terça-feira, 3 de julho de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 28 de Junho de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito das falhas na saúde pública da cidade. Que “O trabalho profissional é excelente, o que falta é estrutura e espaço, que o poder público deveria disponibilizar. Ficamos aqui cobrando, até implorando para que atendam a população, mas muitas vezes os bairros são deixados de lado e só quem é atendido é o centro”, destacou. Comentou o discurso do presidente da Associação de Moradores do Bairro Velha Grande, Ermindio Buenos. “Tudo aquilo que você falou aqui, nós já vínhamos solicitando melhorias nestes quatro anos de mandato”, ressaltou. 
O parlamentar falou também a respeito da Rua Emil Wehmuth. “Aqueles R$ 2,6 milhões para reurbanização, que não seja feito apenas o calçamento. Que seja colocado luz no local e tudo aquilo que o povo merece”, disse.
Finalizou comentando sobre o Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic) do bairro Velha Grande. “Fizeram alguns reparos e chamaram de reforma. Não dá para entender em pleno século XXI alunos saindo da sala por causa de goteiras”, desferiu.   


Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 26 de Junho de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito das eleições 2012. Que em época de eleição, problemas que não podiam ser resolvidos antes, começam a serem solucionados. “Acho interessante o que acontece em época de eleição. Antes não dava fazer uma terraplanagem, por exemplo, agora dá”, desferiu. Disse que há audiências públicas de “impacto”, que acontecem durante o período eleitoral. “Fico feliz com elas, só não entendo por que não aconteceram antes. O terreno da Água Verde onde se pretende fazer o terminal de ônibus já estava disponível há 10 anos”, destacou.
 O parlamentar afirmou que torce para que essas ações sejam concretizadas. “Como o terminal das Itoupavas, vai haver a audiência pública. Mas será que realmente vai acontecer, ou vai ser só para o povo aplaudir? Não podemos mais brincar com o nosso povo”, frisou. Contou que fica impressionado com tantas ordens de serviço sendo assinadas, “deveria ter eleição todo o ano, daí o povo seria atendido”.
   Vereador Vânio fez um apelo ao líder do governo, vereador Fábio Fiedler. Pediu que fosse feito o alinhamento do meio-fio, no semáforo da Rua José Reuter com a Johann Ohf. “Tiraram o poste e deixaram esse obstáculo na rua. Todo final de semana tem defunto lá”, disse. Reconheceu que há um pouco de imprudência, mas acredita que a responsabilidade dos acidentes se deve em sua maioria a obra não concluída



terça-feira, 26 de junho de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 21 de Junho de 2012


O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito do deslizamento ocorrido na região da Nova Rússia, bairro Progresso no dia 20/06/2012. Contou que visitando vários bairros da cidade, pôde perceber a preocupação dos moradores com a previsão do tempo. “O nosso povo não está conseguindo uma resposta, não se sabe quem realmente está na área de risco. Mas é necessário também fazermos a nossa parte, colocando calhas que direcionem a água da chuva para a tubulação, para que assim não caiam no nosso terreno e o amoleçam.”
 O parlamentar ressaltou que outro ponto importante nesta questão, é o desassoreamento dos ribeirões. “Sabemos que tem verba para isso. É algo que serviria para amenizar o medo das pessoas que moram na beira do rio”, destacou.  Mudando de assunto, Salm contou que os moradores da rua Franz Volles, no bairro Itoupava Central, estão preocupados, pois alguns “malandros” estão fotografando as casas com celulares. “Gostaria que a polícia pegasse este pessoal pra ver o que eles querem com essas fotos”, disse.






Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 19 de Junho de 2012.


O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento dizendo que quando faz críticas, muitas vezes não é levado a sério por ser da oposição. “Podemos ver pelos discursos dos moradores, como estão os Ambulatórios Gerais e Estratégias da Saúde da Família. Além disso, disseram aos moradores da rua Johann Hadlich  que a rua seria asfaltada, que estava no convênio de R$ 30 milhões do Badesc e nada aconteceu”, comentou.
Prosseguiu falando a respeito da gripe A. “Queremos saber por que o povo não é atendido. De quem é a responsabilidade? Se nós somos os representantes do povo, nós temos que brigar para que isto aconteça”, disse. O parlamentar ressaltou que é preciso que a população se cuide, lavando as mãos e evitando lugares lotados.
O parlamentar finalizou o seu pronunciamento falando a respeito da lei seca. “Ninguém respeita essa lei. Muitos já foram presos dirigindo bêbados, muitos já mataram por transgredir a lei”, disse. Dia 15 de junho foi o Dia do Combate da Violência ao Idoso, o parlamentar abordou o assunto. “Em Santa Catarina acontecem 90 mil agressões a idosos todos o anos”, informou.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 14 de Junho de 2012.


