sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Interação entre os participantes



Os participantes poderão acessar
e interagir com os colegas, ler textos complementares,
deixar suas mensagens.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Apresentação

Realizar o processo de enfermagem é uma atividade complexa, que exige formação permanente.

As atividades de coleta de dados, proposição de diagnósticos e intervenções, e a avaliação de resultados estão permeadas de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades, sendo necessário que a enfermeira ou enfermeiro possuam alta capacidade de reconhecer esses componentes, e reorganizar as suas prioridades de formação.

Embora as classificações de enfermagem auxiliem na compreensão das questões fundamentais existentes na enfermagem, os profissionais necessitam aprimorar-se constantemente sobre os focos de interesse à sua prática.

A partir da prática visualizam-se os passos já percorridos, e os caminhos possíveis para o desenvolvimento dessa atividade que não cessa nunca: realizar uma prática de enfermagem embasada cientificamente e com respeito às histórias de vida das pessoas cuidadas.

O profissional de enfermagem, assim como outros profissionais de saúde, também tem uma história, com múltiplas experiências e aprendizagens. A partir dessa história constrói cotidianamente a enfermagem e as demais práticas de saúde, utilizando o raciocínio clínico.

Essa abordagem embasada nas histórias de vida foi tema de alguns trabalhos na área de saúde -na Suiça (Marie Christine Josso) e Portugal (Antonio Novoa, Jeremias Carvalho, Matthias Finger, Maria Teresa Magão).

A partir desses trabalhos, desenvolvemos um programa de formação permanente para instituições brasileiras, valorizando as práticas vigentes (o uso do processo de enfermagem, da Classificação da NANDA-I) e as experiências dos profissionais de enfermagem.

Esse programa é parte de uma pesquisa de doutorado, cujo projeto foi aprovado pelas diretorias de enfermagem e pelos Comitês de Ética das instituições envolvidas.

São objetivos do curso:

1. Realização de estudos sobre raciocínio clínico, baseados nas histórias de vida (processos saúde-doença , formação profissional e pessoal).

2. Elaboração de projetos sobre aprimoramento do raciocínio clínico, adequados às experiências e aos objetivos dos participantes.

Programa

A programação do curso envolve os seguintes assuntos:

1. Exercícios sobre avaliação de saúde.

2. Estudo de textos sobre raciocínio clínico na enfermagem e classificação da NANDA-I 2007-2008.

3. Reflexão sobre percurso de formação (elementos cronológicos – educação formal, não formal, percurso profissional, experiências de vida,- processo saúde-doença).

4. Partilha oral das escritas autobiográficas.

5. Discussão sobre raciocínio clínico na enfermagem.

6. Elaboração e apresentação do projeto individual para aprimoramento do raciocínio clínico.

7. Avaliação dos participantes sobre o programa de formação e apresentação da síntese dos trabalhos.

Na primeira aula, será solicitada a sugestão de outros conteúdos que sejam de interesse dos participantes.

Inscrições

Para os enfermeiros das instituições convidadas, solicitar informações sobre datas e horários junto ao setor de Educação Continuada.

Para os estudantes da EEUSP,

Inscrições até 12 de agosto pelos e-mails
josinet@usp.br
josicerullo@gmail.com

ou no Laboratório de Enfermagem.

Citar no email o dia (terça ou quinta-feira) e horário disponível (14-16h ou 17h30-19h30) e um email válido para recebimento das mensagens sobre o curso.

Informações gerais

Para os enfermeiros das instituições convidadas, solicitar informações sobre datas e horários junto ao setor de Educação Continuada.

Para os estudantes da EEUSP, o curso ocorrerá:

Período: 19 de agosto a 02 de outubro de 2008 + um encontro no final de outubro.
Horário: Terças ou quintas- feiras, uma vez por semana.

14-16h (turma 1) e 17h30-19h30 (turma 2)
As turmas serão formadas de acordo com os dias e horários sugeridos pelos interessados.

Carga horária : 30h.
Número de vagas: 12 (doze) em cada turma.
Taxa: a participação no curso é gratuita.
Local de realização: Escola de Enfermagem (salas 115 e 117)

Participantes

Os conteúdos e a métodos utilizados nas aulas pressupõem que o participante já conheça a Classificação da NANDA-I e tenha interesse em aprofundar os conhecimentos sobre as questões que envolvem a sua utilização.

Assim, poderão realizar a inscrição no curso, as enfermeiras e enfermeiros das instituições convidadas e os estudantes de enfermagem da EEUSP que

  • já tenham realizado disciplina teórica sobre diagnósticos de enfermagem ou
  • utilizado a Classificação da NANDA-I em estágios.

Serão formados grupos em cada instituição, e esses grupos serão independentes.