Ads 468x60px

Pages

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Faltam apenas 90 minutos para descobrirmos o time sul-americano no mundial.

Ontem, em um dos palcos mais importantes da América, o Centenário, Penãrol e Santos ficaram no 0 a 0 em jogo válido pela final da Libertadores. O jogo, apesar do placar, foi bom, várias chances para os dois lados. No primeiro tempo, o time uruguaio foi melhor e teve algumas chances, graças a péssima marcação da dupla de zaga santista, mas acabou perdendo gols que não se pode perder em uma final como essa. O Santos teve em uma cabeçada de Bruno Rodrigo no travessão sua única boa chance nos primeiros 45 minutos. Neymar estava apagado e acabou tomando cartão amarelo por simulação, para mim de forma injusta mesmo eu tendo achado que não foi falta. O craque santista foi para o intervalo reclamando que o juiz estava o ameaçando de expulsão, melhor para o time da casa, pois dessa forma ele não estava dividindo bola alguma.
No segundo tempo, o time brasileiro voltou melhor, teve mais posse de bola e criou duas grande chances, ambas com Zé Eduardo. Em uma delas ele levou ao azar, depois de cruzamento de Alex Sandro ele cabeceou bem, mas a bola acabou saindo, na outra, ele perdeu chance incrível que não pode ser perdida em uma final de Libertadores, principalmente em um jogo tão disputado, frente a frente com o goleiro ele chutou no único lugar onde não podia, em cima do goleiro adversário. O Peñarol foi para a pressão final, botou fôlego novo, mas com grandes atuações de Adriano e Alex Sandro (este ainda foi bem ofensivamente também) o time brasileiro se segurou e leva uma bela vantagem para o jogo de volta.
Bom resultado para o time paulista, mas ainda falta muito para ser campeão, afinal um time que eliminou o Internacional (melhor time brasileiro da última década nesse tipo de competição) em sua casa, merece respeito, e muito. A presença de Neymar na finalíssima é algo a ser comemorado também, pois achei que ele seria expulso ontem.
Dia 22 tem mais, e esperamos que o Santos possa contar com seus 4 titulares ausentes ontem, principalmente com o seu maestro, Paulo Henrique Ganso. 

Assista aos melhores momentos da primeira partida:


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco da Gama campeão da copa do Brasil.

O Vasco conseguiu, hoje, sagrar-se campeão da copa do Brasil acabando com um jejum e conquistando, automaticamente, uma vaga na Libertadores do ano que vem.
O Couto Pereira estava completamente lotado, a festa era maravilhosa, e quando a bola rolou o jogo não decepcionou. O Coritiba tentou fazer a pressão inicial, típica de quem joga em casa e precisa do resultado, mas quem conseguiu o gol no início foi o time visitante. Após bela enfiada de bola de Diego Sousa, Éder Luis foi ao fundo e rolou para Alecsandro só empurrar para as redes. O treinador do Coxa respondeu tirando o volante Marcos Paulo para a entrada do atacante Leonardo, formação que para mim deveria ter iniciado o jogo. Após bola levantada na área pelo jogador que havia entrada, Jonas escorou e Bill fez o gol. Ainda no fim do primeiro tempo, Davi deixou a bola passar para Rafinha que finalizou, no rebote, o próprio Davi virou para o Coxa. 
O Coxa precisava de mais um gol no segundo tempo para levar o título. O Coritiba tentava o seu gol, mas quem fez foi o time carioca. Éder Luis chutou de fora da área e Édson Bastos tomou um frangaço. O Coritiba não desistiu em momento algum, e acabou premiado, Willian pegou sobra de bola na entrada da área e acertou um chutaço, golaço. No fim foi pressão total, penaltis reclamados (sem razão), muitas bolas na área, Fernando Prass no chão. Mas não deu, deu Vasco. O Coritiba foi melhor o jogo todo, mas o melhor em campo foi Éder Luis.
A torcida do Coxa aplaudiu seu time, que lutou até o último segundo de jogo.
Parabéns ao Coritiba pela bela campanha que fez e pelo ótimo futebol jogado no primeiro semestre. 
Parabéns ao Vasco que após um péssimo início de ano, contratou peças importantes, melhorou muito seu time e, acabou tendo seu semestre coroado com o título de hoje.
Comemorem vascaínos, pois a festa é justa.

Assista aos melhores momentos do jogaço:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, um fenômeno.