O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando que participou de uma reunião com o Conselho Regional de Saúde do bairro Velha. “Ouvimos deles o que tinham a dizer e cobrar. Foram relatos de situações que não poderiam estar acontecendo em Blumenau”, contou. O parlamentar disse que os moradores encontram grandes dificuldades em conseguir atendimento nos Ambulatórios Gerais e Estratégias de Saúde da Família.Vereador Vânio contou que Há grandes problemas físicos nos AGs e ESFs da região, estão caindo aos pedaços. Não dão a condição necessária para os profissionais atenderem à comunidade”, desferiu.
Vereador Vânio afirmou que isso acontece por falta de critério e compromisso da Secretaria Municipal de Saúde. “Foi dito que o ESF Walter Reiter iria para um lugar melhor, não aconteceu. Isso é falta de comprometimento com os funcionários e com a população”, destacou. Disse que muitas vezes os hospitais mandam os pacientes para os postinhos de saúde, mas os postinhos nem sempre têm condição de realizar o atendimento. “Gostaria que todos os vereadores fizessem uma visita a esses locais para sentirem pelo que a população está passando”, afirmou.
O parlamentar finalizou o seu pronunciamento falando a respeito da Rua Lorenço Mafra. “Chega de o Executivo brincar com a população dessa rua”, disse. O vereador contou que a prefeitura colocou barro no meio da via e alega que não tem caminhão para tirar. “Ontem foram lá retirar os meios fios que tinham colocado, estão dizendo que esses são ruins, vão ter que trocar de empresa. Essa rua está que nem a gripe A, está na UTI”, desferiu.

 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 12 de Junho de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando que “Gostaria apenas de agradecer pelas coisas boas, mas infelizmente não é possível”. O parlamentar argumentou que no Bairro Velha, muitas obras não são concluídas. “Após a manifestação de moradores da Rua Lourenço Mafra começaram a instalar os meio-fios. Aguardamos ansiosos a conclusão dessa obra”, disse. Contou que próximo ao terminal da Velha foi asfaltado parte da estrada. “Faltam mais cento e poucos metros para completar. Na rua que dá acesso ao Centro de Educação Infantil Professor João Bertoldo Petry, qualquer chuva que acontece enche de lama. Na Velha parece que tudo fica pela metade, afirmou.
Vereador Vânio contou que ficou satisfeito com o semáforo instalado entre as Ruas José Reuter e Johann Ohf, mas reclama que a obra não foi terminada. “Quem passa lá tem dificuldade, as pessoas chegam a infringir a lei e passar por cima da calçada porque foram deixados obstáculos no caminho”, ressaltou. Vânio afirmou que a Hering Omino fez um belo trabalho, construindo quase um quilômetro de calçada e muro, “mas a prefeitura até hoje não concluiu a sua parte nivelando a rua”, disse. O parlamentar falou da ponte na rua Franz Muller. “Vai deixar aqueles moradores isolados se nada for feito. O Executivo não faz a coisa acontecer como é de merecimento de quem paga seus impostos em dia”, concluiu.





Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 05 de Junho de 2012.


