alternativa Correta
49 B
50 A
51 E
52 C
53 B
54 C
55 A
56 F V V F V
57 D
58 D
COMENTÁRIOS
49: Casca dura do ovo. Animais terrestres. O ovo não encontra-se em ambiente aquático.
50: Locomoção: membros e presença de pulmões (terrestres) Anfíbios adultos (ver desenho)
51: Notocorda: caract. de cordado
52: Bexiga natatória: osteictes: traira
53: Lonta, porque é o único mamífero nas opções
Questão / Alternativa Correta
49 B
50 A
51 E
52 C
53 B
54 C
55 A
56 F V V F V
57 D
58 D
COMENTÁRIOS
49: Casca dura do ovo. Animais terrestres. O ovo não encontra-se em ambiente aquático.
50: Locomoção: membros e presença de pulmões (terrestres) Anfíbios adultos (ver desenho)
51: Notocorda: caract. de cordado
52: Bexiga natatória: osteictes: traira
53: Lonta, porque é o único mamífero nas opções
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Histologia Vegetal (1 ano - PAS/UFLA)
O material de tecidos vegetais é um anexo ao conteúdo das aulas vistas na semana dos dias 17 a 21 de outubro, sendo complemento perante as exigências do PAS/UFLA.
http://www.planetabio.com/tecidosvegetais.html
Bons estudos, Rodrigo.
http://www.planetabio.com/tecidosvegetais.html
Bons estudos, Rodrigo.
domingo, 12 de junho de 2011
Mitose - 1 ano EM
O vídeo sobre mitose mostra detalhadamente o que vimos em sala de aula e no quadro virtual nas aulas de 09 e 10 de junho. Veja e identifique as fases.
bons estudos
bons estudos
sexta-feira, 29 de abril de 2011
PROJETO DESVENDANDO E APLICANDO A CIÊNCIA
O projeto DESVENDANDO E APLICANDO A CIÊNCIA foi executado pelo C.N.S.L. no primeiro bimestre em teoria e prática, demonstrando a possibilidade da aplicação multidisciplinar - Biologia, Física, Química e Matemática no desenvolvimento da aprendizagem significativa.
Atuar com metodologias e com projetos desatualizados e ultrapassados, não mais atingem as exigências educacionais atuais, como ENEM, processos seletivos seriados e demais formas de avaliação que exigem o pensamento não apenas fixo e restrito, mas sim um pensamento global e amplo das disciplinas para um objetivo comum.
Descrever e ensinar ciência hoje deve inicialmente atender objetivos claros e necessários de nossa sociedade: Levantar problemas e criar resoluções que atendam em parte a sede de cada estudante baseado na certeza de que uma escola preparada e bem coordenada direciona certamente um aprendizado de exclência, inovando na APLICABILIDADE CIENTÍFICA, ao fazer da pesquisa um elo à extensão social, com o aprendizado e experimentos de sala de aula à sociedade faminta de tais recursos.
Formar alunos preparados com COMPETÊNCIA para as novas tendências avaliativas como o ENEM é pouco. Nosso objetivo estende-se a formação humana de cada estudante, demonstrando sua importância na participação social, utilizando de suas mãos e competências adquiridas na vida escolar para o progresso humano.
Nas imagens, aplicação de toda teoria no Lar Augusto Silva - Asilo - pelos alunos do ensino médio, com fabricação de sabão caseiro, detergentes, formulação de tarde nutricional, construção de puffs e manutenção de jardins, sendo todo trabalho ativo de forma multidisciplinar.
Tarde nutricional: Química e Biologia na nutrição humana
Equipe de professores: Rodrigo, Edimar, Fabiane, Helton e Neuzimar
Fabricação de sabão com oléo usado: Utlização de máquinas e energia - Matemática, Geometria, Física, Química e Biologia
Manutenção de jardins - Biologia: Percepção ambiental e análises vegetais
Sabão pronto para secagem - Temperatura, calor umidade.