 Se eu fosse falar todos os prêmios que este craque recebeu e todas as suas conquistas gastaria muitas linhas, mas só algumas citações já são capazes de demonstrar a grandeza do melhor jogador brasileiro que eu vi jogar. O Fenômeno tem duas copas do mundo, foi eleito 3 vezes o melhor jogador do mundo e é o maior artilheiro da história das copas. Isso sem citar o fato do exemplo de superação que sempre foi e sempre será para todos, superando sempre seus limites e suas graves contusões.
 Ronaldo começou sua carreira no São Cristóvão, acabou oferecido a São Paulo e Botafogo, que não quiseram o jogador, o time paulista, inclusive, se recusou a dar 25 mil reais pelo passe do jogador, oferecendo apenas 15 mil, mais tarde ele acabou acertando com o Cruzeiro, onde começou a deslanchar para o mundo.
 No Cruzeiro, ele começou a brilhar, e rapidamente, foi cobiçado por grandes times europeus como a Inter e o PSV. Ele conquistou a copa do Brasil e foi artilheiro de algumas competições, conseguindo suas primeiras convocações para a seleção brasileira. Terminou o ano no Cruzeiro com uma média de aproximadamente um gol por partida, e pouco antes da copa de 1994 acabou vendido ao PSV, da Holanda, por 6 milhões de dólares. Ele acabou disputando a copa de 1994, mas acabou não participando dos jogos.
Assista a um gol curioso que o craque marcou pelo Cruzeiro:



  No time holandês ele seguiu marcando muitos gols e mantendo sua média perto de 1 gol por jogo. Mas ele seguia como alvo da Inter. 
 Ele foi para as Olimpíadas de 1996 em Atlanta, atrás de um título que o Brasil não tinha ainda, porém conseguiu apenas uma medalha de bronze. Acabou nem voltando para o time holandês e acertando com o todo poderoso Barcelona que pagou 20 milhões de dólares pelo seu passe. Acabou ficando apenas um ano na equipe catalã, onde conquistou o seu primeiro título como melhor jogador do mundo, além da copa do Rei e também a artilharia do campeonato espanhol com 34 gols em 37 jogos. Foi quando a Inter de Milão acabou, finalmente, contratando o jogador, ao pagar a sua multa rescisória de 32 milhões de dólares.
No clube italiano, Ronaldo seguiu marcando muitos gols e obteve mais um recorde, foi o brasileiro que mais marcou em sua primeira temporada na Itália, lá ele conquistou, novamente, o título de melhor jogador do mundo. 
  O Brasil tornou-se franco favorito para a copa de 1998 já que tinha o melhor jogador do mundo dos dois anos anteriores. Tudo ocorria como o esperado e o Brasil estava na final da copa, enfrentando os donos da casa, os franceses. Esse é um capítulo que nem vou citar muito, pois não temos uma explicação convincente até hoje e esse episódio é muito pequeno na história de um gigante como este.
No final do ano de 1999, Ronaldo teve uma lesão no joelho e foi obrigado a parar por 5 meses. Passado esse período ele retornava aos gramados em um jogo contra a Lázio, quando acabou se machucando de maneira gravíssima e chocante, como mostra o vídeo a seguir:


  A nova lesão o afastaria dos gramados por mais um ano, aproximadamente, e todos começavam a botar em dúvida a sua volta ao futebol, achando que ele não atuaria mais como anteriormente.
Em 2001 acabou não atuando em muitas oportunidades, mas mesmo assim acabou convocado para a copa de 2002 pelo técnico Luis Felipe Scolari. Essa copa marcou a volta do Fenômeno, ele foi artilheiro com 8 gols marcados, sendo dois deles na final contra a Alemanha. O gol nas semi-finais contra a Turquia é tido por muito como um dos mais bonitos e importantes de Ronaldo pela seleção brasileira, já que na ocasião as equipes empatavam por 0 a 0 em um jogo muito difícil.

 Ao voltar para a Inter o jogador começaria "supostamente" a forçar sua saída da equipe, o Barcelona passava por crise financeira e acabou não conseguindo levá-lo de volta, então surgiu o galáctico Real Madrid e pagou, aproximadamente, 40 milhões de euros.
Ao chegar no Real, Ronaldo era colocado em dúvida, afinal ele era ídolo do maior rival do Real Madrid, o Barcelona, numa que para mim é a maior rivalidade do mundo. Aos poucos, ele conseguiu conquistar a torcida madrilenha. Um time formado por grandes jogadores como Zinedine Zidane, David Beckham, Luis Figo entre outros, mas que acabou não conseguindo conquistar nenhuma Champions League, principal objetivo do clube. Na copa do mundo de 2006, a última disputada pelo jogador, Ronaldo bateu mais um recorde, tornando-se o jogador com maior número de gols na competição, 15, superando o francês Just Fontaine.
Assista a todos os gols marcados por ele em copas do mundo (1998, 2002, 2006):


