quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ritmos e Danças!

A Milonga originou-se de uma forma de canto e dança da Andaluzia, Espanha, que, nos fins do século XIX, popularizou-se nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires. Há versões que atribuem origem africana, tanto que defendem que o termo milonga signifaria "palavra" em banto.                                                                                                                                                                                                                                            Tango:                      

Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina.
                                                       
                                                             

Colônia do Sacramento (uma das principais cidades turisticas do Uruguai).

Fundada por portugueses em 1760, a cidade de Colônia do Sacramento foi, por muitos anos, um enclave luso dentro do território dominado pela coroa espanhola. Cercada de altos muros e fortificada por dezenas de canhões resistiu durante 150 anos ao assédio espanhol. Sua localização estratégica guardava um trecho importante do Rio da Prata e fazia oposição constante à crescente Buenos Aires. Foi conquistada não pela armas, mas sim por meio de negociações. Isto permitiu que grande parte do seu patrimônio arquitetônico fosse preservado até hoje. Suas ruas calçadas com pedra, seus muros e portões e as casas centenárias construídas no estilo português são uma atração única nesta região. Passear por suas ruas estreitas e silenciosas é como viajar de volta ao passado.

Economia e Moeda do Uruguai

(O peso é a moeda corrente oficial do Uruguai. Um peso Uruguaio equivale a 10 centavos de real).

A moeda nacional é o "Peso Uruguayo". A economia uruguaia está baseada na produção de gado. O ganado ovino e bovino são os mais importantes; carne, lã, couro e outros subprodutos constituem as principais exportações. Eles também têm produções de menos importância na sua econômia como a produção agrícola, entre eles, o linho, o arroz, e a beterraba.
Os recursos minerais são escassos, mas a indústria tem crescido graças às importações de combustíveis e matérias primas. A principal indústria é a alimentar, seguida pela têxtil e a química. Além disso, a rede de estradas é boa e o turismo cresce rapidamente. O turismo e os serviços financeiros constituem importantes recursos econômicos.

Montevidéu (Capital do Uruguai)

Montevidéu (em castelhano Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes no país. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio Prata e é a cidade latino americana com a maior qualidade de vida. Se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo.
Em 2004, possuia uma população de aproximadamente 1.325.968 habitantes. Porém, considerando sua área metropolitana, Montevidéu alcança 1.668.335 habitantes, aproximadamente a metade da população total do país.
A cidade se encontra em uma zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de movimentação de cargas do Mercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma um porto natural, sendo o mesmo o mais importante do país, pela qual entram e saem as mercadorias que se exportam e importam.

Curiosidades (Como surgiu o futebol uruguaio).

Futebol no Uruguai foi introduzido pelos britânicos. Por volta de 1890 existiam
no País, centenas de ingleses, que exerciam suas atividades nos frigoríficos . O Uruguai era um grande exportador de carne bovina
para a Europa, e tinha uma econômia bastante sólida. Estes funcionários ingle-
ses, nas horas de folga, promoviam partidas de futebol. O esporte se populari-
zou, e logo foram fundados clubes para a prática deste esporte. O futebol tinha
no criquet(criquet é considerado um desperto parecido com basebal), esporte de origem inglesa, um grande rival. Com a popularidade alcan-
çada pelo futebol, o Uruguai teve uma hegemonia no cenário internacional, tendo
conquistado o bi campeonato olímpico ( 1924 e 1928). A FIFA, ao promover a Pri-
meira Copa Mundial de Futebol, em 1930, escolheu o Uruguai como país sede
  graças a grandeza do futebol uruguaio. A Copa contou com 14 participantes, sen-
do 9 da América e apenas 5 da Europa. Este baixo número de europeus se deve
  aos custos de transporte e a demora das viagens de navios.
Como curiosidade, o clube mais popular do Uruguai, o Penharol, teve alteração
da sua denominação. Fora fundado com o nome de CURCC ( Central Uruguay
Railway Criquet Club) e até 1910 já havia conquistado o campeonato nacional,
em inúmeras oportunidades. O campeonato de 1905 foi marcante para CURCC.
Sagrou-se campeão, vencendo todos os seus jogos e não sofrendo um gol
sequer. Na primeira metade de 1900 o seu rival era o Wanders Montevideu.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A história do Uruguai

    O registo da história do Uruguai se inicia com a chegada dos primeiros europeus no território no início do século XVI. A Espanha e Portugal tentaram colonizar o futuro Uruguai. Enquanto Portugal tinha por base a Colônia do Sacramento, a Espanha ocupava Montevidéu ( fundada no século XVIII, e hoje atual capital do Uruguai). No início do século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, o que incluiu o Uruguai. O território Uruguai foi disputado pelo Brasil (quando ainda era colônia de Portugal), e pela Argentina (com o reinado da Espanha).
    O Brasil sob domínio de Portugal, havia ocupado a área em 1811 e a anexado em 1821. Mas uma nova revolta iniciou-se a 25 de Agosto de 1825. O Uruguai se tornou uma nação independente com o Tratado de Montevidéu, de 1828.

teste

Postagem de teste do blog do Uruguai