segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Resíduo

Resíduo ou lixo, e qualquer material considerado inútel, e/ou sem valor, gerado pela actividade humana, e a qual precisa de ser eliminada. È qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar. O conceito lixo pode ser considerado uma concepçao humana, porque em processo naturais nao ha lixo, apenas produtos inertes. muito do lixo pode ser reutilizado através da reciclagem, desde de que adquadamente tratado, gerando fonte de renda e empregos, alem de ontribuir contra a poluiçao ambiental. Outros residuos, por outro lado, nao podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo hospitalar ou nuclear, por exemplo!

O que é um Ecoponto?

Um ecoponto é um conjunto de contentores utilizados para depositar materiais como papel e cartão, embalagens, vidro e pilhas. Estão localizados em lugares públicos , por exemplo: escolas, parques, piscinas, complexos desportivos, mercados e feiras e outros locais de grande produção de resíduos. Os ecopontos são constituídos por depósitos individualizados ou por um grande depósito com divisórias onde poderão ser colocados os materiais separadamente.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Como se recicla papel

Por reciclagem se entende o processo de recolher nas cidades papeis e papeloes ja usados, e possibilitar a sua reutilizaçao, mediante uma operaçao industrial que separa as fibras vegetais uteis das imporezas dos papeis usados. A importancia ambiental deste trabalho e ividente, ja que da uso a materiais descartados, que de outra maneira se converteriam em desperdicios urbanos, lotando depositos de lixo!

A Reciclagem nu Mundo

A Reciclagem toma várias formas em todo o Mundo. Em países como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, onde grande parte do lixo é produzido, a reciclagem está a ser encorajada como meio de reduzir o desperdício e evitar a poluição. Nos países mais pobres, porém a maioria das pessoas não podem comprar coisas novas e por isso tudo o que tem valor é reaproveitado. Objectos que foram deitados fora, como pneus e até mesmo lâmpadas são transformados em produtos novos. Assim, a quantidade de lixo que sobra é menor.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Devemos separar o papel, as embalagens, o vidro e o plástico. Para isso devemos arrajar um saco para o papel, outro para o plástico e outro para o vidro. Depois devemos dirigir-nos aos ecopontos mais próximos e depositar os sacos respectivamente no papelão, no plástico e no vidrão.
Só assim conseguiremos um ambiente melhor. No lixo que desperdiçamos, que deitamos fora sem qualquer preocupação, pode estar a ser fonte necessária para deter a castástrofe e valorizar a vida das espécies. Reciclar implica investir, reaproveitando materiais que poderão voltar a entrar no ciclo industrial poupando o mundo da perda de recursos naturais e da progressiva destruição que a poluição do ambiente acarreta.
Mas reciclar implica tambem a metódia separação do lixo, a que os ténicos vulgarmente chamam resíuos sólidos, tendo em conta a sua constituição material específico!

Origem

A palavra RECICLAGEM difundiu-se apartir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam-se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejectos da Natureza. A expressão vem do inglês recycle (re=repetir, e cycle=ciclo).

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Não mistures as pilhas com o lixo comum, porque elas libertam substâncias perigosas. Coloca as pilhas no pilhão. Prefere as pilhas recarregáveis!