 Após a copa, com a chegada de Van Nistelrooy a Madrid, Ronaldo acabou ganhando um concorrente e perdendo espaço o que fez com que ele optasse por sair do Real para jogar no Milan.
Com a transferência para o Milan, ele acabava atuando, novamente, em dois times de grande rivalidade, porém sua passagem por lá foi curta, devido à uma contusão. Para muitos ali era o fim de sua carreira. Veio para o Brasil treinar e acabou sendo contratado pelo Corinthians. Ganhou um campeonato paulista e uma copa do Brasil, mas acabou não conseguindo dar o título que o time paulista tanto queria, o de campeão da Libertadores. Após a eliminação da copa Libertadores de 2011 para o Deportivo Tolima, ele optou por encerrar sua carreira devido ao fato do seu corpo não aguentar mais a rotina do futebol.
Assista à um golaço marcado com a camisa do Corinthians:


  Ontem, ganhou a chance de encerrar sua maravilhosa carreira na seleção. Jogou por apenas 15 minutos e teve 3 chances de deixar o seu gol, mas pecou nas conclusões. Quando foi ao centro do campo, acabou pedindo desculpas por não ter conseguindo seu final feliz na seleção (com gol no amistoso de sua despedida contra a Romênia), mas nada disso apagará a brilhante carreira de Ronaldo, principalmente, com a amarelinha.

  Obrigado pelos lances que você proporcionou a todos os fãs do futebol mundial, como eu; Pelos gols; Pela copa do mundo de 2002;  E por todas as outras alegrias que trouxe ao povo brasileiro e, acima de tudo, ao futebol mundial.

Assista a 10 golaços que o Fenômeno marcou:

Opinando sobre a convocação final da copa América.

Convocados:

Goleiros:
Julio Cesar (Internazionale)
Víctor (Grêmio)

Laterais:
Dani Alves (Barcelona)
Maicon (Internazionale)
Adriano (Barcelona)
André Santos (Fenerbahce)

Zagueiros
Lúcio (Internazionale)
Luisão (Benfica)
David Luiz (Chelsea)
Thiago Silva (Milan)

Volantes:
Lucas (Liverpool)
Elias (Atlético Madrid)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)

Meias-Atacantes:
Ganso (Santos)
Elano (Santos)
Jadson (Shaktar)
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Lucas (São Paulo)

Atacantes (centroavantes):
Alexandre Pato (Milan)
Fred (Fluminense)

Foram cortados: Jefferson (Botafogo), Fábio (Cruzeiro), Henrique (Cruzeiro), Anderson (Manchester United), Thiago Neves (Flamengo), Leandro Damião (Internacional) e Nilmar (Villareal)

Gostei da convocação entre os que já tinham sido pré-escolhidos. Acho Jefferson melhor que o Víctor, e não vejo futebol à nivel de seleção no Jádson, mas isso não alterará tanto assim. Só tenho medo de que se o Ganso ficar fora por algum motivo, Jádson seja o único responsável por ditar o ritmo do jogo da seleção.
Fiquei com medo de que o Mano Menezes não levasse os dois jogadores machucados, Pato e Ganso, mas ainda bem que ele levou. Porque no meu modo de pensar, os dois até com uma perna a menos são melhores que seus concorrentes na seleção, no momento. Espero que ambos se recuperem bem e que tragam esse título para o Brasil. 
Fred acabou levando a melhor sobre Leandro Damião por ter mais experiência, acredito. Acho que nesse ponto o Mano acertou, já que temos vários jovens no time já, como Lucas, Ganso e Neymar.
Agora esperaremos a estréia no dia 3 de julho e espero que tenhamos em algum momento um Brasil e Argentina com Neymar e Messi.


Brasil e Romênia, mais um jogo de dar sono.

O jogo começou e o time brasileiro começou até bem no jogo, criou alguma chance e, acabou fazendo o gol com Fred após passe de Neymar. Até os 30 minutos o Brasil jogava bem, quando começaria a festa, a seleção melhorou ainda mais. Quando Ronaldo entrou em campo, os outros jogadores criaram uma vontade maior ainda para que o Fenômeno fizesse o gol em sua despedida. Neymar rolou para o Fenomeno e ele quase marcou. Logo depois, Robinho e Neymar fizeram bela jogada e o primeiro rolou para o 9 da seleção, ele concluiu de forma bizarra (mas tem muito crédito). Depois, Neymar foi ao fundo e rolou para Ronaldo, e o goleiro, novamente, defendeu.
O segundo tempo foi ideal para quem precisava pegar no sono, foi muito ruim. 
O fato é que a seleção precisa melhorar muito para a copa América, o periodo de treinamentos antes do torneio poderá ajudar, mas muita coisa precisa ser modificada.

Não tenho nem muito o que falar do jogo, já já postarei opinando à respeito da lista final para a copa América e um post especial sobre Ronaldo, afinal ele não merece estar num post juntamente com esse jogo de dar sono.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Seleção Brasileira: amistosos e convocação.

