Trabalho Final: PROJETOS MAKER

Proposta para o trabalho final de Plastica II:

A criação de um projeto que envolvesse tecnologia.

A apresentação dos trabalhos ocorreu no inicio desta semana. A proposta ficou muito aberta às possibilidades e gerou trabalhos diferentes e muito interessantes.

Abaixo, os links para os  trabalhos:

GRUPO 1 : Solaris

GRUPO 2 : Leds reagindo à música

GRUPO 3: No more wet room

GRUPO 4: Fotospectrum

GRUPO 5: Projeto de luminária

GRUPO 6: Nuvem RGB

 

 

Trabalho Final: CONTEÚDO AUDIOVISUAL

      Enfim, Chegamos ao final do semestre de Plástica I!

      Como proposta para o trabalho final de Plastica I a produção de um conteúdo audiovisual não-linear, a apresentação dos trabalhos ocorreu no inicio desta semana. Muito bacana o fato da proposta, por ter sido mais aberta às possibilidades, ter gerado trabalhos todos diferentes e muito interessantes, com certeza, que foram desde Stop Motion até Game, fora a diversão nos processos da criação e produção dos conteúdos.

        Abaixo, os links para os 5 trabalhos não-lineares correspondentes:

Grupo 1 – Some Minds

Grupo 2 – THË CÜRSË

Grupo 3 – Folhas ao Vento

Grupo 4 – Movimento

Grupo 5 – Immersion

Coletivo #REDETAG

Mais uma grande experiência chega ao fim e estamos todos muito felizes e satisfeitos com os resultados da nossa ocupação realizada no bosque, no dia 14/04. Todo o processo, as fotos e o video da ocupação podem ser conferidos no nosso grupo aberto do facebook:

https://www.facebook.com/groups/1588753171343005/

Video:

Os mais sinceros agradecimentos ao professor Dorival, que nos possibilitou as mais incríveis experiências ao longo do transcurso em Plástica, e que também nos permitiu trabalhar com a total liberdade para aprendermos com nossos erros.

Obrigado Dorival!

Trabalho Final: OCUPAÇÃO

Na primeira parte da aula, assistimos ao documentário “O que é Nosso – Reclaiming the Jungle”, a qual trata-se de grandes ocupações nos centros de São Paulo que promovem festas gratuitas em locais públicos, com o objetivo de atrair as mais diversas pessoas e assim, tornando-se mais uma das alternativas de romper com a tenso cotidiano paulistano.

Com esta mesma ideia, o nosso último trabalho de Plástica consistirá em realizar uma ocupação de um espaço público e criar uma intervenção (seja sonora, digital, corporal etc), afim de que as pessoas também se interajam e quebrem suas rotinas. Para isso, iremos nos organizar para elaborar o tema e discutir as “expertises” de cada um, formando frentes dentro do nosso coletivo. A intervenção também poderá incluir quaisquer outras pessoas (estudantes de outros cursos, principalmente).

Até o dia da apresentação (28/04), as aulas poderão ser nossas reuniões presenciais ou “atendimento” com o Dorival. A intervenção deverá ter horários de início e fim definidos, e por isso deve ser viável para que possamos montá-la e desmontá-la sem muitos problemas e sem deixar vestígios no local.

Nova Intervenção nas 50’s

Hoje, o grafiteiro Fino nos vendeu sprays de diversas cores para começarmos a grafitar nas paredes das 50’s. Nos juntamos em grupo para comprar várias cores e então fomos para as paredes externas das salas. Aos que desenvolveram o seus nomes na identidade do graffiti, iniciaram rascunhando com carvão ou lápis nas paredes, outros já experimentaram a grafitar direto e o Fino acompanhou todo o andamento dando dicas técnicas e novas ideias. IMG_20150224_143831 IMG_20150224_143940IMG_20150224_151523IMG_20150224_151940IMG_20150224_152102IMG_20150224_152922IMG_20150224_153011IMG_20150224_153318IMG_20150224_153714IMG_20150224_154302IMG_20150224_154338IMG_20150224_160855

GRAFFITI

Após as aulas teóricas anteriores, estamos de volta as oficinas práticas. Nesta semana contamos com o Fino, que é grafiteiro, designer e artista visual, para conhecermos como surgiu e se desenvolveu a sua arte nas ruas. Fino nos mostrou alguns artistas do graffiti que o inspiraram para que ele pudesse construir a sua identidade visual, a qual também agrega o conceito do glitch ( incorporação dos erros ) vista na última aula, e assim poder inseri-la no cotidiano urbano e atingir um público cada vez maior. IMG_20150210_144638IMG_20150210_144110   Em seguida, ele explicou um pouco da técnica para o uso dos materiais. Tivemos a chance de testar os diferentes tipos de sprays e tamanhos de bicos na própria parede externa da sala 51. IMG-20150210-WA0045IMG-20150210-WA0040IMG-20150210-WA0031IMG-20150210-WA0034   Na sala, ele propôs que cada um desenvolvesse a sua própria escrita com os nossos nomes, usando as referências dos livros sobre a arte do graffiti que ele havia passado no início da aula. IMG-20150210-WA0016 O objetivo da próxima oficina é colocarmos em prática os projetos criados por cada um e realizar uma ocupação de uma espaço público para o nosso graffiti.

