sexta-feira, 1 de maio de 2009

MUDE

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mãe esquerda. Durma no outro lado da cama...depois, procure dormir e outras camas. Assista a outros programas de tevê compre outros jornais, leia outros livros, viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos. Escolha comidas diferentes, noves temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova Vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida. Compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado...outra marca de sabonete, outro creme dental...tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passar em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas. Troque de carro. Compre novos óculos. Escreva outras poesias. Jogue fora os velhos relógios, quebre delicadamente esse horrorosos despertadores. Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas, a outros cabeleireiros, a outros teatros visite novos museus.
Mude. Lembre-se que a Vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.

MODELO DE SAÚDE E INTERDISCIPLINARIDADE

Diferenciar o modelo biomédico do biopsicossocial quanto aos pressupostos, concepção do processo saúde-doença e implicações no que se refere à prática profissional em saúde.Hoje, a unidade e a totalidade do universo exigem o repensar da ciência fragmentada e o significado de interdisciplinaridade, considerado o prefixo “inter” como “troca” e disciplina “ciência”: daí o ato de troca, de reciprocidade entre as áreas do conhecimento.

AUTO-ESTIMA

MIrE e VEjA. A forma como nos sentimos acerca de nós mesmos é algo que afeta todos os aspectos da nossa experiência, desde a maneira como agimos no trabalho, no amor e no sexo, até o modo como atuamos como pais, e até aonde provavelmente subiremos na vida. Nossas reações aos acontecimentos do cotidiano são determinadas por quem e pelo que pensamos que somos. Os dramas da nossa vida são reflexo das visões mais íntimas que temos de nós mesmos. Assim, a auto-estima poder ser a chave para o sucesso ou para o fracasso. É também a chave para entendermos a nós mesmos e aos outros.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

8º MANDAMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS

Veja o mandamento na íntegra:

" SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados em qualquer controvérsia: o seu, o do outro, e o que está certo."Leia o texto abaixo sobre a VERDADEA VerdadeUma donzela estava um dia sentada à beira de um riacho, deixando a água do riacho passar por entre os seus dedos muito brancos, quando sentiu o seu anel de diamante ser levado pelas águas. Temendo o castigo do pai, a donzela contou em casa que fora assaltada por um homem no bosque e que ele arrancara o anel de diamante do seu dedo e a deixara desfalecida sobre um canteiro de margaridas. O pai e os irmãos da donzela foram atrás do assaltante e encontraram um homem dormindo no bosque, e o mataram, mas não encontraram o anel de diamante. E a donzela disse:- Agora me lembro, não era um homem, eram dois.E o pai e os irmãos da donzela saíram atrás do segundo homem, e o encontraram, e o mataram, mas ele também não tinha o anel. E a donzela disse:- Então está com o terceiro!Pois se lembrara que havia um terceiro assaltante. E o pai e os irmãos da donzela saíram no encalço do terceiro assaltante, e o encontraram no bosque. Mas não o mataram, pois estavam fartos de sangue. E trouxeram o homem para a aldeia, e o revistaram, e encontraram no seu bolso o anel de diamante da donzela, para espanto dela.- Foi ele que assaltou a donzela, e arrancou o anel de seu dedo, e a deixoudesfalecida - gritaram os aldeões. - Matem-no!- Esperem! - gritou o homem, no momento em que passavam a corda da forca pelo seu pescoço. - Eu não roubei o anel. Foi ela que me deu!E apontou a donzela, diante do escândalo de todos.O homem contou que estava sentado à beira do riacho, pescando, quando adonzela se aproximou dele e pediu um beijo. Ele deu o beijo. Depois a donzela tirara a roupa e pedira que ele a possuísse, pois queria saber o que era o amor. Mas como era um homem honrado, ele resistira, e dissera que a donzela devia ter paciência, pois conheceria o amor do marido no seu leito de núpcias. Então a donzela lhe oferecera o anel, dizendo: "Já que meus encantos não o seduzem, este anel comprará o seu amor."E ele sucumbira, pois era pobre, e a necessidade é o algoz da honra.Todos se viraram contra a donzela e gritaram: "Rameira! Impura! Diaba!" eexigiram seu sacrifício. E o próprio pai da donzela passou a forca para o seu pescoço.Antes de morrer, a donzela disse para o pescador:- A sua mentira era maior que a minha. Eles mataram pela minha mentira e vão matar pela sua. Onde está, afinal, a verdade?O pescador deu de ombros e disse:- A verdade é que eu achei o anel na barriga de um peixe. Mas quem acreditaria nisso? O pessoal quer violência e sexo, não histórias de pescador.
(Luiz Fernando Veríssimo)

O RATO DA FAZENDA


Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!
A galinha disse:- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.O rato foi até o porco e disse:- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.A mulher não melhorou e acabou morrendo.Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos.”

RELAÇÕES HUMANAS


As relações humanas se refere a relacionamentos entre as pessoas (empresa, família, escola, etc), seja no âmbito interpessoal quanto intrapessoal, com o propósito de busca promover uma relação harmoniosa entre as pessoas, respeitando cada indivíduo com suas características físicas e psicológicas. Para tanto, focaliza aspectos relacionados a comunicação e auto-conhecimento.
Ocorre que saber O QUE falar é tão importante como saber COMO falar, é fundamental o profissional ter consciência da importância da comunicação empática e natural, seja através das palavras, seja através do corpo; demonstrar posturas, formas de apresentação e vestimentas adequadas a cada contexto, desta forma, se obtém o equilíbrio entre pensamento, fisiologia corporal e coerência ao contexto situacional.Cabe distinguir a sutil diferença entre escutar e ouvir, bem como, entre a palavra falada e o silêncio.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O MUNDO


Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus.

Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.

- O mundo é isso – revelou – Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.

Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.

(Eduardo Galeano)

sábado, 4 de abril de 2009

E não é que as pessoas são diferentes...


Um indivíduo estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele pergunta ao chinês:

- "Desculpe, mas o senhor acha que o seu defunto virá comer o arroz?"