No primeiro tempo, o Brasil não conseguiu criar nenhuma jogada perigosa, Elano como armador do time não rendia bem. Quem criou duas belas jogadas foi a Holanda, numa delas a zaga brasileira falhou e Afellay concluiu após Van Persie ajeitar de cabeça, porém Júlio Cesar defendeu. Em outra chance, Afellay, novamente, chutou de fora da área para bela defesa do goleiro da seleção brasileira.
No segundo tempo, o Brasil melhorou e passou a criar mais, Fred perdeu chance incrível, mas o Brasil não conseguiu seu gol e nem mereceu consegui-lo. Ramires ainda conseguiu ser expulso, justamente, após falta em Robben. Isso acabou prejudicando o time e principalmente os que tinham acabado de entrar.

Conclusões do jogo: 
  • André Santos não pode ser titular da seleção de maneira alguma, erra muito e ainda falha na marcação.
  • Fred não conseguiu fazer absolutamente nada nessa oportunidade que ganhou do técnico Mano Menezes. Damião foi melhor na chance que teve.
  • Elano é bom jogador, mas não pode ser responsável pela armação do time no 4-2-3-1, que volte o Ganso.
  • Ramires acabou expulso, outra vez, em lance desnecessário.
  • Robinho não anda em boa fase com a camisa da seleção.
Amanhã teremos outro jogo da seleção com algumas modificações. Deverão ser titulares Victor, Maicon, David Luiz, Sandro, Henrique e Elias, respectivamente nos lugares de Julio Cesar, Dani Alves, Thiago Silva, Lucas, Ramires e Elano. Acho que já que o treinador levou esses jogadores, eles devem ser testados, mas num time que joga no 4-2-3-1 sigo sentindo a falta de um meia (central entre os 3 meias) que possa dar ligação ao time.
Vamos conferir amanhã o jogo contra a Romênia, a despedida de Ronaldo e a lista para a Copa América que deverá ser divulgada logo após o amistoso.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Santos na final da Libertadores 2011.

O Santos tinha um jogo difícil no Paraguai, mesmo após ter vencido no jogo de ida o Cerro Porteño por 1 a 0 no Pacaembu. Porém, sua tarefa foi muito facilitada quando logo aos 2 minutos, Zé Eduardo fez o gol em bola levantada na área por Elano. Com esse placar, o time Paraguaio precisaria de 3 gols para conseguir sua classificação. O técnico logo mexeu na equipe colocando o "novo Messi" em campo, mas a grande verdade é que de novo Messi, Iturbe não tem nada, é bom jogador, mas não passa nem perto do melhor do mundo. Depois de uma bola chutada para frente pela zaga santista, Neymar partiu atrás dela, mas o zagueiro foi quem tocou na bola buscando o recuo para o goleiro, ele só não contava com a terrível falha de Barreto. A situação alvinegra era cada vez melhor.  O Cerro conseguiu diminuir, após escanteio, Benítez subiu e acertou bela cabeçada. Ainda no primeiro tempo, Arouca puxou contra-ataque e deu a bola para quem entende, Neymar, o craque puxou para a direita e acertou bom chute, fazendo 3 a 1 para o Santos.
O segundo tempo foi completamente diferente do primeiro, o Santos deixou de jogar bola e o time Paraguaio cresceu muito na partida. Aos 15, Lucero pegou rebote e fez o segundo do time da casa. O Cerro pressionava demais, Rafael fazia algumas defesas e Durval salvava o time em inúmeras oportunidades. Perto do fim do jogo, Fabbro fez linda jogada e acertou um chutaço, golaço. O Cerro ainda precisava de mais dois gols. O jogo passou por uma grande paralisação, pois o treinador santista, Muricy, foi atingido por um objeto que veio das arquibancadas, lamentável. Melhor para o Santos que esfriou o jogo com a parada. O Cerro ainda foi pra pressão, Rafael e a trave salvaram o Santos. No último lance do jogo Edu Dracena foi expulso e desfalcará o peixe na primeira partida da decisão.
No fim do jogo, a torcida do Cerro aplaudiu todo o empenho do time que segue sem conseguir chegar a uma final de Libertadores. O time brasileiro aguarda o confronto entre Velez e Peñarol para saber seu adversário, mas quem vier será difícil. O Velez é muito melhor tecnicamente, porém o Peñarol merece bastante respeito pela tradição na Libertadores e por ter eliminado bons times na atual edição do torneio, como o Internacional.
O último jogo da competição será realizado no Pacaembu, pois os dois possíveis adversários na final foram piores do que o Santos na fase inicial da competição.
Não teremos jogos na próxima semana pela Libertadores, somente no dia 15 de junho.

Assista aos gols da partida: