Para estagiários apaixonados por futebol!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por André Barreto

O futebol é paixão nacional. E pra quem gosta de saber mais sobre esse esporte, o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu,
oferece entre os dias 2 e 5 de junho filmes contando histórias espetaculares do futebol. E o melhor, é de graça!

Dentre os filmes que vão ser exibidos, estão: Luiz Apple, a vida de um campeão, Os Fiéis, Ernesto no país do futebol, Futebol de Várzea e
O Primeiro João (que conta a história de um dos maiores gênios do futebol de todos os tempos: Mané Garrincha. Por ele apelidar cada adversário de “João”, parte do nome do filme leva o apelido). Quer saber porque ele apelidou os adversários de João? Vá ao Pacaembu e assista esse filme mágico, único e, assim como os outros, gratuito.

Quem vai lá no Pacaembu pra conferir o filme do Garrincha é o estagiário de Economia Gustavo Leme. Apaixonado por futebol, o estudante fala que ” ver um filme sobre o Mané (Garrincha) já é uma verdadeira aula de futebol. Agora poder assistir de graça um filme como esse é a mesma coisa que assistir Airton Senna sem pagar nada! Ambos são geniais!”

Se você perdeu as sessões do dia 2 e 3 fique tranquilo. Todos os filmes citados acima vão passar neste sábado e domingo. Mas atenção! O filme do eterno Garrincha começa às 11h da manhã é só vai passar no sábado; a sessão de domingo começa às 15 h.

Quer saber mais sobre os filmes e os horários das sessões? Acesse já o site do museu do futebol,  http://www.museudofutebol.org.br/historia/index.php?option=com_calendario&view=calendario&Itemid=751.

Vale a pena assistir esses filmes excelentes! Fica a dica.

Lei de Estágio

Por Augusto Cavalcanti

Já se foi o tempo em que o estagiário era considerado um funcionário sem direitos. Leis foram criadas para acabar com aquelas empresas que aproveitavam da inexperiência dos jovens empregados para de alguma forma prejudicá-los.

A lei nº 11.778 de setembro de 2005 trata de assuntos referentes a estágios, já que as contratações de estagiários não são regidas de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Entre as leis que entraram em vigor estão, o direito ao recesso remunerado e as férias de trinta dias a cada doze meses.

Ana Isabel Bastos, encarregada do setor de Recursos Humanos da empresa Afonso Contábil, empresa que cuida da consultoria e contabilidade de mais de 200 empresas, diz que o estágio trata-se de uma troca em que a empresa dá a experiência necessária para o mercado de trabalho e o estagiário devolve isso a empresa com a oportunidade de se ter um excelente profissional no futuro.

Segundo Ana, do ponto de vista legislativo é impossível burlar o contrato firmado na hora de fazer o estágio, pois, é um contrato transparente e documentado e que tem algumas exigências. Entre ela, a frequência na faculdade, escola, curso entre outros.

Lembrando que, antes  de assinar contrato com qualquer empresa é sempre importante checá-lo antes. E é claro ter um noção dos direitos do estagiário. Se você quiser conferir na íntegra o nova lei do estágio é só clicar aqui.

Os sites especializados em vagas

Por Gabriel Stein de Servi

A ferramenta mais eficaz para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho são os contatos. Mas, para os que não são muito afortunados nesse sentido, existe outro recurso que também dá resultados. Os sites especializados em vagas de estágio/emprego são vistos como salvadores de muitos estudantes que estão a procura da primeira oportunidade na vida profissional. No Brasil, de todos os sites em que os estudantes podem cadastrar seus currículos, três se destacam: Catho Online, Nube e CIEE.

O Catho Online é considerado o site com a maior quantidade e vagas disponibilizadas. Até por isso, quem estiver interessado em usufruir os seus recursos terá que desembolsar entre R$ 23, 50 (plano mais barato) a R$ 41,40 (plano mais caro). A vantagem é que com bastante frequência, a equipe do site disponibiliza um bom número de vagas.

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) também oferecem praticamente o mesmo serviço, mas são gratuitos. Os dois enviam as informações de vagas disponíveis de acordo com o currículo cadastrado. Mas a frequência não é tão intensa quanto a do Catho. É comum encontrar nas instituições de ensino bancas do Nube e do CIEE com campanhas de cadastro.

Abaixo segue uma lista com alguns sites especializados em vagas de estágio:

Catho Online

Nube

CIEE

Fundação Mudes

Estagiários

Manager

CEINEE

infojobs

Vagas

As 10 principais dicas na elaboração de um currículo

Por Tiago Machado

No primeiro post sobre dicas, o blog contextualizou os 10 principais erros cometidos em uma entrevista de emprego. O objetivo principal deste post é o de orientar os leitores para que os mesmos não cometam erros básicos e acabem perdendo a chance de entrar em uma grande empresa, afinal, estagiar é uma grande experiência acadêmica. Não viu o post? Clique no link a seguir e leia-o.
Ir bem a uma entrevista é fundamental para preencher o contrato de estágio, mas, o candidato deve lembrar que primeiro é necessário ser chamado para uma entrevista. Salvo algumas exceções, a principal maneira de uma empresa ir até você é visualizando o seu currículo.
Não basta apenas possuir um currículo recheado de informações, mas sim, disponibilizar estas informações de maneira correta, de fácil leitura, colocando as informações em seu devido lugar.
Pensando nisto, o Perfil Estagiário pesquisou em diversos sites e listou as 10 principais dicas para se fazer um currículo perfeito.

  • Dica número 1: nada de pressa
    Lembre-se que o seu currículo é a apresentação inicial para a empresa contratante, portanto dedique-se a ele. Procure não encher linguiça (enrolar), e atente-se aos erros de português. Cada minuto dedicado exclusivamente ao currículo será um tempo bem empregado.
  • Dica número 2: Faça um diagnóstico
    Esta parte é de fundamental interesse para o dono do currículo. Certamente, cada empresa está em busca de um profissional e possui um critério de trabalho. Procure identificar, entre as empresas em que você pretende enviar o seu currículo, qual profissional eles querem. Feito isso, faça uma crítica pessoal e veja se você tem o que a empresa procura. Com uma resposta positiva, escreva o seu currículo dando destaque ao seu perfil, que certamente será apreciado pelo selecionador.
  • Dica número 3: Seja original
    Não existe problema nenhum em basear seu currículo em modelos divulgados na imprensa ou em sites especializados como o Cathoonline por exemplo. O que é necessário ter cuidado, é que muitos, assim como você, fazem a mesma coisa. Procure sair desta mesmice, mesmo copiando a estrutura.
  • Dica número 4: Seja localizável
    Você faz um excelente currículo e o selecionador aprecia todas as suas informações e qualificações, pensa em entrar em contato e o número do celular está incorreto, o endereço errado, e não possui um email válido. A empresa simplesmente irá desistir de você. Procure dar uma atenção especial para esses dados, acrescentando mais de um telefone, endereço correto e site de email. Procure também deixar essas informações no canto superior da página.
  • Dica número 5: Escreva certo
    Erro de português não é aceitável pelas empresas em um currículo. Procure ler corretamente e atentamente seu currículo ao fim da edição. Passe um corretor ortográfico, elimine palavras desconhecidas e se possível ofereça para outra pessoa dar uma olhada, afinal, a opinião de outra pessoa é bastante importante.
  • Dica número 6: Foque-se e tenha equilíbrio
    Se você está procurando um estágio para as mídias sociais e para o jornalismo impresso ao mesmo tempo, procure idealizar currículos diferentes para as duas áreas, exaltando as suas principais qualidades em cada uma. Equilibre as informações para que pareça que você seja o cara perfeito para a vaga selecionada e que realmente pode criar um diferencial para a empresa.
  • Dica número 7: Seja claro, direto e verdadeiro
    Nunca coloque fatos inverídicos em seu currículo. Não adianta você dizer que é especialista em determinado assunto, apenas para deixar o seu currículo completo e não mostrar esta habilidade toda na entrevista de emprego. O selecionador irá pedir testes, portanto, não se comprometa com informações que não possui e sim explore o máximo as que você possui.
  • Dica número 8: Seja seletivo
    Seja bastante claro nas informações extracurriculares, como cursos de inglês e informática. Se você tiver realizado algum trabalho voluntário, capriche no texto, exaltando a sua capacidade social. Trabalho voluntário conta muito na avaliação do selecionador.
  • Dica número 9: Inclua o essencial
    O currículo deve ter nome completo, endereço, estado civil, data de nascimento. Acrescente também as principais experiências profissionais que tenham a acrescentar com a sua nova escalada de estágio. Não esqueça de datar o tempo em que ficou trabalhando em cada uma e citar as principais atividades realizadas. Seja breve, não acrescente muita informação.
  • Dica número 10: Capriche no visual
    O mais importante foram as 9 dicas acima, porém, se atente ao visual do seu currículo. Se o mesmo for entregue impresso, tenha o cuidado de não amassar a folha, se o currículo tiver mais de uma página, entregue em uma pasta para elas não se perderem. É completamente vedado editar um modelo já pronto com caneta esferográfica, visando a correção de erros.