Ao que o chinês responde: - "Sim, e geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores!"

Respeitar as opiniões do outro, em qualquer aspecto, é uma das grandes virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. É sempre melhor tentar compreender do que, simplesmente, julgar."

FILME: O ESCAFRANDO E A BORBOLETA














Sinopse: O filme “O escafandro e a borboleta” narra a extraordinária história de Jean-Dominique Bauby, homem francês, que aos 42 anos de idade é vítima de um Ataque Vascular Cerebral, ataque este que altera completamente os rumos de sua vida.

Bauby desenvolve, em decorrência desse derrame, uma rara síndrome, denominada de Síndrome de Locked-in, a qual o deixa totalmente paralisado dos pés à cabeça. O único movimento que permanece é o do seu olho esquerdo.

Após ficar em coma por três semanas, Bauby acorda e toma consciência do seu estado de saúde, pois embora a síndrome o deixe incomunicável e impotente de efetuar qualquer movimento, sua lucidez não sofre qualquer dano.
Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória. Baseado no livro de Jean-Dominique Bauby.

O filme é mostrado quase que totalmente do ponto de vista de Jean-Dominique, o que lhe dá um toque a mais de realidade e sentimento, mostrando as dificuldades e os dilemas pensados pelo protagonista.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

BESTEROLOGISTA, PODE!




Os Doutores da Alegria se dizem especialistas em besteirologia, 'uma área da medicina que tem o objetivo de proporcionar um tratamento mais pessoal às crianças doentes'. A iniciativa surgiu em 1986, quando o palhaço americano Michael Christensen fundou o Clown Care Unit, grupo de artistas treinados para levar alegria a hospitais de Nova York. Dois anos depois, o ator brasileiro Wellington Nogueira passou a integrar a trupe e, voltando ao Brasil, em 1991, desenvolveu o programa Doutores da Alegria no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, hoje Hospital da Criança, em São Paulo. De lá para cá, o número de pacientes atendidos só cresceu. São mais de 50 mil visitas anuais em São Paulo, no Recife e no Rio - na capital fluminense, mais de 30 crianças recebem a visita dos 'doutores' toda semana. O trabalho original do Clown Care Unit, que originou iniciativas semelhantes em países como França e Alemanha, já foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que o incluiu entre as melhores práticas globais de solidariedade.

FILME : DOUTORES DA ALEGRIA


Doutores da Alegria é um documentário que apresenta a compilação de depoimentos que fomentam o interesse pelo tema.
Tendo como foco principal a trupe, autodenominada besteirologistas, há uma seqüência de divagações que procuram entender melhor o significado que cada um dá à sua profissão. Wellington começa falando que o clown é um arquétipo milenar da sociedade, personificado nas figuras do pajé, do bobo da corte (capaz de dizer as mais duras verdades ao rei sem ser degolado) e do próprio palhaço. Hoje, o fundador entende que a figura do palhaço não deve ficar restrita ao palco, ao circo, mas torna-se necessária em outras rodas, e o hospital foi a primeira iniciativa. Do ponto de vista dos atores o palhaço é um subversivo, que não tem medo de dizer as verdades. Ao invés de esconder a personalidade criança, a indumentária espalhafatosa traz à tona um universo repleto de descobertas e novas perspectivas. Graças a essa capacidade de olhar as situações por um outro prisma, estabelece-se uma nova dimensão a questões inerentes à vida.

Como se fosse uma história de ação, o filme também revela os percalços desse cômico labor. As piadas prontas, o riso fácil, são condenados pela maioria. Pra eles, a pior coisa é ser um mau comediante. Eles têm a plena consciência de que seu trabalho não serve de anestésico, mas ajuda o doente a entender e conviver melhor com seu problema. É um trabalho de fazer graça, não gracinha. E o fato de se travestir de palhaço não significa necessariamente uma aceitação imediata da criança. Alguns acamados sentem medo, outros começam a chorar. Na análise do grupo a porta do quarto de hospital é uma moldura, um meio de intercâmbio entre o mundo externo e o interno. Há muita coisa a se temer do desconhecido que vem de fora. Para o palhaço, a maior frustração é não causar o riso, é não se fazer perceber.

Para chegar ao rico campo que é a imaginação infantil, os Doutores da Alegria têm de passar por uma série de barreiras dentro do instituto farmacológico, como médicos de plantão, enfermeiras, atendentes. A câmera consegue captar a fácil interação entre uma ponta e outra. O grupo já entra fantasiado evitando resistências e trazendo desde o saguão a alegria do humor imprevisível. Cativam os funcionários, o que facilita o trabalho com os enfermos. Numa das falas, é dito que colocar o nariz vermelho é uma maneira de identificar que aquela pessoa está num outro campo interpretativo, que lhe permite fazer brincadeiras sem ofender o lado sisudo da verdade. É como se o nariz de palhaço fosse o crachá de identificação dos besteirólogos. Um dos chefes do Hospital das Clínicas admite que este ambiente deve ser asséptico somente do ponto de vista bacteriológico, o que comprova que hoje há uma aceitação maior em relação ao que era considerado antigamente uma macumba de hospital.

Doutores da Alegria é um filme que evita os histrionismos e os apelos fáceis. Há um cuidado em relação à descontração e ao improviso sem deixar a coisa mambembe. Tanto no espectro de quem atua quanto de quem filma. Ainda bem que Mara Mourão acertou a veia encontrando muita verdade nesse universo que parece de mentira.

Fonte: Érico Fuks é editor do site cinequanon.art.br
POEMAS ESPARADRÁPICOS

Poemas Esparadrápicos é uma antologia de poesia para crianças. Uma coleção de poemas diferente de qualquer outra. O seu diferencial é abandonar o formato livro e adotar o design de um rolo de esparadrapo onde estão impressos, em adesivos destacáveis, poemas de autores brasileiros de várias gerações. Contém 15 adesivos com poemas inéditos de 14 autores brasileiros, entre consagrados e inéditos.
OS SEGUNDOS SOCORROS

Para comemorar seus dez anos de atividade, os Doutores da Alegria lançaram "O Livro dos Segundos Socorros", pela Panda Books. O grupo de atores profissionais, que é pioneiro em levar alegria para crianças internadas em hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, reuniu no título jogos e brincadeiras que podem ser feitas com os médicos, as enfermeiras e até com os pais. O livro traz o "Jogo do Mico", testes divertidos, adesivos para colar e muito mais!

SUGESTÃO DE FILME: UM GOLPE DO DESTINO







Sinopse: O filme focaliza a vida de um renomado cirurgião, por sinal, arrogante, egoísta e até mesmo indiferente aos seus pacientes, chegando a referir-se a eles como números, leito ou pela enfermidade que os acomete. Em sua vida pessoal percebe-se o afastamento criado entre ele e sua esposa, como também em relação ao seu filho, devido à falta de tempo e aos seus inúmeros compromissos.
Tudo isso começa a mudar depois que o doutor percebe que aquela tosse, ignorada a um certo tempo, começa a se agravar, chegando em certa ocasião a cuspir sangue. Quando se submete a exames específicos descobre, através de uma frase fria e direta, o que acometia sua garganta : “você tem câncer”.A partir desse momento o médico, antes seguro de si e auto-suficiente, passa a demonstrar fragilidade e angústia diante de seu quadro. Agora ele não se via mais na condição de médico e sim de paciente, assim, sente o que é enfrentar a burocracia e a indiferença dos médicos, o que é esperar por horas o resultado de um exame, o que significa ser apenas mais um número. Ao passo que vai percebendo o quanto está sendo maltratado como paciente, vai mudando seu comportamento, inclusive com seus próprios pacientes.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

DISCURSO DO Dr. SAYER SOBRE O RESULTADO DA EXPERIÊNCIA


O verão foi extraordinário, foi estação de renascimento e inocência.
Um milagre para 15 pacientes e para nós que cuidamos deles, mas agora temos que nos ajustar a realidade, não podemos nos esconder atrás da ciência e dizer que foi o remédio que falhou ou que então que a doença que tinha retraído ou que os doentes não tinham conseguido superar por terem perdidos anos de sua vida, mas na realidade não sabemos o que deu errado e o que deu certo.
O que sabemos é com o fechar da janela química outro despertar aconteceu...E que o espírito humano é mais forte do que qualquer droga.E que isso é que precisa ser alimentado com trabalho, distrações e família.Isso é que importa e que havíamos esquecido...o mais simples.

(Na foto acima, à esquerda o Dr. Oliver Sacks, sendo que à direta o personagem Dr. Sayer )

POEMA


Leonard Lowe do filme "Tempo de despertar"
faz menção deste poema para descrever
como se sente...


A PANTERA



De percorrer as grades seu olhar cansou-se
e não retém mais nada lá no fundo
como se a jaula de mil barras fosse
e além das barras não houvesse mundo.

O andar macio dos passos fortes
na repetida dança ritual assim traçada
é um movimento da força em torno ao centro
de uma grande vontade atordoada.

Mas por vezes a cortina da pupila
ergue-se sem ruído − e uma imagem então
entra e flui pela musculatura tensa e tranqüila
mergulha e se desvanece no coração.




(Poeta alemão (1875-1926), Rainer Marie Rilke.

ENCONTRO MARCADO: SESSÃO CINEMA


SINOPSE DO FILME : TEMPO DE DESPETAR

A história é “baseada em fatos reais” – a descrição de uma série de casos de parkinsonismo extremo após um surto de encefalite letárgica epidêmica que acometeu a cidade de Nova York no começo da década de 20, porém o filme retrata a década de 60. O autor do relato é o famoso neurologista-escritor Oliver Sacks, de “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu” e “Um antropólogo em Marte”.
No filme Sacks é o Dr. Malcom Sayer (Robin Williams), neurologista que após um período de trabalho em pesquisa básica começa a clinicar em um hospital para doentes crônicos no Bronx. Não muito afeito a lidar com muitos pacientes difíceis, ele demora a entrar no ritmo do hospital, mas é ajudado pela gentil enfermeira Eleanor (Julie Kavner).
Depois de certo tempo, Sayer identifica um grupo de pacientes extremamente catatônicos, mas que reagem a certos estímulos, como o arremessar de uma bola de beisebol ou o som de uma música. Desses pacientes, o que mais lhe chama a atenção é Leonard Lowe (Robert De Niro), que ficou catatônico após uma encefalite. Com a forte impressão que os pacientes podem apresentar um quadro extremo de parkinsonismo, ele decide testar em Leonard uma droga ainda em fase de investigação : a L-dopa. O resultado é surpreendente: Leonard “renasce” para um mundo 30 anos depois da última realidade que conheceu. Na verdade, ele agora é um adolescente no corpo de um homem.
Sayer repete o experimento com outros pacientes e obtém os mesmos maravilhosos resultados, porém Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

Pontos a serem analisados do filme:

1) O que o enfermeiro quis dizer quando disse: (...) “o hospital é um jardim é só dar comida e água”.
2) Analise a cena em que Sayer revela para os médicos que os pacientes conseguem responder a estímulos. O que isso queria dizer?
3) A equipe de saúde do hospital (médicos, enfermeiros, etc) tinha clareza sobre o diagnóstico dos pacientes?
4) Qual foi a postura do Dr. Sayer ao se deparar com o doente, a doença e a equipe (diretor, enfermeiros, etc).
5) Como era o tratamento dos pacientes internados antes e após o trabalho do Dr. Sayer.
6) Observe o relacionamento da mãe com seu filho Leonard. Como ela percebia o filho e quais eram suas expectativas?
7) Leonard diz para o Dr. Sayer ao tentar controlar os movimentos da própria cabeça, "Isso não sou eu". Comente a frase.
8) Observe a cena do passeio dos pacientes ao Jardim Botânico, o enfermeiro critica a escolha do médico e, acabam mudando para uma danceteria. O que levou o médico a aceitar a sugestão do enfermeiro.
9) O que significa ser portador de uma doença crônica, considere o poema “ a pantera”.
10) Comente a cena do refeitório em que Loenard dança com Paula (Penelope Ann Miller) e misteriosamente os tiques vão cessando aos poucos.

