A Atual Situação do Lixo em Lafaiete – Parte 1

A partir de agora, iremos colocar algumas imagens e vídeos de como se encontra a situação do lixo em Conselheiro Lafaiete.

Para começar, colocamos um vídeo para mostrar como o Supermercado Brasil (São João) lida com a situação do lixo. O vídeo está no Youtube e pode ser acessado pelo endereço: http://www.youtube.com/watch?v=2-betiHa5vM

Em breve publicaremos mais fotos e vídeos mostrando como Conselheiro Lafaiete trata o seu lixo.

Projeto Cuide de Seu Bairro

Você acredita?

Olá pessoal, mais uma vez! Gostaria de agradecer àqueles que leem estes textos!! Tenho certeza que expressei não só a minha opinião, mas a de muitas outras pessoas que concordam com a limpeza das ruas, do bairro e de toda a cidade. O lixo nos incomoda e faz de nós cidadãos menos respeitáveis por não cuidar do que é nosso, que, neste caso, são nossas ruas.

É com imenso prazer que continuo a escrever sobre a conscientização da importante missão de cuidarmos de nosso bairro. Vocês não se veem vitimas de todo esse lixo?? Eu me vejo, pois vejo toda a cidade cercada por sacolas e mais sacolas de lixo no meio das ruas, o que deixa um cenário extremamente desagradável e feio.

Eu e meus vizinhos temos vários exemplos como esse. Alguns que não se importam com o bem estar dos outros, não se importam com a cidade e nem fazem o bem a ela. Jogam lixo na frente da casa de outros. Aliás, removeram lixeiras da frente de suas casas para jogar o lixo na frente da casa de outros. Parece mentira, mas não é. É de dar pena, na minha opinião. É o mesmo comércios aqui do lado. Temos um enorme supermercado aqui do lado que suja as ruas mais do que ninguém, é simplesmente uma vergonha. E o que é mais vergonhoso é que eu já fui no supermercado conversar com o dono e gerente e ele simplesmente me disse “Eu não posso fazer nada, todo dia temos lixo”. Pois é, mas se fosse em frente à casa dele, talvez ele pudesse fazer alguma coisa. Ele é o dono e gerente do supermercado. Um bom, realmente bom gerente, se preocuparia com algo mais do que seu próprio mundinho individual.

Pare e Pense

Nós temos o privilégio de não passarmos extremas dificuldades como cidadãos de outras cidades em situações extremamente precárias, como muitas cidades da África e Ásia. Em certas cidades desses continentes, ou mesmo em alguns países inteiros, não há um sistema de recolhimento do lixo ou mesmo a oportunidade de os cidadãos receberem a educação necessária, que possa ajudá-los a criar um ambiente agradável para si mesmos.

Mas nós temos.

Nós recebemos educação e bons exemplos de pessoas que estão ao nosso redor.

Nós só não os vemos se não queremos enxergar.

É sempre possível ser melhor do que somos. E nós, hoje, somos habitantes de um dos países com maior taxa de crescimento no mundo. Esse crescimento não se dá somente pela política e desenvolvimento da tecnologia, mas também vem de seus habitantes, que somos nós.

Somos nós, habitantes deste país, que fazemos dele melhor. Porque máquinas não trabalham por si sós, tudo depende dos humanos. Se o país está crescendo, significa que as pessoas que o completam e dão vida a ele também estão crescendo.

Esse crescimento não se dá somente em torno de dinheiro ou coisas materiais valiosas. O primeiro valor começa pelo respeito. Criando respeito entre as pessoas e o ambiente é que se abre o caminho para as coisas materiais e valiosas. Hoje, no mercado de trabalho, com o conhecimento abrangente das pessoas, ninguém quer trabalhar com que não tem respeito por outros ou não é limpo ou organizado. Pelo contrário, pois dinheiro e sucesso combinam com respeito e aparência.

A melhor coisa que podemos oferecer, hoje, às pessoas é o bom exemplo. E também podemos chamar a atenção daqueles que não cooperam, pois é um direito seu querer viver em um espaço limpo. O bairro, a cidade é de todos que moram nela.

Vou chamar atenção do pessoal das casas! Por que não colocar sua sacola de lixo para fora somente quando o caminhão de recolhimento está para passar? É claro que não digo um minuto antes, ou mesmo quinze minutos antes, mas pelo menos uma ou duas horas antes. Aqui no meu bairro nós sabemos que o caminhão passa 2a, 4a e 6a à noite e olha o que acontece: o caminhão acabou de passar segunda à noite. Você acorda de manhã cedinho e várias casas já têm sacolas de lixo do lado de fora, que viram obstáculos para os pedestres passarem. Elas ficam ocupando os passeios até quarta-feiraàa noite, quando o caminhão passar de novo. Mas ai, quinta-feira de manhã acontece a mesma rotina, e por aí vai.

