terça-feira, 19 de julho de 2011

Pet-Sáude Primeiro de Maio/ Atenção à saúde do idoso

   O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é um projeto de pesquisa e extensão, feito em parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação. Entre seus objetivos está a promoção da saúde em nível da atenção primária. Na Unidade Básica de Saúde Primeiro de Maio (UBSPM), em Belo Horizonte, a linha de cuidado é direcionada à Saúde do Idoso.
   O Brasil envelhece de forma rápida e intensa, mas o sistema de saúde não tem considerado o envelhecimento como uma de suas prioridades. Dessa forma faz-se necessária a implantação de projetos que visem à promoção da saúde adequada para os idosos.
   Entre as ações desenvolvidas estão: identificação e caracterização da população idosa, através de visitas domiciliares e conversas informais, para conhecimento e aproximação dos idosos; conhecimento da dinâmica de uma UBS, a fim de promover uma assistência mais eficaz; auxílio na identificação de idosos frágeis para encaminhamento a Centros de Referência; desenvolvimento de “Mutirões da Saúde na Melhor Idade”, abordando, numa concepção holística, temas relacionados às necessidades e expectativas dos idosos (“Alimentação Saudável”, “Cair Nunca Mais”, “De Bem Com Meus Remédios” e “Corpo+Cuidado=Saúde”); estimulação do uso da caderneta e divulgação do Estatuto do Idoso.
   As ações desenvolvidas estimulam o empoderamento, a participação ativa na sociedade e a autonomia e independência, promovendo melhora da qualidade de vida da população idosa. Ensinam aos envolvidos no projeto a importância da escuta, do saber ouvir, de adequar a linguagem ao contexto da assistência, estabelecendo diferentes formas de comunicação com o idoso, além de enxergar o usuário como agente ativo fundamental no processo da saúde. Adicionalmente, essas atividades possibilitam a qualificação dos acadêmicos e profissionais envolvidos, permitindo uma construção crítica e humanizada do conhecimento.