PERSPECTIVAS DA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

De acordo com Romano (1999), humanizar significa individualizar, ou seja, atender e acolher as necessidades de cada um. A humanização é comprometimento, é reivindicação do consumidor e é restauração de preceitos éticos. A humanização nos hospitais deve ser voltada para o processo de treinamento das equipes de saúde, para intervenções estruturais que façam com que a experiência da hospitalização seja mais confortável, principalmente em se tratando de hospitalização infantil (CHIATTONE, 2003c).
Para Jeammet et al. (2000), humanização é reinserir o humano no funcionamento da instituição hospitalar, ou seja, impedir que o paciente seja reduzido a um ser que precisa de reparos em seus órgãos prejudicados. Nesse sentido, a humanização hospitalar tem como objetivo principal a conservação da dignidade do ser humano. Conforme os autores (2000), humanizar é também oferecer a cada doente oportunidade para seguir vivendo como ser humano. Logo, humanização é levar em consideração as verdadeiras necessidades do doente, não descuidando de seus aspectos psicológicos.
Segundo Straub (2005), a humanização só ocorre por meio da comunicação, ou seja, se há uma boa comunicação há humanização. A má comunicação entre a equipe de saúde e o paciente, ocorre devido à “correria” dos profissionais para o atendimento e ao fato de que estes não são ensinados a agirem de forma comunicativa e sim com suas habilidades técnicas.Romano (1999) afirma que o hospital mudou com o tempo, estreitou seu compromisso com a comunidade envolvendo-se não só com os problemas da doença, mas com seus aspectos do futuro, por exemplo, promovendo campanhas de saúde pública.
Chiattone (2003) menciona que a rigidez profissional, as rotinas rigorosas, o excesso de trabalho e a falta de humanidade ainda permanecem, principalmente em relação à internação da criança onde as equipes não percebem que esta tem recursos para compreender e participar do tratamento.
No Brasil, a preocupação com a presença permanente dos pais durante a hospitalização infantil só veio a se tornar mais efetiva após a homologação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. A partir deste Estatuto, os hospitais foram obrigados a ajustar condições para a permanência de um dos pais no hospital.
O governo federal há pouco tempo, fixou um projeto nacional de humanização da atenção à saúde. O projeto é chamado de Humaniza-SUS, seu foco é a humanização do atendimento e tem por objetivo melhorar as relações entre os profissionais e a pessoas que necessitam do atendimento, deixando-o mais e humano. A partir desses eventos, os hospitais têm mudado, estimulando os familiares a participarem da internação da criança, além de fornecerem serviços como assistência psicológica e atividades lúdicas. Contudo, apesar destas mudanças, ainda nos deparamos com equipes despreparadas para realizarem os trabalhos propostos pelos hospitais (CARVALHO e BEGNIS, 2006).
De acordo com Straub (2005), o que ainda permanece nos hospitais é a esperança por parte dos profissionais de que o paciente permaneça passivo, cooperativo e não se envolva no tratamento, ou seja, não interfira nas decisões tomadas pela equipe, sendo este paciente chamado de “bom paciente”. Já o paciente que é menos cooperativo, faz perguntas, é muito emotivo, nega-se a cooperar e irrita-se é chamado de “mau paciente”.
Para aumentar a garantia de humanização no contexto hospitalar no Brasil, após a década de 70, os psicólogos passaram a atuar neste contexto. Com isso, “a saúde é ressignificada, sendo compreendida não somente como ausência de doença, mas como reflexo das condições sociais, econômicas e ambientais sobre a vida das pessoas” (RUTSATZ e CÂMARA, 2006, p. 56). A partir dessa reformulação, as instituições hospitalares abriram mais espaço para as atividades dos psicólogos, melhorando as condições para os pacientes,seus familiares e melhorando também a sua equipe de saúde.
O papel do psicólogo no âmbito hospitalar será o de ir ao encontro do paciente, no sentido de resgatar a sua vida, que ficou comprometida com a doença e com a hospitalização. Pode se pensar que a humanização no hospital por parte do psicólogo, envolve: observar os aspectos ligados ao adoecer, a fragilidade do paciente e seus familiares, melhorar a relação entre a equipe e usuários,promover uma diminuição na angústia e na tensão e ajudar o paciente a compreender a situação de hospitalização, além de estar também voltada a favorecer um apoio aos profissionais e a orientar os familiares que acompanham o enfermo (ANGERAMI-CAMON et al., 2003a; BARROS, 2002).
No período de internação, as questões psicológicas a serem abordadas devem ser focais, visando à doença, as dificuldades de adaptação à internação e o processo de adoecer. O apoio psicológico no âmbito hospitalar serve, também, para que os familiares que fazem parte do processo de hospitalização infantil possam se adaptar melhor e, com isso, tenham sua saúde mental conservada (CHIATTONE, 2003c; ROMANO, 1999).
Para Sadala e Antônio (1995), na situação de hospitalização a ajuda psicológica surge oferecendo oportunidade à criança para que esta expresse seus sentimentos a respeito das experiências traumáticas vividas dentro do processo de hospitalização. Segundo Chiattone (2003), o psicólogo tem papel importante Barbarói. Santa Cruz do Sul, n. 28, jan./jun. 2008156em se tratando de hospitalização infantil e alguns dos seus papéis são: ajudar a criança a enfrentar a hospitalização, melhorar a qualidade de vida da criança, tentar organizar a vida da criança buscando conviver melhor com a doença e com a hospitalização e fazer com que acriança e a família compreendam a situação de hospitalização. A autora (2003) descreve que o oferecimento de apoio psicológico serve também como medida que possibilita à criança verbalizar suas necessidades e solicitar ajuda, diminuindo o seu medo. Para a autora (2003),o psicólogo pode atuar