sábado, 12 de janeiro de 2008

Das relações...

Nos últimos meses, mais do que nunca, tenho vindo a reflectir, com especial afinco, sobre as relações interpessoais, as suas características, os vários carizes e matizes que podem assumir. A realidade é que, nos últimos meses, me dei conta de que "estar em relação com alguém" é, sem dúvida, um universo em si mesmo. Dei-me conta da importância da clareza dos objectivos e vontades com quem ela é estabelecida, da importância da sintonia e paridade entre os interlocutores da comunicação nela consubstanciada. "Paridade" e "honestidade", "assertividade" e "naturalidade" (numa linguagem mais vulgar "à vontade"), tornaram-se variáveis incontornáveis.
Quanto à paridade e honestidade, estas são condições sine qua non para que a relação se constitua e se aprofunde. Consubstancia-se através da clareza das intenções, dos comportamentos, dos sentimentos e das emoções de cada um dos agentes. Não quero com isto dizer que se deva antever o futuro da dita relação (ainda que isso também seja importante), mas que, sobretudo, se valorize o presente da mesma, isto é, que no momento específico da experiência efectiva de relação, os intervenientes consigam atingir (e nomear/descrever para si e/ou ao outro) uma relativa sintonia. Pelo menos para mim, tornou-se clara a necessidade de saber exprimir o que sinto, no momento, pela pessoa e que essa pessoa sinta o mesmo por mim e o saiba expressar (mesmo que através de meios não verbais). No fundo, tornou-se clara a noção de "correspondência"...é importante que uma pessoa se sinta correspondida.
O mais curioso é que, finalmente, pude constatar que a expressão de sentimentos, arrisco, a "correspondência" de emoções, o afecto e demais manifestações (tantas!) decorrem necessária e naturalmente da honestidade e paridade de que falei. Uma vez clarificadas as intenções, o dito "à vontade" surge sem que pensemos muito sobre isso. Isto é, chega-se à conclusão de ser a própria paridade o que nos leva a sentir que somos escutados, compreendidos, acarinhados, acolhidos, e que é nesse espaço de empatia, abertura, verdade e escuta, que podemos, sem que nos apercebamos, mostrar aquilo que somos e sentimos, aquilo que pensamos, falar sem que tenhamos de proferir quaisquer vocábulos, e o nosso interlocutor, também ele sem dizer seja o que for, nos consegue afirmar que nos ouve e que nos ama.

Foi isto que eu finalmente descobri...mas que, infelizmente, ainda não tenho.


Gasparzinho

sábado, 22 de dezembro de 2007

domingo, 25 de novembro de 2007

Sondagem - Eleições para a Ordem dos Enfermeiros 2008- 2011 (ALTERAÇÃO)

A Tertúlia está a realizar uma sondagem acerca do comportamento dos colegas enfermeiros nas eleições para os Órgãos Sociais da Ordem dos Enfermeiros (OE) para o mandato 2008-2011.

Temos por objectivo promover a participação dos nossos colegas enfermeiros nestas eleições para que a lista eleita tenha legitimidade e representatividade junto das entidades responsáveis pela Saúde no nosso país e que condicionam, concomitantemente, a profissão de Enfermagem e a Saúde em Portugal.

Se for enfermeiro dê o seu contributo à nossa sondagem (de acordo com a Secção Regional da OE a que pertence) e exerça o seu direito e dever de votar no dia 13 de Dezembro, enquanto cidadão e enfermeiro em Portugal!


Bem hajam.


Gasparzinho

Ordem dos Enfermeiros - Eleições 2008-2011


Dia 13 DE DEZEMBRO DE 2007 realizar-se-ão as eleições dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros para o mandado 2008-2011. É importante que a nossa classe se una e vote significativamente numa das listas concorrentes para que se possa legitimar a eleição e assim podermos ter uma Ordem representativa e com peso suficiente para influenciar o rumo da profissão junto dos nossos governantes.

Poderão aceder a informações oficiais através do link: INFORMAÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS DA ORDEM DOS ENFERMEIROS.

EU VOU VOTAR!

Gasparzinho

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

"A GIRL LIKE ME"...Do racismo e xenofobia.

A GIRL LIKE ME

Kiri Davis (realização)
Reel Works Teen Filmmaking (produção)
Estados Unidos da América, 2005


Este filme foi realizado por uma estudante liceal norte-americana, repetindo um exercício originalmente colocado em prática a meio do século XX. Os resultados foram (assustadoramente) semelhantes.

Dá que pensar...

Gasparzinho

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Conselho do dia:


TENTAR SER PRÍNCIPE, PORQUE SER REI ACARRETA SER-SE MENOS LIVRE E MENOS SIMPLES.


Leia-se o conselho à luz da Psicologia.


Gasparzinho

domingo, 7 de outubro de 2007

Ella Fitzgerald e Dinah Shore

Primavera no Outono...

'BLUES' MEDLEY

Ella Fitzgerald
Dinah Shore

"The Dinah Shore Show"

Gasparzinho