O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento justificando a ausência do Vereador Vanderlei na Sessão Plenária. “Ele está em Brasília participando de uma reunião do Conselho Nacional de Cidades”, disse. Afirmou que o Conselho Nacional das Cidades visa o setor de: Mobilidade Urbana, Programa Paz no Trânsito, plano de trabalho dos (Grupos de Trabalho) nas áreas de conflito e moradia social, criação de Grupos de Trabalho de Assistência Técnica, entre outros
Vereador Vânio continuou parabenizando os moradores da Rua Lorenço Mafra pela manifestação, realizada no dia 4 de Junho em prol da pavimentação da rua. “Foram 30 minutos de um protesto pacífico e muito bem organizado, demonstrando a insatisfação dos munícipes com a falta de uma atitude do Executivo”, destacou.  O parlamentar afirmou que uma ordem de serviço foi assinada há dois anos, mas a obra não é feita. “O pessoal está cobrando muito. Puderam fazer o protesto sem preocupação, por causa da proteção oferecida pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar”, destacou.
O parlamentar continuou demonstrando sua indignação em relação à espera para se marcar consultas nos hospitais de Blumenau. “Minha esposa queria marcar uma consulta para meu filho dia 1º, acabou sendo marcada para o dia 25”, comentou. Vereador Vânio afirmou que já são muitos os casos de gripe A confirmados na cidade. “É inadmissível que uma mãe fique sete horas esperando com seu filho doente na fila”, desferiu.
Prosseguiu falando a respeito da Semana do Meio Ambiente. “Quando falamos de meio ambiente, falamos de nossa vida no planeta”, disse.  O parlamentar ressaltou que é necessário falar sobre o assunto. “É preciso que cada um de nós busque empenhar-se na luta por esta causa”. Para concluir, o parlamentar lembrou o feriado de Corpus Christi. “A Eucaristia é o ápice, ou seja, o ponto mais alto da nossa Igreja Cristã Católica que nós respeitamos”, desferiu.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 31 de Maio de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito da aprovação do projeto de lei que autoriza a APAE a utilizar os corredores exclusivos de ônibus. Afirmou que a função de um homem público é defender o cidadão. “Se este cidadão for deficiente então, tem que defender muito mais. O prefeito lavou as mãos em relação à lei que permite aos ônibus da Apae usarem os corredores”, desferiu. O parlamentar elogiou a atitude do presidente da Câmara, Jovino Cardoso, que promulgou a lei. “Dizem que é inconstitucional. Até Cristo passou por cima da lei pra defender os mais humildes”, destacou. Disse que são apenas quatro ônibus, “se fossem 20 ou 30, mas são apenas quatro”, comentou.
Vereador Vânio continuou falando a respeito da situação da Rua Lourenço Mafra. Que o poder público prometeu que no final de 2012, a rua seria pavimentada, porém, até atualmente o rua continua sem calçamento. “O poder público assinou a ordem de serviço no dia 12 de julho de 2010, prometeram que até o natal daquele ano a rua seria inaugurada. As pessoas acreditaram, fizeram festa, comeram salgadinho pensando que o milagre tinha acontecido”, destacou.  O parlamentar contou que há pouco tempo esteve no local com a equipe da TVL e foi prometido que as obras começariam logo, para que as imagens não fossem exibidas e mais manifestações não fossem feitas. Ressaltou que enviou um requerimento ano passado, questionando a demora para o início das obras. “Recebi a resposta que a Rua Lourenço Mafra encontra-se no cronograma de 2011 a 2012. É preciso que expliquem para mim e para os moradores o porquê  do atraso”, disse.
O parlamentar finalizou seu pronunciamento falando a respeito do Dia Mundial do Combate ao Fumo. “Fui fumante e sei como é difícil largar o cigarro. Não adianta tratar depois, é preciso fazer um trabalho nas escolas para que as crianças e adolescentes não entrem nessa”, advertiu. Afirmou que o poder público deve fazer de tudo para evitar que mais jovens comecem a fumar.


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 29 de Maio de 2012.


O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito da insegurança no trânsito da Rua José Reuter. Afirmou que nas últimas semanas foram registrados muitos acidentes na rua, “alguns deles gravíssimos”.  Vereador Vânio contou que em 2009 já havia solicitado algum mecanismo para diminuir a velocidade dos veículos no local. “Houve um acidente há 15 dias lá, um garoto de 17 anos derrubou dois postes. Foram R$ 80 mil de prejuízo pra Celesc”, destacou. Contou que no sábado seguinte novamente um poste foi atingido por um carro nesta rua. “Prejuízo para o usuário do carro, prejuízo pra Celesc”, disse. 
          Vereador Vânio assegurou que um trecho perigoso é no acesso à Rua dos Caçadores. “Onde tem aquela ilha de segurança, que nem é de segurança, porque está sempre quebrada por algum carro”, explicou. O parlamentar disse que a rua está em 11º lugar no ranking das vias onde há mais acidentes em Blumenau.Espero que o poder público tome uma atitude”, ressaltou. 
    Concluiu falando que foi informado que há um projeto para a reurbanização de mil e cem metros na rua, já com orçamento feito. “Espero que seja cumprido”, finalizou.  

ASSISTA AO VÍDEO.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 28 de Maio de 2012.



O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito do Caic da Velha. Que o Caic está com falta de água pois, a caixa de água do local foi interditada pela Vigilância Sanitária, já que estava sem manutenção e limpeza dede 1994. Afirmou que há morcegos alojados na caixa d’água, com muitas fezes contaminando o líquido. “A comunidade está revoltada. Quanto às pessoas que já tomaram desta água? Acho que seria bom fazer exames para verificar a condição de saúde delas”, sugeriu.