com a criança quando,[...] esta teme a doença e a hospitalização; esta teme um exame ou o medicamento;esta teme a equipe de saúde e o próprio ambiente; ela quer falar de si, da doença, da família; ela chora a ausência da mãe ou da família; sente-se abandonada; necessita receber orientação no sentido de entender melhor o processo pelo qual está passando; pede explicações sobre um exame; a equipe médica pede que ela seja preparada para um exame; ela necessita fazer dieta, controle hídrico ou repouso no leito; necessita permanecer no isolamento; a hospitalização é prolongada; a hospitalização é agressiva (exames, condutas etc.); dores a incomodam; torna-se apática; apresenta distúrbios de conduta; é um paciente terminal; quer e precisa chorar; não recebe visitas freqüentes; necessita de afeto e apoio; precisa se sentir segura; precisa diminuir seus medos, culpas e dúvidas; torna-se rebelde e agressiva;recusa-se a brincar; necessita eliminar fantasias e falsos conceitos; quer falar,conversar, ser ouvida; quer falar sobre a morte (CHIATTONE, 2003c, p. 56-57).
De acordo com Chiattone (2003c, p. 42), “várias são as medidas preventivas e humanizadoras a serem utilizadas na tentativa de diminuir o sofrimento inerente à hospitalização das crianças.” São medidas que podem ser adotadas por parte dos profissionais no primeiro contato com a criança, sendo essas medidas simples, humanas, valiosas e essenciais para diminuir o sofrimento e os prejuízos que a hospitalização pode causar. Um exemplo é apertar a mão da criança, chamá-la pelo nome e explicar os procedimentos aos quais ela terá que se submeter, isso de acordo com o caso e com a idade da criança. Outra medida que os profissionais que cuidam da criança hospitalizada podem adotar é manter sempre um número limitado de profissionais e, se possível, que sejam sempre os mesmos durante todo o período de hospitalização, permitindo assim que se crie um vínculo.
Conforme Chiattone (2003c), os profissionais devem também orientar os familiares que tragam um objeto querido pela criança, para que esta possa se sentir segura e alegre. Esse objeto querido pela criança é chamado por Winnicott (1975) de objeto transicional, esse objeto tem sua significação e se distingue daquele brinquedo que a criança perceberá comototalmente separado e pode ser uma simples fralda de pano. Para Lindquist (1993, p. 43),“pouco importa o estado do brinquedo, o importante é que tenha “o ar de casa”, sentimento precioso entre todos”. Para se sentir confortável e consolada esse objeto se torna indispensável para a criança no período de hospitalização.
Chiattone (2003c) aponta mais uma medida importante, a de que, quando possível,deve-se preparar a criança para a hospitalização. Esse preparo deve ser realizado pelos pais.Nele serão informadas as reais causas da internação e, se necessário, deve-se repetir sempre que preciso. Outra medida é ficar atento ao acompanhamento dos pais no tratamento da criança. Isso se faz imprescindível, explica a autora (2003c), porque tanto para os familiares quanto para o paciente a hospitalização conjunta traz benefícios, pois, ao acompanharem o tratamento, os familiares desenvolvem habilidades para cuidar da criança durante e após a hospitalização. É importante destacar também, que as crianças hospitalizadas que são visitadas diariamente pelos seus familiares mostram-se mais seguras e confiantes. Para a autora (2003c), os benefícios da presença da família para a criança hospitalizada são: a diminuição do tempo de hospitalização, o declínio da incidência de infecção cruzada, a amenização da tensão e do sofrimento da criança, o aumento da percepção de segurança por não haver mais a angústia da separação e abandono, a maior aceitação ao tratamento, uma maior facilidade de coleta de material para os exames, um declínio nas complicações pós-operatórias e a melhora do comportamento após a alta. Portanto, a atuação junto às famílias dos pacientes deve ser respeitada por toda a equipe, isso porque além de todos esses benefícios citados, as famílias têm um papel importante na humanização do hospital, devend oassim ser consideradas parte integrante do processo de hospitalização.Segundo Straub (2005), as famílias que permanecem unidas, com facilidades de comunicação e habilidades em resolução de problemas tendem a apoiar a criança que está hospitalizada. Logo, torna-se necessário que durante a internação a equipe explique para a família da importância de sua presença nos horários de visitas. Além disso, é importante transmitir também à família informações sobre os procedimentos utilizados e a evolução da criança frente à doença, enfim, criar um vínculo com os familiares, para assim tornar o tratamento coerente e humano. De acordo com Lindquist (1993), a criança, ao entrar no hospital, deve se deparar com um local que seja apropriado a ela, podendo se sentir bem. A humanização dos cuidados à criança internada inclui,também, a criação de um lugar alegre e agradável, incluindo desde a decoração do ambiente físico, devendo ter paredes claras com pinturas e objetos adequados às crianças, podendo entrar também nessa mudança os uniformes da equipe, sendo estes coloridos. Isso se torna importante no sentido de dar estimulação e bem-estar à criança (CHIATTONE, 2003c).
Apesar de certos limites, a humanização dentro dos hospitais deve estar presente em todas as ocasiões, havendo a colaboração de todos. A humanização consiste em promover atividades de valorização do ser humano, com o desenvolvimento de atividades lúdicas, solidariedade e relacionamento entre familiares, profissionais e pacientes. O sofrimento e o desconforto da criança hospitalizada não podem ser minimizados totalmente. Mas os profissionais podem tomar algumas medidas humanizadoras, como foi citado anteriormente,que auxiliem a passagem da criança pelo hospital de maneira menos traumática e prejudicial.Dentro das possibilidades de humanização no hospital encontram-se as atividades do brincar.