Agora você já tem as principais dicas de currículo e de entrevista. Absorva-as e boa sorte!

Praticar esportes no fim de semana e relaxar é tudo de bom!

por André Barreto

Nada melhor depois de uma semana intensa de trabalho que relaxar. E pra quem gosta de praticar esportes no fim de semana, São Paulo tem muitas opções legais e de graça.

Nos CEU’s da cidade de São Paulo opções gratuitas de lazer não faltam. No CEU Jaçanã tem vôlei, futsal e basquete; no CEU Butantã você pode andar de skate numa pista exclusiva, nadar na piscina do local e jogar futebol de areia; já no CEU Cantos do Amanhecer, no Campo Limpo, tem aulas de capoeira e a piscina também está garantida; e no CEU Vila Curuçá pode –se fazer hidroginástica, karatê e ginástica artística.

Para a estagiária de administração Cristina Sampaio, praticar esportes no fim de semana é uma forma de relaxar: “pratico karatê aos domingos no CEU daqui do bairro (Vila Curuçá) e tem sido uma experiência maravilhosa e relaxante”.  Ela também comenta sobre essa arte marcial dizendo que “fazer karatê melhora a concentração e ajuda a tirar o estresse”.

Além dos CEU’s citados aqui, ainda existem outros 41 espalhados por toda cidade de São Paulo, em bairros como Cidade Dutra, São Mateus, Parelheiros, Jaguaré, Perus, Lajeado, Sapopemba e muitos outros, sendo que todos possuem quadras poliesportivas e diversas atividades esportivas e, com certeza, tem um aí bem perto de você pronto pra ser usado no final de semana, nem que seja pra bater aquela bola com os amigos! Aliás, se você não tiver bola pra jogar, basta fazer a carteirinha em qualquer uma das localidades que é possível pegar bolas de vôlei, futebol e basquete emprestadas.  Vale lembrar que para praticar os esportes nos CEU’s também é preciso fazer sua carteirinha.

Ficou curioso pra saber o endereço do CEU mais perto da sua casa? Basta entrar no link do site da Prefeitura de São Paulo.

Anote na sua agenda o endereço do CEU de sua região e bom divertimento! Até porque praticar esportes no fim de semana e relaxar é tudo de bom!

Tô dentro, e agora?

Por Augusto Cavalcanti

Entrevistas, dinâmicas de grupo, provas, redações, entre outros tipos de processos seletivos, são algumas batalhas que os candidatos a uma vaga precisam passar antes de conseguir o tão almejado estágio. Entretanto, mesmo depois de conquistar a vaga, as preocupações continuam. Uma dessas preocupações é passar pela fase de adaptação na empresa.

Silvio Marques, diretor de departamento pessoal da Cesitron Comunicação Empresarial Ltda., empresa que no último ano fechou 17 contratos de estágios, dos quais oito foram contratados em definitivo, fala sobre o “lado de lá” (da empresa) para descobrir o que o estagiário deve fazer para se dar bem na hora de se adaptar ao novo ambiente de trabalho. Marques exalta qualidades que julga ser fundamentais como, dedicação e atenção. E deixa a dica para que ninguém deixe uma má impressão, “O que não pode é ter vergonha”.

Contudo, e o lado de lá? O que a empresa pode fazer para ajudar o novo funcionário a interagir com o restante da equipe? Marques responde que uma boa recepção pode ajudá-lo bastante. Além de brincadeiras, que não intimidem, mas que, faça o perder a  timidez. “Pagar o almoço do primeiro dia, por exemplo, é uma boa”, conclui Marques.

O importante é que empresa e estagiário saibam do valor que um tem para o outro. Porque, através de um estagiário pode surgir um ótimo profissional no futuro. E a empresa só ganha com isso.

A procura do primeiro estágio

Por Gabriel Stein de Servi

Encontrar uma vaga de estágio é um problema para muitos universitários. A falta de experiência faz com que os estudantes tenham que passar por uma bateria de processos seletivos. E, muitas vezes, não conseguem bons resultados. Atualmente, sites específicos em vagas de emprego e a antiga prática da indicação de amigos é que têm colocado os jovens dentro do mercado de trabalho. Pessoas que já passaram, e ainda passam por isso, dão os seus depoimentos.