Vereador Vânio continuou falando a respeito do calçamento da Rua dos Imigrantes. Destacou que uma emenda do deputado Décio Lima disponibilizou R$ 600 mil para o asfaltamento da Rua dos Imigrantes, localizada no bairro da Velha. Porém, a verba foi desviada para uma obra em uma ponte na Vila Jensen, no bairro Itoupava Central. “Em uma reunião com o secretário de Obras Alexandre Brollo, nós acordamos as obras na Rua dos Imigrantes. Pensei que estava falando com pessoas conscientes”, comentou. Vereador Vânio contou que no dia 21 de Maio houve uma reunião com 40 famílias, onde Brollo deveria estar presente, mas não apareceu. Na sexta-feira, a Comissão da Rua dos Imigrantes juntamente com o Vereador Vânio, irá conversar com ele para encontrar uma solução. “Houve esse convênio de R$ 30 milhões para Blumenau, deveriam usar esse dinheiro para as obras, já que desviaram o da verba que havia sido disponibilizada”, disse, referindo-se à Rua dos Imigrantes.

Finalizou dizendo que quer que até sexta-feira, dia 25, seja resolvida esta situação.

 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 15 de Maio de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento solicitando uma atenção especial a duas situações. Requereu o conserto de uma ponte localizada na Rua Franz Muller, próxima ao CAIC tendo em vista que a ponte pode cair com qualquer enxurrada. Disse ter apresentado uma indicação, em 2011, e ido com um engenheiro até o local. “É a única saída naquela região e com pouco dinheiro pode ser consertada e recuperada”, falou.  Vereador Vânio ainda apontou que a comunidade daquela região “está esquecida”.

Outra solicitação feita pelo Vereador foi a disponibilização de um micro-onibus para transportar 37 estudantes. Ele explicou que na Rua Bruno Ruediger, há quase dois quilômetros que precisam ser percorridos a pé pelas crianças chegarem a E. E. B. Hercílio Deeke ou ao CAIC da Velha, o que coloca as crianças em risco, devido a ausência de residências. “Sabemos que um micro-onibus pode passar lá para que as crianças façam o trajeto com segurança e não no meio do mato”, assinalou. E concluiu pedindo que o poder público dê uma atenção a esta situação, para que as crianças possam ir para a escola com mais dignidade e segurança.

 

 



terça-feira, 15 de maio de 2012

Na Tribuna:Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 10 de Maio de 2012.



O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento convidando a comunidade para uma feijoada em prol do CEI Monteiro Lobato que se realizou no dia 12 de Maio de 2012. Explicou que a feijoada teve por objetivo arrecadar fundos para o término de uma sala que começou a construída, mas a Secretaria de Educação não vai mais bancar a obra. Afirmou que a Associação de Moradores sempre trabalhou junto com a Secretaria. “Quando eu era presidente da Associação, construímos uma sala lá, mas agora a Secretaria não está mais assumindo essa”, comentou.

Continuou anunciando que a Associação de Pais e Professores (APP) vai fazer uma pastelada no dia 15 de julho para concluir a obra. Vereador Vânio assegurou que a construção da sala diminuirá o número de crianças na fila de espera por vaga. Comentou também que não é preciso mais de uma hora parado em um CEI para ver que muitos pais estão procurando vagas para seus filhos, mas não encontram. “Encaminhei um ofício para saber quantas crianças estão na fila de espera para os CEIs, mas eles não respondem, tem vergonha de dar o número”, desferiu.

Concluiu homenageando a todas as mães de Blumenau. “Donas de casa, professoras, operárias, empresárias, advogadas, presidentes, deputadas, catadoras de lixo não importa, domingo é seu dia”, destacou. 

 

 

 


Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 08 de Maio de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento parabenizando o coordenador do Centro de Valorização da Vida, Luis Guilherme, e o secretário geral do Cerene, Elcido Schlüter. “Eles fazem com que a pessoas em dificuldade se recuperem e valorizem a vida”, afirmou.

Continuou contanto que viu no Jornal Nacional uma série falando das rodoviárias do Brasil. Nela foi demonstrada a caótica situação em que se encontram as rodoviárias. Pode verificar que não é só em Blumenau que o Governo não investe nelas, mas em todo o país. Vereador Vânio afirmou que a rodoviária é a entrada da cidade para muitos visitantes, deveria ser o cartão postal da cidade, mas não é. E que “não há nenhum lugar para se comprar uma lembrancinha de Blumenau para algum amigo ou parente em nossa rodoviária”.