Atividades lúdicas no espaço hospitalar



Segundo Mitre e Gomes (2004), o brincar na perspectiva hospitalar se torna um espaço terapêutico que aparece como uma possibilidade de expressão de sentimentos, de preferências, receios e hábitos, servindo como mediação entre o mundo familiar e as situações novas ou ameaçadoras. Isso possibilita a elaboração de experiências desconhecidas e desagradáveis, surgindo como uma possibilidade de modificar o cotidiano da internação, elaborando melhor esse momento específico que vive. Assim o brincar é um importante instrumento para garantir a adesão ao tratamento, capaz
também de promover a continuidade do desenvolvimento infantil.
A palavra brincar origina-se do latim vinculum, que significa união, laço, sendo uma atividade fundamental entre as crianças. Nas enfermarias pediátricas, onde há necessidade de integração entre os profissionais de saúde, a criança e sua família, o ato de brincar é uma forma de fortalecer estes vínculos tão necessários ao bom andamento do tratamento. Ao alterar o ambiente hospitalar, aproximando-o do seu, verifica-se, então, um efeito positivo.
Brincar é valioso não só para as crianças, mas também para as mães que estão acompanhando os filhos. Junqueira (2003) ressalta que a atividade lúdica no ambiente hospitalar facilita a elaboração pela mãe da doença do filho, permitindo a diminuição da angústia, pois o brincar aparece como um sinal saudável e preservado apesar da doença.
Fortalece as relações da criança com outras crianças, com os adultos, incluindo a própria mãe, e neste caso, tem também uma função religante, fundamental para a preservação do vínculo entre a mãe e o filho. Também verificou-se que o tempo destinado ao brincar significou para a mãe um tempo para ocupar-se de outra atividade, ausentando-se da enfermaria, dando-lhe um descanso. Nos casos em que a criança é portadora de algum distúrbio neurológico, o brincar faz diluir as diferenças entre outras crianças, permitindo à mãe ver seu filho aceito, respeitado como qualquer outra criança. E finalmente, também para as mães o brincar significa escoamento de ansiedade, tão necessária no ambiente hospitalar.
A atividade lúdica não deve ser usada apenas como um instrumento de recreação para alegrar o ambiente e ocupar o tempo ocioso das crianças internadas. Os procedimentos médicos invasivos que a criança hospitalizada precisa se submeter, como as quimioterapias, hemodiálises, cirurgias, e outros, causam ansiedade, medo e angústia a elas próprias e a seus familiares. Dessa forma, o brinquedo é um recurso que pode ser usado como instrumento terapêutico a fim de que ela possa expressar seus temores e ansiedades, ser esclarecida e estar mais relaxada e cooperativa com o serviço médico a ser feito, ajudando-a a enfrentar positivamente o sofrimento. Para Chiattone (2003, p.56), “Brincando e conversando, as crianças conseguem exprimir seus medos, falar sobre a doença, sobre o tratamento, o hospital, a saudade da família, sobre a morte, e os acontecimentos e as condutas são elaborados, explicados exaustivamente, conseguindo-se quase sempre aliviar e esclarecer, além de trazer enorme alívio, dando condições a criança de agir por si na situação.”
Uma atividade lúdica muito apreciada pelas crianças hospitalizadas é a presença do palhaço, motivo de descontração, sorriso e alegria. O trabalho mais conhecido é o dos Doutores da Alegria. Eles trabalham em duplas, visitam leito a leito, duas vezes por semana, por 6 (seis) meses aproximadamente, quando então se revezam entre as instituições. Visitam as UTIs e também estão presentes nos procedimentos ambulatoriais. As características do trabalho dos Doutores da Alegria é a regularidade da dupla, para criar cumplicidade entre eles e as crianças, cooperação com os profissionais de saúde, desenvolvendo relacionamento cooperativo entre os diferentes grupos profissionais da
instituição hospitalar, e têm como princípio a permissão da criança, a caracterização, as rotinas prévias e a improvisação. São profissionais por excelência, com treinamento e formação continuada.
O trabalho recreativo também pode ser feito através da leitura. Ao ler, contar ou ouvir histórias, a criança identifica-se com personagens, ri, se emociona, amplia o seu repertório sócio-cultural, e seu universo intelectual. Esta atividade pode ser desenvolvida tanto nos ambulatórios, como nas enfermarias. Os pequenos pacientes, como também os seus pais, tornam-se mais calmos, facilitando a recuperação, com a possibilidade de levarem para os seus lares os bons hábitos de leitura adquiridos no hospital. A partir da leitura, do uso de fantoches, e de outros brinquedos, pode surgir a
oportunidade de dramatizar, atividade muito apreciada pelas crianças, e que oferece oportunidade de vivenciar e elaborar situações difíceis do cotidiano hospitalar. Atividades artísticas com o uso de lápis de cor, tinta guache, canetas coloridas, massinhas são outras formas ricas de ajudar aos pacientes a minimizar as perdas de laços afetivos, facilitando a verbalização e a elaboração dos seus sentimentos, em decorrência de longos períodos de internação.
A música também pode servir como um importante elemento no ambiente hospitalar ao propiciar momentos alegres e descontraídos, sendo também muito apreciados pelos bebês. Nas atividades de música os pacientes podem tanto ouvir, quanto cantar e ainda dançar se ele puder sair do leito. Também pode oferecer momentos de tranqüilidade, tão
necessária ao ambiente hospitalar. A atividade musical também pode se tornar terapêutica. Ruud (1990) aponta sobre a influência benéfica da música como uma força terapêutica ou harmonizadora, afirmando que o “conceito de música como terapia tem recebido na atualidade grande credibilidade científica” (p.16).
Segundo Nordoff e Robbins (1971 apud RUUD, 1990, p.72), “A música é uma linguagem e, para as crianças, ela pode ser uma linguagem estimulante, uma linguagem confortadora. Ela pode encorajar, animar, encantar e falar com a parte mais interna da criança. A música pode fazer perguntas estimulantes e dar respostas satisfatórias. Ela pode ativar e, em seguida, manter a atividade por ela evocada. A música certa, utilizada com discernimento, pode retirar a criança incapacitada dos limites de sua patologia e colocá-la num plano de experiência e reação, onde esta estará consideravelmente livre de disfunções intelectuais ou emocionais.”