Carolina Samora, 22, estava no segundo ano da faculdade de design gráfico quando decidiu procurar um estágio. “Eu sentia necessidade de vivenciar na prática tudo aquilo que o curso oferecia, além de avaliar se era realmente aquilo que queria para minha vida”, conta Samora.  Ela vivia atrás de uma vaga em sites, entrevistas, murais e jornais da escola. Mas explica como conseguiu um estágio. “Uma amiga minha entrou em uma agência de publicidade e assim que abriu uma vaga para design ela me indicou”, diz.

Já Renan Zanetta, 19, não precisou de tantos contatos. “Fiz uma inscrição em um site de empregos, depois de 1 mês fui selecionado para uma entrevista; fui, e passei”  explica radiante. Poucos conseguem uma oportunidade com tão poucas tentativas. O estudante de administração de empresas revelou que tinha o ensino intermediário de inglês, o que é muito benéfico em um processo seletivo.

Estágio Internacional

Com Thiago Oliveira, 19, o destino pregou uma brincadeira. Ele trabalhava para bancar os estudos de Publicidade e Propaganda. Trancou o curso justamente para poder se especializar na área porque não estava tendo tempo de conciliar estudos com o trabalho. Mas ao fazer isso, o desânimo fez com que desistisse de estudar. Então, um amigo, conhecido da ex-faculdade, o convidou para ir estagiar no Chile, para dar um suporte de design gráfico e publicidade a uma instituição de ensino superior do país.

“Quando menos esperava o estágio apareceu em minhas mãos. Já fiz alguns anúncios que foram divulgados em grandes jornais da cidade e, com certeza voltarei a estudar”, conta Oliveira. “O estágio salvou minha vida”, conclui.

Os 10 principais erros cometidos em uma entrevista de emprego

Por Tiago Machado

Existem algumas formas de se entrar no mercado de trabalho atualmente.  As três mais comuns são: o próprio estagiário se candidatar a vaga, a empresa encontrar o currículo e entrar em contato com o candidato ou por indicação de terceiros. Indiferente do método utilizado, o certo é que todos passarão pelo processo de entrevista pessoal. Eis o grande problema…

Para se sair bem em uma entrevista, o estagiário deve estar muito bem preparado, atualizado com o que está acontecendo no mundo e principalmente na sua área de atuação, estudar o ramo e a história da empresa que está com a vaga aberta, se vestir adequadamente para a entrevista, ser firme com as palavras olhando nos olhos do entrevistador e ser verdadeiro. É importante ressaltar que apenas estar bem preparado não significa certeza de sucesso. É preciso fugir de erros comuns do processo seletivo, que podem acabar com as suas pretensões de se sair bem na entrevista. A equipe do site Efetividade, fez um levantamento dos dez principais erros em entrevista que um candidato pode cometer. São eles:

  • Achar que a entrevista é só formalidade: quando o candidato se acha mais que o suficiente e se considera o dono da vaga antes do processo começar
  • Falar mal do antigo chefe e empresa: quando o candidato fere a moralidade e fala mal de seu último líder que não pode se defender
  • Não fazer a lição de casa: quando o candidato não estuda a história da empresa e o que ela faz no mercado
  • Dar espaço para a timidez ou a modéstia: quando o candidato exagera nas palavras ou quando o é tímido demais.
  • Tagarelar: falar em excesso mesmo quando a entrevista se pareça com um bate-papo
  • Acelerar o seu lado: quando o objetivo financeiro e benefícios da vaga surgem em primeiro plano ao da entrevista em si
  • Desânimo: quando o candidato coloca a entrevista como “apenas mais uma que não passarei”
  • Não estar preparado para as perguntas mais comuns: Qual o seu ponto forte? Fraco? Onde espera estar daqui a cinco anos?
  • Respostas decoradas: além de a resposta ter de ser verdadeira ela deve parecer verdadeira quando o entrevistador olhar
  •  Não mentir: O candidato pego “na mentira” perde totalmente suas chances no processo.

Para acessar o conteúdo completo da pesquisa feita pela equipe do site, acesse o site do Efetividade.

Lembre-se: o mais importante de se conhecer os erros é identificar possíveis falhas na hora da entrevista, aprender com elas e não repetir.