Então, vamos fazer um esforço de melhora, né pessoal!! Tenho certeza de que, no fundo, todos nós queremos a mesma coisa, uma cidade limpa e de respeito.

Custo da sujeira é maior

A matéria divulgada pelo Estado de Minas de sábado, 8 de maio deste ano, divulga o estudo de uma pesquisa realizada na Estônia que mostra que limpar a cidade sai mais barato do que a manter suja.

Vale a pena conferir. Abaixo segue um resumo e a matéria completa pode ser lida através deste link.

Campanha liderada por empresário mostrou que manter cidades sujas é mais caro do que criar consciência da limpeza


Limpar sai mais barato do que sujar. É o que provou, na prática, o jovem empresário estoniano Rainer Novak, que limpou toda a Estônia, no Leste Europeu, em cinco horas, com a ajuda de 50 mil voluntários locais.

Irritado ao ver o lixo nas ruas, nos rios e nas florestas do país, Novak criou o projeto Clean Up Day, tido como uma das experiências mais positivas dos últimos anos. A ideia já passou por vários países e deve chegar ao Brasil em dezembro de 2010, com a proposta de limpar a cidade do Rio de Janeiro em 24 horas. A próxima da lista será Belo Horizonte, que será varrida por completo no ano que vem.

“Uma cidade suja é muito mais cara que uma cidade limpa. Para se ter uma ideia, o governo da Estonia levaria três anos e gastaria cerca de 22,5 milhões de euros para limpar o país, coisa que fizemos em cinco horas”, revela Novak em entrevista concedida ao jornal Estado de Minas.

Para limpar o Rio em 24 horas, o Limpa Brasil começou a convocar 150 mil voluntários, 50 empresas e 12 instituições públicas. Segundo dados da prefeitura carioca, anualmente são gastos cerca de R$250 milhões na coleta de mais de 1,2 milhão de toneladas de lixo recolhidos nas ruas e praias da cidade maravilhosa.

No Rio de Janeiro, a campanha deve ocorrer por bairros, a cada contingente de 2,5 milh›es de cariocas. Calcula-se que serão necessárias cerca de 150 mil pessoas a cada dia de limpeza.

No Brasil, Salvador, Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia estão entre as cidades que mais sujam. Ao contrário, Curitiba é a cidade mais limpa do País.

Pense Nisso!

PROJETO “IMAGINE SE ESTIVESSEM TE FILMANDO…”

Vamos supor que você fez uma entrevista na companhia X de Fulano de Tal e apesar de Fulano de Tal ter gostado muito da entrevista que você deu, ele ainda gostaria de saber mais sobre a sua personalidade, pois ele quer ter certeza absoluta que você se encaixa no perfil modelo da companhia.

Imagine então, que esta pessoa começasse a te filmar no seu dia a dia… você passaria no teste??

Bom, na verdade, não significa passar no teste ou não. As pessoas tem que gostar de nós do jeito que nós realmente somos. É claro. Concordo plenamente. Mas uma coisa é certo, todo mundo, seja quem for quer o respeito. O que chamamos de respeito mutuo: você dá e recebe. Todos nós podemos ter nossas diferenças, mas devemos ter respeito por cada pessoa para também sermos respeitados.

Ter respeito não significa somente ser educado com a outra pessoa, mas sim, ter respeito pelo lugar onde vivemos que é também nossa casa.

Voltando ao assunto da filmagem, analisando hoje em dia, principalmente, que estamos numa época a qual há enorme preocupação com o meio ambiente é muito importante cuidarmos dele. O meio ambiente, é todo nosso mundo (acho que sempre pensamos assim, por isso esquecemos o que está perto), e é inclusive nosso município.

Então, se tem alguém o Fulano de Tal, que te acha muito importante para fazer parte da empresa X e quer saber mais sobre você e decide filmar seu dia a dia, ele veria o importante respeito que ele busca em você?

Ele veria que você respeita ao próximo, não importa quem for?

Ele veria que você respeita o meio ambiente como um todo?

Ele veria que você respeita a sua cidade?

Ele veria que você respeita a você mesmo?