Segundo Mitre e Gomes (2004), o brincar na perspectiva hospitalar se torna um espaço terapêutico que aparece como uma possibilidade de expressão de sentimentos, de preferências, receios e hábitos, servindo como mediação entre o mundo familiar e as situações novas ou ameaçadoras. Isso possibilita a elaboração de experiências desconhecidas e desagradáveis, surgindo como uma possibilidade de modificar o cotidiano da internação, elaborando melhor esse momento específico que vive. Assim o brincar é um importante instrumento para garantir a adesão ao tratamento, capaz
também de promover a continuidade do desenvolvimento infantil.
A palavra brincar origina-se do latim vinculum, que significa união, laço, sendo uma atividade fundamental entre as crianças. Nas enfermarias pediátricas, onde há necessidade de integração entre os profissionais de saúde, a criança e sua família, o ato de brincar é uma forma de fortalecer estes vínculos tão necessários ao bom andamento do tratamento. Ao alterar o ambiente hospitalar, aproximando-o do seu, verifica-se, então, um efeito positivo.
Brincar é valioso não só para as crianças, mas também para as mães que estão acompanhando os filhos. Junqueira (2003) ressalta que a atividade lúdica no ambiente hospitalar facilita a elaboração pela mãe da doença do filho, permitindo a diminuição da angústia, pois o brincar aparece como um sinal saudável e preservado apesar da doença.
Fortalece as relações da criança com outras crianças, com os adultos, incluindo a própria mãe, e neste caso, tem também uma função religante, fundamental para a preservação do vínculo entre a mãe e o filho. Também verificou-se que o tempo destinado ao brincar significou para a mãe um tempo para ocupar-se de outra atividade, ausentando-se da enfermaria, dando-lhe um descanso. Nos casos em que a criança é portadora de algum distúrbio neurológico, o brincar faz diluir as diferenças entre outras crianças, permitindo à mãe ver seu filho aceito, respeitado como qualquer outra criança. E finalmente, também para as mães o brincar significa escoamento de ansiedade, tão necessária no ambiente hospitalar.
A atividade lúdica não deve ser usada apenas como um instrumento de recreação para alegrar o ambiente e ocupar o tempo ocioso das crianças internadas. Os procedimentos médicos invasivos que a criança hospitalizada precisa se submeter, como as quimioterapias, hemodiálises, cirurgias, e outros, causam ansiedade, medo e angústia a elas próprias e a seus familiares. Dessa forma, o brinquedo é um recurso que pode ser usado como instrumento terapêutico a fim de que ela possa expressar seus temores e ansiedades, ser esclarecida e estar mais relaxada e cooperativa com o serviço médico a ser feito, ajudando-a a enfrentar positivamente o sofrimento. Para Chiattone (2003, p.56), “Brincando e conversando, as crianças conseguem exprimir seus medos, falar sobre a doença, sobre o tratamento, o hospital, a saudade da família, sobre a morte, e os acontecimentos e as condutas são elaborados, explicados exaustivamente, conseguindo-se quase sempre aliviar e esclarecer, além de trazer enorme alívio, dando condições a criança de agir por si na situação.”
Uma atividade lúdica muito apreciada pelas crianças hospitalizadas é a presença do palhaço, motivo de descontração, sorriso e alegria. O trabalho mais conhecido é o dos Doutores da Alegria. Eles trabalham em duplas, visitam leito a leito, duas vezes por semana, por 6 (seis) meses aproximadamente, quando então se revezam entre as instituições. Visitam as UTIs e também estão presentes nos procedimentos ambulatoriais. As características do trabalho dos Doutores da Alegria é a regularidade da dupla, para criar cumplicidade entre eles e as crianças, cooperação com os profissionais de saúde, desenvolvendo relacionamento cooperativo entre os diferentes grupos profissionais da
instituição hospitalar, e têm como princípio a permissão da criança, a caracterização, as rotinas prévias e a improvisação. São profissionais por excelência, com treinamento e formação continuada.
O trabalho recreativo também pode ser feito através da leitura. Ao ler, contar ou ouvir histórias, a criança identifica-se com personagens, ri, se emociona, amplia o seu repertório sócio-cultural, e seu universo intelectual. Esta atividade pode ser desenvolvida tanto nos ambulatórios, como nas enfermarias. Os pequenos pacientes, como também os seus pais, tornam-se mais calmos, facilitando a recuperação, com a possibilidade de levarem para os seus lares os bons hábitos de leitura adquiridos no hospital. A partir da leitura, do uso de fantoches, e de outros brinquedos, pode surgir a
oportunidade de dramatizar, atividade muito apreciada pelas crianças, e que oferece oportunidade de vivenciar e elaborar situações difíceis do cotidiano hospitalar. Atividades artísticas com o uso de lápis de cor, tinta guache, canetas coloridas, massinhas são outras formas ricas de ajudar aos pacientes a minimizar as perdas de laços afetivos, facilitando a verbalização e a elaboração dos seus sentimentos, em decorrência de longos períodos de internação.
A música também pode servir como um importante elemento no ambiente hospitalar ao propiciar momentos alegres e descontraídos, sendo também muito apreciados pelos bebês. Nas atividades de música os pacientes podem tanto ouvir, quanto cantar e ainda dançar se ele puder sair do leito. Também pode oferecer momentos de tranqüilidade, tão
necessária ao ambiente hospitalar. A atividade musical também pode se tornar terapêutica. Ruud (1990) aponta sobre a influência benéfica da música como uma força terapêutica ou harmonizadora, afirmando que o “conceito de música como terapia tem recebido na atualidade grande credibilidade científica” (p.16).
Segundo Nordoff e Robbins (1971 apud RUUD, 1990, p.72), “A música é uma linguagem e, para as crianças, ela pode ser uma linguagem estimulante, uma linguagem confortadora. Ela pode encorajar, animar, encantar e falar com a parte mais interna da criança. A música pode fazer perguntas estimulantes e dar respostas satisfatórias. Ela pode ativar e, em seguida, manter a atividade por ela evocada. A música certa, utilizada com discernimento, pode retirar a criança incapacitada dos limites de sua patologia e colocá-la num plano de experiência e reação, onde esta estará consideravelmente livre de disfunções intelectuais ou emocionais.”

