sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dia Internacional da não Violência contra a Mulher – 25 de Novembro

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, busca realizar um trabalho de conscientização e auxílio sobre a violência contra a mulher. Atualmente o Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS atende a 18 casos registrados e a delegacia de Polícia Civil possui 150 casos.          
A violência contra a mulher é um dos problemas que o mundo vem discutindo, pois atinge um número indeterminado de vítimas, independentemente da sua origem, raça, credo ou qualquer outra situação. A própria ONU – Organização das Nações Unidas discute e promove ações voltadas para essa data e área, tentando minimizar a situação. O Brasil realiza diversas campanhas para que a violência possa ser minimizada ou mesmo tenha um fim. No mês de agosto de 2006, foi publicada a Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/06, que protege judicialmente as mulheres.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, por meio de suas conselheiras realiza o trabalho de prevenção e orientação, desde a denúncia até o desenvolvimento psicológico. Nesta data, as conselheiras enfatizam as mulheres Timboenses, ou que residem ou trabalham em Timbó, que toda forma de agressão verbal ou física deve ser denunciada, ao próprio Conselho ou aos órgãos correlatos.

O Conselho possui representantes de diversos órgãos municipais, estaduais, federais além de entidades não-governamentais, tendo por isso ampla competência senão para dirimir, mas para instruir como proceder quando uma mulher é agredida. Só através da denúncia é que as autoridades podem ajudar. Só através da confiança é que o amor próprio pode ser resgatado. E só com amor é que se constrói uma sociedade digna e com menos problemas.

Segundo informações das profissionais do Departamento de Assistência Social a denúncia  é muito importante e sigilosa. Basta discar 180, e relatar o acontecimento, o serviço funciona 24 por dia. Outra forma de auxílio é buscando informações com as Técnicas do CREAS, através do telefone: 3382-3752, elas também orientaram a pessoa agredida como deve agir. O principal objetivo das conselheiras é acabar de uma vez por todas com a violência contra a mulher. É preciso denunciar, pois não haverá “Autonomia se não existir respeito”.

Saúde realiza Dia D de Combate a Dengue

O calor se aproxima e com ele a preocupação da Prefeitura de Timbó através da Secretaria de Saúde, e dos Agentes de Saúde Pública sobre a prevenção da Dengue em Timbó. No dia 26 de novembro, sábado, a partir das 8h, será realizada uma ação na Praça da Thapyoka com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao mosquito. Os profissionais da saúde vão entregar à comunidade folhetos explicativos para estimular quanto às medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito. 

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada ao ar livre ou dentro dos imóveis. Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. Algumas ações podem ser feitas pela comunidade para ajudar a evitar o surgimento do mosquito: Manter latões de água tampados e limpos, assim como poços, filtros e caixas d água; manter as calhas limpas; manter os pneus e sucatas sempre secos e em lugares cobertos; lavar os bebedouros com esponja ou escova uma vez por semana; colocar água sanitária ou outro desinfetante nos ralos, semanalmente; manter baldes e garrafas com a boca virada para baixo, e algumas plantas que retêm água devem estar sempre secas. A mobilização social é imprescindível, é preciso agir de forma coletiva e individual. Se você conhece um local que possui água parada, denuncie, telefone para os agentes no fone 3399-0220 ramal 2224.

Para a coordenadora do Programa de Combate a Dengue Solange Liesemberg o verão é o clima mais apropriado para a criação do Aedes aegypti, por isso é preciso ter mais cuidado com a água parada. “As pessoas costumam deixar vasos vazios e sem furo no cemitério, e isso também pode ocasionar a criação do mosquito da Dengue, porque quando chove acumula água limpa”, explica. O principal objetivo do dia D é mostrar a comunidade como funciona o trabalho dos Agentes de Saúde Pública durante as inspeções e quais os procedimentos que devem ser tomados para evitar a criação do mosquito. Atualmente Timbó não possui casos de Dengue. Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.