No final de cada dia, você estaria tranqüilo de saber que alem de você receber aquele emprego que você tanto queria, você ainda é altamente respeitado por aquele que te empregou pela suas atitudes exemplares?

Esta seria uma ótima maneira de testar, não é verdade? Mas isto tem que começar a surgir de nós mesmos. E é por isso que estou aqui hoje, porque quero muito recuperar a imagem da minha cidade, da cidade onde vivo e que é muito importante para mim.

Este blog tem a atenção diretamente voltado à nossa cidade: Conselheiro Lafaiete, MG.

Nossa cidade tem sido deixada para trás em relação a limpeza e ordem pelos prefeitos, pelos vereadores, deputados, seja quem for, mas principalmente, nós mesmos, moradores.

Então, estas informações postadas aqui são primeiramente para conscientizar a todos que a melhora da nossa cidade depende só de nós moradores.

Vamos começar esta reforma de recuperação de Conselheiro Lafaiete HOJE.

Luz, Câmera, Ação!

Luz, câmera, ação!

O objetivo deste projeto é fazer com que Conselheiro Lafaiete e região se torne uma cidade limpa e bonita. E é possível. É preciso portanto, que as pessoas se conscientizem e ajudem.

Conselheiro Lafaiete é uma cidade ótima de se morar, não? Tão boa, que todos vem morar aqui! E veja só como está: muita gente, pouco espaço e suja. Muito suja, por todos os lados. O tanto de ligações que já recebemos para ajudar na limpeza de cada parte desta cidade, é brincadeira! E nós vamos ajudar no que pudermos.

Se todos nós começarmos a nos conscientizar disso, as coisas irão mudar e os resultados irão surgir. É muito importante também se revoltar (no sentido de chamar atenção) com aquele que não se importa, avisá-lo que você se importa e que não vai deixar com que ele degrade sua cidade e sua imagem.

Pois é isso: SUA CIDADE É SUA IMAGEM. Ruas limpas e bem cuidadas são agradáveis de caminhar e de serem percorridas no dia-a-dia. Você pode estar pensando: “Eu penso nisso, mas não faço, pois ninguém faz”. É esta a principal mentalidade que queremos mudar. Pois tudo é imagem: se você faz e o outro faz, um outro acha legal e faz também. Esta é a maneira de como deve ser seguida a boa ação, não o contrário. Pessoas tendem a seguir exemplos. Se não há o exemplo, elas não seguirão, então é necessário praticar esta boa ação para darmos o exemplo e ele ser seguido.

O Projeto Imagine será uma luta, pois não depende só dele. Este projeto terá sucesso por causa de todos nós, não de uma minoria. Para começar a concretizar este projeto e ajudar na limpeza da cidade, vamos fazer algo! Não jogar lixo na rua já é um ótimo começo. Guarde seu lixo pessoal dentro de sua bolsa, seu bolso, sua carteira, ou o que for que você tenha em mão, mas não o jogue na rua.

Preserve sua rua, preserve sua imagem, isto só exige respeito entre cada um de nós, moradores.

Você gostaria de responder à nossa pesquisa?

Formulário de Pesquisa

Conhecendo o Projeto Imagine

Objetivo do Projeto

O que as pessoas podem esperar deste projeto é uma melhora no ambiente de Conselheiro Lafaiete. Este projeto está sendo desenvolvido para a recuperação de um ambiente que já foi limpo e não é mais, devido à falta de comunicação e educação ambiental entre a população. Este projeto tem o objetivo de ajudar à população do município de quaisquer classes sociais. O foco principal é Conselheiro Lafaiete, e o respeito ao lugar onde vivemos. O tema deste projeto é “Cuide de sua cidade, ela é sua imagem”.

Beneficiários do Projeto

Os beneficiários deste projeto é toda a população de Conselheiro Lafaiete: residentes, comerciantes, estudantes, entre outros. Somos todos nós que merecemos respeito de viver em uma cidade limpa e bem cuidada.

Quais as metas que queremos atingir com este projeto?

(Isto é uma estimativa, mas plenamente alcançáveis)

–         Conscientizar a população de que é importante manter a cidade limpa. (Respeitar a cidade em si)

–         Criar respeito entre moradores na matéria do lixo.

–         Transformar CL em uma cidade limpa que possa ser apreciada pelos moradores e visitantes.

–         Com a limpeza, ser possível gerar mais atrativos para a cidade. Atrativos geram melhores negócios para todos.

–         Preparar a cidade para receber visitantes (indiretamente) que virão para a Copa do Mundo em Belo Horizonte.