Concluiu falando que as rodoviárias deveriam contar com vários policiais para dar segurança e informação aos usuários, “mas não é isso que acontece”. Afirmou que o Executivo deveria dar incentivo para a população usar ônibus e assim haver menos carros nas ruas. “Os prefeitos não cuidam disso, só se fala em aeroportos. A maioria das pessoas que frequentam a rodoviária, são aquelas que não têm dinheiro para carro ou avião. Será que é por isso que eles não dão atenção ao assunto”? Indagou. Finalizou lamentando o falecimento do amigo e vizinho Jobel Marconsini.  


Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenário do dia 03/05/2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito do não atendimento das reivindicações por ele solicitadas. Contou que no início do mandato em 2009 já solicitou junto ao executivo que o Ambulatório Geral da Velha fosse reformado, para que as pessoas que lá são atendidas e trabalham possam o ser com dignidade. Que conversou com o Secretário Marcelo Lanzarin, e mesmo tendo toda a documentação para buscar verbas para a obra, o AG ainda não foi reformado.

Continuou afirmando que lendo o jornal e vendo a seção de publicações legais, pode verificar que dois outros Ambulatórios Gerais serão reformados, mas novamente o AG da Velha não estava incluso no projeto. “Será que é porque sou um vereador do PT, ou será que é porque o deputado que conseguiu a verba é do PT?”, indagou.
Concluiu falando que quando era fiscal de obras, não olhava o partido do vereador que fazia a reivindicação, o tratava com carinho, “e é assim que deveria ser feito com a comunidade”. Vereador Vânio disse que o AG está sem condições de uso para os profissionais e para os pacientes. “Não dá pra brincar com a saúde, nem com o povo”, desferiu.  

      

domingo, 13 de maio de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 26 de Abril de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito da Escola Básica Municipal Prof.ª Zulma Souza da Silva. Que foi chamado, logo cedo, pelos pais de alunos da escola para que ele visse a situação do local. Falou que no ano passado já cobrava melhorias na cobertura do colégio. “Quando cheguei ao colégio não acreditei no que estava vendo. Na recepção quase precisei de um guarda-chuva, eram muitas goteiras lá”, desferiu.

Continuou falando que alguns pais pediram para que os alunos fossem liberados da aula, devido às goteiras. Expôs que a diretora preferiu improvisar um local de estudo do lado de fora da sala. “Quando cheguei lá, vi que a situação era de calamidade”, disse. E que dia 10 de maio será aberto o edital que definirá quem irá reformar a escola. “Se a empresa escolhida for contestada, ela vai ter mais alguns dias para recorrer. Quanto tempo isso vai levar?”, indagou.
Concluiu falando que educação tem que ser prioridade, “temos que dar condições aos professores de educar as crianças como elas merecem”. Vereador Vânio pediu agilidade nas obras da escola. Por fim, disse que viu em um jornal quinzenal a foto de um cachorro próximo as localidades da Furb, fazendo referência a existência de animais abandonados nos mais diversos lugares, com a legenda: Onde estão os defensores de animais? Então questionou: E onde estão os que deveriam ter feito o Centro de Zoonoses?

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 24 de Abril de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito da segurança pública. Que na região da Velha o índice de criminalidade aumentou. Argumentou que os fugitivos do presídio têm o bairro como rota de fuga, “então as famílias ficam com mais medo”. Ressaltou que uma cidade como Blumenau com 313 mil habitantes, e com o aumento de 40% na criminalidade, não pode ficar sem receber policiais. “O governo do estado está fingindo que está governando, foi assim na questão do salário dos professores, é assim na questão dos policiais”, desferiu.
Prosseguiu afirmando que somente o aumento do efetivo não irá resolver a situação, mas esta é uma medida necessária. Vereador Vânio ressaltou que antigamente era possível dormir de portas abertas em Blumenau sem nenhuma preocupação, “hoje não temos mais essa tranquilidade”.
Continuou contando que dois homens fugiram do presídio dia 23/04 e foram recapturados pouco tempo depois assaltando uma residência. Levando isso em conta, concluiu dizendo que os presídios da região não ajudam os presidiários a serem cidadãos, simplesmente após cumprirem a pena os libertam, sem nenhum tipo de ajuda a reintegração com a sociedade. E que é preciso investir na recuperação deles.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 19 de Abril de 2012.