Servidores da Saúde fazem decoração de Natal no Cemur

Os servidores do CEMUR da Secretaria Municipal de Saúde de Timbó, decidiram fazer decorações natalinas, proporcionando um clima especial neste período que antecipa as Festas de final de ano.   No Pronto-Socorro os pacientes podem ver as bolinhas de natal, e as correntinhas coloridas já no balcão de atendimento. No canto da sala de espera, o pinheiro com as bolinhas animam e enfeitam o local. Nas portas das salas, carinhas do Papai Noel fazem a diferença. Bolinhas e correntes estão em todo o corredor.  Para o Secretário Elson Marson e a Diretora de Saúde Cintia Marchi sentir este clima de natal ao chegar ao trabalho é muito bom. “Queremos parabenizar as equipes pela iniciativa, dedicação e o carinho em fazer a decoração para deixar nosso local de trabalho mais bonito e animado”.

Fotos: Karina Beatrice Frainer - PMT

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Encontro dos Conselheiros Locais de Saúde

Atenção Conselheiros! A Secretaria de Saúde e Assistência Social através do Grupo de Humanização e o NASF, realiza hoje dia 24, a partir das 18h, o Encontro dos Conselheiros locais de saúde. O evento será realizado no Auditório da Escola Rui Barbosa. O objetivo principal do encontro é a integração e comunicação entre os conselhos, além de novas propostas de capacitação.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Profissionais de Saúde participam da oficina de humanização

No dia 18 de novembro, sexta-feira, a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou o encerramento da Oficina de Humanização realizada na Casa do Poeta Lindolf Bell. A oficina foi realizada com os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde, Pronto Socorro, CAPS, NASF E GTH. O objetivo foi discutir e apresentar os conceitos de humanização no atendimento, como forma de melhorar os serviços que são oferecidos à comunidade.

A Coordenadora do Programa Municipal de Humanização, Dulce Samalea esclarece que a proposta da oficina é reforçar a importância do atendimento humanizado, que garante mais satisfação ao paciente, contribuindo para facilitar o trabalho do profissional de saúde. E tem como objetivo principal reforçar os princípios da política nacional de humanização (PNH), na rotina dos trabalhadores da saúde da capital. "Nosso objetivo é incentivar mais momentos de socialização e debate, nas rotinas de trabalho e proporcionar, consequentemente, melhoria no atendimento, a partir da valorização e inclusão participativa de servidores, colaboradores e usuários do SUS" , explicou Dulce.

A política nacional de humanização da atenção e gestão do SUS (HUMANIZASUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo", e tem como propósitos: contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização; fortalecer iniciativas de humanização existentes; desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção; aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão. Na prática, o resultado que se busca é: redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; atendimento acolhedor e resolutivo; implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; garantia dos direitos dos usuários; valorização do trabalho na saúde e gestão participativa nos serviços.




Fotos: Karina Beatrice Frainer - PMT

Plano de Ação da Vigilância Sanitária para 2012 é aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde

No dia 16 de novembro, quarta-feira, a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária apresentou o Plano de Ação da Vigilância Sanitária para o ano de 2012, dentro dos padrões de exigência da ANVISA. O Plano foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Timbó. O cronograma de ação é uma exigência da ANVISA, e tem o objetivo de relatar todas as ações que serão realizadas para o próximo ano, pela Vigilância Sanitária.

Prefeito em exercício assina convênio para aquisição de equipamentos para a Policlínica

Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento da Saúde dos moradores de Timbó e região, para os municípios que utilizam Timbó como referencia, a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde assinou no dia 21 de novembro, às 16h, um convênio com a Secretaria de Saúde do Estado. Assinatura foi realizada pelo Prefeito em exercício Darcizio Bona, com o objetivo de transferência de recursos financeiros para auxiliar na aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a policlínica, constante do Plano de Trabalho proposto pelo município e aprovado pelo Secretário do Estado de Saúde, parte integrante do convênio. O valor total do convênio é de R$ 746,2 com uma contrapartida da Prefeitura de 223, 9, e o valor de R$ 522,3 do Governo do Estado.