GLITCH & WEARABLE

Hoje, a oficina foi separada em dois momentos diferentes. Na primeira parte, contamos com a presença do designer Breno Bitencourt que apresentou sobre o Glitch: a estética de incorporação do erro. IMG_20150203_143307

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Como se fosse o “graffiti na internet”, o Glitch se dá pela alteração do código de imagens, documentos ou sites inteiros que assim formam bugs inesperados na tela. Essa estética e a forma totalmente imprevista desse processo, que foge totalmente do sistema acadêmico, recentemente vem atraindo o campo do Design e também abrindo novos horizontes para um pensamento em que os erros e os acasos sejam agregados ao procedimento final da arte. asdfghj Depois, a designer Lucia Nobuyasu Guimaraes veio novamente para expor um pouco sobre o seu projeto de tecnologia Wearable, uma “tecnologia vestível”. IMG_20150203_155448 10247454_10203103805030605_7976412497668343403_n Ela trouxe um exemplo de roupa que possuem circuitos de luzes LED dispostas no tecido, as quais os ritmos de iluminação podem variar de acordo com a programação dada no computador.  O Wearable trata-se de uma experiência que visa novas dinâmicas sensoriais em relação com a mobilidade do corpo e a comunicação, o qual também foi tema de seu TCC.: http://vimeo.com/113939067

NOW

Nesta oficina, contamos com a presença do designer colombiano Edison Cabeza para exprimir um pouco sobre os novos caminhos e teorias em que o Design atualmente segue no mundo.   IMG_20150127_145612   A aula foi inteiramente teórica, a qual foram exibidos os Novos Processos de Fabricação Digital e os conceitos do livro “Open Design Now”. Entramos na questão da ética no Design, do Free Software, dos makerspaces e hackerspaces (apresentadas na aula passada) e entre vários outros assuntos relacionados ao designer da sociedade contemporânea. E todos os conceitos analisados na aula serão publicados aqui em breve 😉

Sobre a Cultura Hacker: MAKE SPACE + HACKER SPACE

Demos inicio a nossa primeira oficina do segundo semestre com a participação do Vitor Marchi (Itu), aluno do 5º ano de Design e integrante do Sagui Lab ( http://www.facebook.com/pages/Sagui-Lab/188099521381454 ); do Junior Gois, que também está no 5º ano de Design, além de ter estudado Design 3D na Camberwell College of Arts, em Londres e da Lucia Nobuyasu, fotógrafa e ilustradora formada em Design pela UNESP para falar um pouco da cultura Hacker e os novos espaços de produções:  makerspaces e Hackerspaces.   IMG_20150120_143545 O Vitor apresentou a nós sobre os makerspaces, locais onde há todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto, uma ideia. A proposta destes é garantir acesso, a um baixo custo, para quem quiser utilizar o espaço para seus projetos pessoais. Há também sites de iniciativa financeira para contribuir com qualquer valor para a continuidade do espaço, como o KickStarter ( http://www.kickstarter.com ) e o Unlock ( unlock.fund/pt-BR ). No Brasil, apenas é possível encontrar tais locais ( incluindo a Garagem Fab Lab: http://www.garagemfablab.com ) em São Paulo.   IMG_20150120_145344   Na aula, foi ressaltada a importância do designer a ser um Maker, “você faz” e um Hacker, alguém que transmuta algo de acordo com a necessidade e a inspiração, visando para o desenvolvimento da sociedade e embarcando em novas esferas fora dos padrões acadêmicos. Alem disso, durante a oficina, rolaram jogos com o MakeyMakey, placa que simula botões a partir do toque ( makeymakey.com ) e com o LittleBits, o “lego das placas e chips” ( littlebits.cc ).   IMG_20150120_163857     IMG_20150120_164011

STOP MOTION

Depois do longo período de greve, finalmente voltamos à oficina para apresentarmos os trabalhos finais de Plástica 1!

O professor Dorival ressaltou sobre a importância da convivência e da troca de experiências em grupo que este trabalho proporcionou a todos, durante as muitas semanas de prática no projeto.

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Lembrando que a proposta da criação do stop motion era NÃO seguir um roteiro ou qualquer processo linear.

Quanto mais aleatório, melhor; e assim resultou-se em todos os vídeos. Hilário e perturbador ao mesmo tempo.

Seguem abaixo os vídeos dos quatro trabalhos:

Grupo 1:  https://www.youtube.com/watch?v=nUtJv8IYQn4

Grupo 2: https://www.youtube.com/watch?v=-u-XRV7b8ds

Grupo 3:  https://www.youtube.com/watch?v=cFJCSAstKQo

Grupo 4: https://www.youtube.com/watch?v=PruHwjUnMhs