terça-feira, 17 de abril de 2007

INICIANDO NOSSA CONVERSA...

Pessoal, estamos chegando ao fim do nosso livro. Esperamos que todos estejam preparados para o dia 22 de junho, quando testaremos nossos conhecimentos na avaliação interdisciplinar.
Enquanto isso, continue participando do nosso blog.

Vamos direto ao assunto...

1. De acordo com o capítulo 1, vários povos na antigüidade contribuíram para o desenvolvimento da ciência. Entre eles podemos destacar os Egípcios, Mesopotânicos, Fenícios e Hebreus. A civilização Egípcia foi o povo que mais resistiu ao tempo contribuindo com uma série de conhecimentos. A partir de sua leitura, destaque as contribuições dessa civilização magnífica para a humanidade.

2. Um dos povos da antigüidade que mais contribuíram para o desenvolvimento da ciência e da cultura, antes da era cristã, foram os gregos. Na leitura do capítulo 2 você deve ter conhecido alguns nomes que contribuíram para a racionalização do pensamento ocidental. Que tal você comentar sobre 3 nomes que marcaram essa época e relacionar suas descobertas com os dias atuais?

3. Ao ler o capítulo 3, você deve ter observado que a grande metrópole do conhecimento científico nos séculos do início da era Cristã, foi Alexandria. Isso se deve à existência de grandes centros de pesquisa e estudos, como a Biblioteca, a Escola de Matemática, a Escola de Medicina e a Escola de Astronomia, sendo que em cada uma das Escolas destacam-se grandes nomes da ciência. Resgate o nome de um representante de cada Escola e comente suas contribuições para o conhecimento científico.

4. Há um metal considerado sadio para os Árabes. Qual o nome dele?

5. Uma história da ciência latino-americana determina outro marco zero. No capítulo 5, abre-se um parêntese na caminhada eurocêntrica, para apresentar uma outra leitura de ciência. Busca-se entender a influência da relação entre ciência e tecnologia no desenvolvimento na América pré-colombiana de altas culturas – com conhecimentos avançados em arquitetura, engenharia, agronomia, astronomia, medicina e matemática – como a civilização inca. Na sua opinião, qual a importância da (re) valorização desses conhecimentos para a história dos países latino-americanos?

6. Idade Média: noite dos mil anos ou ...? A Idade Média ou “Noite dos mil anos”, como descrita por alguns historiadores é o milênio transcorrido entre o término da idade antiga (século IV) e o surgimento do Renascimento (século XV). Esse período da história é envolvido em muitas fantasias e preconceitos, usualmente se descreve como o tempo durante o qual não se produziu conhecimento. Com base, no estudo do capítulo 6, é possível fazer uma outra leitura da ciência medieval. Dessa forma, comente as principais contribuições desse período para o florescimento da ciência moderna.

7. O Renascimento foi um movimento cultural iniciado na Europa por volta do século XV, que acima de tudo acarretou mudanças de mentalidade, comportamento e atitude. Através do capítulo 7, O Renascimento: uma nova aurora, estabeleça as principais mudanças ocorridas na área das “invenções” e da ciência após o movimento renascentista. Não esqueça de mencionar as contribuições de Leonardo da Vinci!

8. Chegamos a um período em que paradigmas tidos quase como imutáveis são rompidos. Isso só ocorre porque regras e verdades são violadas. A migração do geocentrismo para o heliocentrismo não se traduz apenas numa leitura mais aproximada do Universo. Há rupturas com o senso comum e com o fundamentalismo religioso. Um e outro foram e são impedimentos na (re) leitura que a ciência fez e faz do mundo natural.
Responda:Qual a diferença entre geocentrismo e heliocentrismo? Como é este Universo que habitamos?

9. Que fatos/acontecimentos marcaram a Revolução Química?

10. Comente as seguintes frases:
. O século XIX foi o grande século da química.
. Os estudos mais desenvolvidos no campo da física, no século XIX foram sobre a eletricidade e, na continuidade, sobre o eletromagnetismo.
. Darwin é considerado o "Newton da Biologia".

11. Em torno da virada do século XIX para o século XX a ciência parece quase se impor como detentora de uma nova ordem: significativas descobertas, particularmente aquelas referentes à natureza da matéria, determinam excepcionais avanços tecnológicos que por sua vez eterminam uma nova maneira de viver. Isso parece fazer com que os cientistas se estreitem em certezas e incertezas. Indique quais são essas certezas e incertezas que o capítulo 11 menciona.

12. O autor menciona uma música clássica “Aleluia”, do oratório O Messias de Händel para falar da ciência do Século XX. Que tipo de relação o autor procurou fazer quando menciona essa música?

13. Será que a ciência ajuda a aumentar o fosso entre países adiantados e países pobres?