O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento parabenizando os professores da Escola Jonas Rosário Coelho Neves, pelo projeto de cooperativismo desenvolvido junto às crianças da escola. Que visava ensinar que a cooperação parte de cada pessoa, onde as crianças aprendiam que precisavam colaborar com a turma, a escola e a comunidade
Prosseguiu falando a respeito do semáforo que está sendo instalado entre as ruas Johann Ohf e José Reuter. Tendo em vista que no dia 14 de abril de 2011 foi entregue para a Câmara Municipal de Blumenau um abaixo assinado onde 2,5 mil moradores do Bairro Velha forneceram o CPF para requerer a obra. “Gostaria de parabenizar a todos, demorou um ano, mas a atitude está rendendo frutos”, destacou.
Continuou parabenizando, também, o trabalho realizado no Loteamento Verônica Chicatto no Bairro Itoupava Norte. Este local, mesmo quando não havia enchente, sofria inundação, pois a Rua Max Aldemann está completamente assoreada e tomada pelo mato. Vereador Vânio Salm contou que esteve em uma reunião com os moradores, onde foi solicitado também, pela sua experiência como fiscal de obras. Afirmou que um engenheiro foi chamado e prometeu uma solução para esta semana.
Concluiu falando a respeito do Dia do Índio. Assegurou que muitos brasileiros têm vergonha de abordar o assunto. “É difícil ser índio numa terra habitada por maioria de brancos”, ressaltou. Vereador Vânio discorreu sobre a importância deles para o Brasil e ressaltou que “a raça indígena tem que ser preservada, pois ela sabe preservar a natureza”.  

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 17 de Abril de 2012.


O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito do descaso em relação aos moradores da rua Hermann Kratz.Que foi apresentada uma nominata de obras para o Vale do Itajaí, 14 medidas ao todo. “Mas nem as pequenas obras são concluídas”, enfatizou. Disse que ninguém sabe quando a delegacia regional vai ficar pronta e “o dique da Fortaleza está há 20 anos pra ser terminado."
Destacou que ainda não há verba para essas 14 medidas, “mas já está se prometendo que em cinco anos estarão prontas”. Ele disse que este tipo de atitude é que decepciona a população. Afirmou que não é função dos vereadores cobrarem a manutenção de buracos na rua. “Porém, o cidadão que nos elegeu procura a gente, e nós colaboramos”, disse.  
Concluiu dizendo que os vereadores, são taxados até por palavrões, e que, às vezes, as pessoas fazem isso por direito já que não são tratadas de maneira adequadas. Como é o caso dos moradores da Rua Hermann Kratz que são tratados com indiferença pelo poder público.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Plenária do dia 12 de Abril de 2012.



O Vereador Vânio Salm- PT iniciou o seu pronunciamento falando a respeito das obras do Dique do Samae e da ETA II, as quais esteve visitando no dia último dia 11. “Elas são muito necessárias para a população de Blumenau e devem ser concluídas no próximo mês”, afirmou. Assegurou que essa foi uma ótima oportunidade para solicitar algumas melhorias na questão do abastecimento de água na cidade.
Destacou a insegurança que têm vivido os blumenauenses. Que nós vivemos em uma sociedade “co-violenta”, que celebra a brutalidade. Que a coletividade condena publicamente a violência, mas instiga e populariza-a, através dos meios de comunicação. Seja por filmes no cinema, televisão e até mesmo em novelas. Vereador Vânio Salm contou que viu uma mulher assassinando o marido na novela das sete, no dia 11 de Abril. “Nessa hora tem crianças na sala, o que passa na cabeça de um jovem que vê isso?” Indagou.
Mencionou que um estudo diz que aos 18 anos um jovem já viu em média 200 mil cenas de violência, “então eu acredito que o tipo de entretenimento que assistimos, muda a nossa forma de agir”. Baseando-se nisso, ressaltou que temos o dever de cobrar do governo estadual, para que traga mais policiais para Blumenau. Para ele, é a maneira “para que nossos comerciantes, que fazem aqui acontecer o emprego, não morram de medo de trabalhar”.
Concluiu dizendo que é dever do cidadão cobrar para que se cumpra o que foi prometido pelo Estado, à segurança pública. Mas não somente isso, também que as pessoas não devem fazer parte daquilo que gera violência. Que não se deixem influenciar pela mídia, mas que comecem a pensar por si mesmos.