Realizar o processo de enfermagem é uma atividade complexa, que exige formação permanente.
As atividades de coleta de dados, proposição de diagnósticos e intervenções, e a avaliação de resultados estão permeadas de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades, sendo necessário que a enfermeira ou enfermeiro possuam alta capacidade de reconhecer esses componentes, e reorganizar as suas prioridades de formação.
Embora as classificações de enfermagem auxiliem na compreensão das questões fundamentais existentes na enfermagem,
os profissionais necessitam aprimorar-se constantemente sobre os focos de interesse à sua prática.
A partir da prática visualizam-se os passos já percorridos, e os caminhos possíveis para o desenvolvimento dessa atividade que não cessa nunca: realizar uma prática de enfermagem embasada cientificamente e com respeito às histórias de vida das pessoas cuidadas.
O profissional de enfermagem, assim como outros profissionais de saúde, também tem uma história, com múltiplas experiências e aprendizagens. A partir dessa história constrói cotidianamente a enfermagem e as demais práticas de saúde, utilizando o
raciocínio clínico.Essa abordagem embasada nas histórias de vida foi tema de alguns trabalhos na área de saúde -na
Suiça (Marie Christine Josso) e
Portugal (Antonio Novoa, Jeremias Carvalho, Matthias Finger, Maria Teresa Magão).
A partir desses trabalhos, desenvolvemos um
programa de formação permanente para instituições brasileiras, valorizando as práticas vigentes (o uso do processo de enfermagem, da Classificação da NANDA-I) e as experiências dos profissionais de enfermagem.
Esse programa é parte de uma
pesquisa de doutorado, cujo projeto foi aprovado pelas diretorias de enfermagem e pelos Comitês de Ética das instituições envolvidas.
São objetivos do curso:
1. Realização de estudos sobre raciocínio clínico, baseados nas histórias de vida (processos saúde-doença , formação profissional e pessoal).
2. Elaboração de projetos sobre aprimoramento do raciocínio clínico, adequados às experiências e aos objetivos dos participantes.