segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O blog e sobre a minha odisseia em estudar programação então vamos ao que interessa que é código! O primeiro projeto é uma simples calculadora que cada vez que o resultado for igual a 10 imprima na tela "Campeão".E com isso posto a minha primeira lição : "Arrastar botões não é programar ", estou usando a IDE do Netbeans e é muito fácil criar um projeto dar alguns "next" e depois criar um novo Jframe e arrastar os botões do painel.
 




eu gastei um tempo considerável arrastando botões e alinhando com label e campo de texto, depois de uns 30 minutos eu pensei uau já estou estudando a meia hora, mas não escrevi nenhuma linha de código e programar nada mais é que escrever código! Quando você monta a parte gráfica muito código é gerado automaticamente mas ele não vai funcionar sem você mandar ele fazer alguma coisa realmente útil.

 Para cada botão adicionei um ActionPerformed no Action coloquei uma variável que recebe o valor do botão e mostra no visor.
Fiz isso para todos os botões e nos botões das operações a variável recebe o valor da operação.
Todas as variáveis eu declarei como String e preciso converter para Int ou float para conseguir somar, para isso tenho que fazer um Parse esqueci como faz então vou tentar corrigir esse erro para postar o código completo.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011



Primeira postagem ;)

Meu objetivo com este blog é fixar o conhecimento. Qualquer coisa que você aprender e não praticar seu cérebro vai colocar na lixeira (as vezes ele usa shift + del). Eu já fiz algumas coisas legais (ou não) com Java.
Acredito que aprender é um estilo de vida, que se valida com a atitude de querer fazer.
Para inaugurar o blog eu preparei o material onde eu crio uma fantástica calculadora, sim uma calculadora usando os princípios básicos da boa programação, muitas coisas eu não lembrava e me esforcei bastante e depois de muito esforço fui assistir “Dead Snow” deixei o controle da TV cair no chão, e aquela porcaria parou de funcionar.
Como comecei falando em aprender e fazer o primeiro post será como consertar um controle remoto de Tv,
Vamos partir do principio de que eu não sei muito de eletrônica, mas tenho a vontade de fazer e aprender então, passo a passo:

     1-     Identifique o problema!
      Tive que abrir o controle usei um canivete e algumas pancadas para isso. Quando abri     lá estava o problema, algum estúpido derramou liquido no controle ele enferrujou e com a queda quebrou o LED. (Quase um CSI !!!)
     2-     Aponte a solução!
Trocar os LED’s ,
     3-     Providencie os recursos!
Fui em uma loja de componentes eletrônicos e cada LED custou R$ 0,80 .

    4-     Faça acontecer!
Com um ferro de solda (muito ruim) retirei os LED’s estragados e afixei os novos, note que fiz uma emenda nos novos, improvisar é preciso, e pronto, só fechar o controle e voltar a vida sedentária !

  Conclusão:

            Para desenvolver um software tem um receita básica, identificar e entender o problema que se busca solucionar, saber o que será necessário para concluir o trabalho, realizar o serviço de forma no mínimo satisfatória. De forma bem sintética é simples assim! Seja para consertar um controle ou desenvolver um MMORPG.

Aprendi:
           
            A economizar um controle novo original sairia em torno de R$50,00, eu gastei 1,80.
Eu já sábia que LED são diodos emissores de luz, com baixo consumo de energia. Só nunca tinha prestado atenção que os LED’s de controle são os únicos que não vemos acenderem, por causa da freqüência deles que é Infra red. Quer testar isso filme o controle com uma câmera e verá o LED piscar quando acionado.
Próximo post será a primeira aula Java.

 Obs.: Colocarei as fotos a noite.