Fabricação de puffs com garrafas PET - Física e Biologia
Os professores da área de ciências, coordenação e direção do colégio agradecem os nossos alunos o empenho na execução do trabalho. Novas etapas do projeto estarão por vir, com simulados e preparatórios, marcados para o segundo bimestre.
Agradecemos também o apoio das irmãs do Lar Augusto Silva e aos pais, que muito auxiliaram na execução e aplicação do projeto.
Atuar com metodologias e com projetos desatualizados e ultrapassados, não mais atingem as exigências educacionais atuais, como ENEM, processos seletivos seriados e demais formas de avaliação que exigem o pensamento não apenas fixo e restrito, mas sim um pensamento global e amplo das disciplinas para um objetivo comum.
Descrever e ensinar ciência hoje deve inicialmente atender objetivos claros e necessários de nossa sociedade: Levantar problemas e criar resoluções que atendam em parte a sede de cada estudante baseado na certeza de que uma escola preparada e bem coordenada direciona certamente um aprendizado de exclência, inovando na APLICABILIDADE CIENTÍFICA, ao fazer da pesquisa um elo à extensão social, com o aprendizado e experimentos de sala de aula à sociedade faminta de tais recursos.
Formar alunos preparados com COMPETÊNCIA para as novas tendências avaliativas como o ENEM é pouco. Nosso objetivo estende-se a formação humana de cada estudante, demonstrando sua importância na participação social, utilizando de suas mãos e competências adquiridas na vida escolar para o progresso humano.
Nas imagens, aplicação de toda teoria no Lar Augusto Silva - Asilo - pelos alunos do ensino médio, com fabricação de sabão caseiro, detergentes, formulação de tarde nutricional, construção de puffs e manutenção de jardins, sendo todo trabalho ativo de forma multidisciplinar.
Tarde nutricional: Química e Biologia na nutrição humana
Equipe de professores: Rodrigo, Edimar, Fabiane, Helton e Neuzimar
Detergente caseiro: química no controle de bactérias e fungos
Paticipação efetiva dos alunos
Manutenção de jardins - Biologia: Percepção ambiental e análises vegetais
Sabão pronto para secagem - Temperatura, calor umidade.
Fabricação de puffs com garrafas PET - Física e Biologia
Os professores da área de ciências, coordenação e direção do colégio agradecem os nossos alunos o empenho na execução do trabalho. Novas etapas do projeto estarão por vir, com simulados e preparatórios, marcados para o segundo bimestre.
Agradecemos também o apoio das irmãs do Lar Augusto Silva e aos pais, que muito auxiliaram na execução e aplicação do projeto.
sábado, 23 de abril de 2011
sexta-feira, 22 de abril de 2011
1 ano - EM: Organelas citoplasmáticas
Música prá você "decorar" as principais organelas citoplasmáticas de uma célula animal:
Preparando desde já para nossos próximos tópicos de Biologia, vai uma música que facilitará os seus estudos!!!
Mitocôndria, mitocôndria, é quem faz respiração,
ribossomo sintetiza proteínas de montão.
O complexo de Golgi armazena secreção,
lisossomo tem enzimas pra fazer a digestão.
O retículo apresenta a função de transportar
e o centríolo participa da divisão celular."
Ritmo: Terezinha de Jesus
fonte: http://descomplicandoabio.blogspot.com
Preparando desde já para nossos próximos tópicos de Biologia, vai uma música que facilitará os seus estudos!!!
Mitocôndria, mitocôndria, é quem faz respiração,
ribossomo sintetiza proteínas de montão.
O complexo de Golgi armazena secreção,
lisossomo tem enzimas pra fazer a digestão.
O retículo apresenta a função de transportar
e o centríolo participa da divisão celular."
Ritmo: Terezinha de Jesus
fonte: http://descomplicandoabio.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)