REAÇÃO DO PACIENTE À DOENÇA E HOSPITALIZAÇÃO

A doença seja aguda ou crônica provoca a perda da homeostase (equilíbrio) , sendo que é fundamental compreender as implicações desse processo frente ao SER DOENTE e a equipe. Além disso, conhecendo os principais fatores relacionados a adaptação do paciente a internação, teremos melhores condições de compreender o seu comportamento e suas necessidades.
No que tange a criança temos que compreendê-la na sua condição de ser em desenvolvimento e reconhecer os fatores relacionados a criança, a instituição, dinâmica familiar que podem afetar o seu desenvolvimento. Além disso, é oportuno reconhecer as condutas que podem garantir a tão falada humanização no espaço hospitalar.

sábado, 28 de março de 2009

Quase uma Resenha do Livro "A lição Final"


O Dr. Randy Pausch tinha 47 anos de idade, era professor de Ciência da Computação na Carnegie Mellon University e também desenvolveu projetos de computação e realidade virtual para a Disney. Sua “última palestra”, em Setembro de 2007, foi um dos mais comoventes acontecimentos do mundo acadêmico, pois tendo um câncer no pâncreas ele realmente está prestes a morrer. A palestra percorreu o mundo através da Internet e comoveu milhões de pessoas em todo o planeta.

O câncer em seu corpo se alastrou para outros órgãos, sendo que veio a falacer em 27/07/2008. A aula foi transfomada no livro A Lição final, escrito pelo jornalista do Washington Post Jeffrey Zaslow. Publicado em 32 países, o livro superou os 5 milhões de exemplares.
Randy Pausch foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e suas mensagens. Os vídeos colocadas no YouTube tiveram mais de 10 milhões de downloads.


Randy ao saber do diagnóstico da recidiva do câncer no fígado conclui:
“Estou enfrentando um problema de planejamento.
Embora em geral eu esteja em excelente forma física, tenho dez tumores no fígado e me restam apenas alguns meses de vida.
Sou pai de três crianças e sou casado com a mulher dos meus sonhos. Seria cômodo ficar me lamentando, mas isso não faria bem a eles nem a mim.
Então, como viver esse meu tempo tão limitado?
O óbvio é ficar com minha família e cuidar dela. Enquanto posso, estou com eles todos os instantes e tomo as providências logísticas necessárias para lhes facilitar o caminho na vida sem mim.
O menos óbvio é como ensinar a meus filhos o que eu lhes ensinaria nos próximos vinte anos. Agora eles são jovens demais para essas conversas. Todos nós, pais, desejamos ensinar os filhos a distinguirem o certo do errado, o que consideramos importante e como lidar com os desafios que a vida lhes trará. Também queremos que conheçam histórias de nossas vidas, uma maneira de ensinar-lhes a lidar com suas próprias vidas. Meu desejo de fazer isso me levou a ministrar uma "palestra de despedida" na Carnegie Mellon University.
Essas aulas costumam ser filmadas. Naquele dia eu sabia o que estava fazendo. A pretexto de promover uma palestra acadêmica, tentei me colocar dentro de uma garrafa que um dia aportasse à praia, para meus filhos. Se eu fosse pintor, teria pintado para eles. Se fosse músico, teria composto uma música. Mas, como sou professor, dei uma aula.
Falei da alegria de viver e de quanto eu apreciava a vida mesmo me restando tão pouco tempo. Discorri sobre honestidade, integridade, gratidão e outras coisas que estimo. E me esforcei ao máximo para não ser enfadonho.
Para mim, este livro é um meio de continuar o que iniciei naquele palco. Como o tempo é precioso e pretendo passar a maior parte dele com meus filhos, pedi ajuda a Jeffrey Zaslow. Todos os dias passeio de bicicleta pela vizinhança, um exercício fundamental para minha saúde. Durante 53 desses longos passeios de bicicleta, falei com Jeff pelo fone de ouvido do meu celular. Depois ele passou horas a fio ajudando a transformar minhas histórias suponho que poderíamos denominá-las 53 "aulas" --neste livro.
Desde o início sabíamos que nada substitui um pai vivo. Mas planejar não significa obter soluções perfeitas; significa fazer o melhor possível com recursos limitados. Tanto a palestra de despedida como este livro representam minhas tentativas para fazer exatamente isso. "

Noto que Randy aceitou a finitude e buscou ter controle sobre a morte e foi capaz de viver intensamente a VIDA.
O livro é autobriográfico, mas surgiu a posteriori, após a repercursão da sua última aula.

Ao ler o livro lembrei do último capítulo da novela "A viagem", REDE GLOBO, que diz:
"Hoje, de algum lugar longe destas terras, há um doce olhar só para você. Um olhar especial de alguém especial de distantes origens. Um olhar de um justo coração que pulsa só a vida. Que sorri porque ama plenamente, sem julgamentos, preconceitos, nem prisões. Hoje como ontem, longe destes céus, há um encantado olhar só para você. E nesse olhar vai para você, a magia da luz, a simplicidade do perdão, e a força para comungar com a vida. A esperança de dias mais radiantes de paz. Hoje de algum lugar dentro de você, alguém que já amou muito e ainda o ama diz para você que valeu a pena Ter estado nestas terras, sob este céu e falando de união, paz, amor e perdão. Poder sentir a força que faz você sorrir e continuar o caminho que um dia aquele doce olhar iniciou para você. Tudo isso só para você saber que a vida continua e a morte é somente uma viagem."