quarta-feira, 26 de julho de 2017

Pastores intocáveis

(Texto retirado de pesquisas na net, mantidos todos direitos e créditos.)

Pastores e líderes que se desviam da sã doutrina
(Resposta a um irmão indignado com o rumo que o evangelho está tomando em nossos dias)

Caro Irmão Aparecido,

Você tem razão. A maioria dos obreiros têm deixado muito a desejar. Vaidade, autoritarismo e prepotência.
Justificam as suas ações com ameaças e proposições alegando que foram colocados à frente do rebanho por Deus, pelo que são "menina dos olhos do Senhor", considerando-se portanto, intocáveis.
Isto faz com que servos autênticos do Senhor se entristeçam e se calem. E, na maioria das vezes prefiram procurar outra igreja para congregar para evitar divisões, aborrecimentos e discussões.

Tenho visto muitos casos de obreiros que não dão o devido testemunho do evangelho e a pergunta que ficamos fazendo é: será que são convertidos?

Jesus nos exortou a ficarmos atentos porque no final dos tempos teríamos pessoas com sutis prodígios que se possível fosse enganariam até os escolhidos, veja: Mateus 24:24
"...porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."

Sempre que me deparo com o comportamento destes obreiros me recordo do que o Senhor profetizou por meio de Ezequiel, veja: EZEQUIEL 34:1-10
1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
4 A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
5 Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procurasse, ou as buscasse.
7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
8 Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
9 portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
10 Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto.

É interessante notar que a metáfora "pastor" só se tornou real no Novo Testamento, introduzida por Jesus quando vendo a multidão se compadeceu, veja: Marcos 6:34
"E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas."

A partir daí é que começou-se a usar as metáforas ovelhas para o povo de Deus e pastor para o líder, o guia das ovelhas, ambos à semelhança do pastoreio de ovelhas no Antigo Testamento, portanto as profecias de Ezequiel não foram dirigidas ao povo de Deus no Antigo Testamento, porque seus líderes religiosos eram os sacerdotes e não eram denominados por "pastores", nem o povo era chamado de "ovelhas". Nem Deus estava se referindo aos animais, mas ao povo que seria remido e salvo por Cristo.

Logo, Deus estava profetizando para os pastores de nossos dias e não para os líderes religiosos do Antigo Testamento e lamentavelmente, estas profecias estão se cumprindo em nossos dias.

Quando Deus quis se reportar aos líderes religiosos do Antigo Testamento, Deus o fez, tratando-os por Sacerdotes, veja:
MALAQUIAS 2:1-7
1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento e para vós.
2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração.
3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora.
4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos.
5 Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome.
6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade apartou a muitos.
7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos.

Em Jeremias 3:15 Deus se refere ao advento do Novo Testamento, veja:
"...e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência."

A ciência e a inteligência para conduzirem com sabedoria o povo de Deus, está sendo dirigida para criar toda sorte de invenções que desvirtuam o autêntico evangelho de Jesus e se perdem no zelo pela sã doutrina da qual tanto exortou o apóstolo Paulo..

A profecia de Jeremias 10:21 é para nossos dias, veja:
"Pois os pastores se embruteceram, e não buscaram ao Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos."

Jeremias 12:10:
"Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu quinhão; tornaram em desolado deserto o meu quinhão aprazível."

Por acaso Deus estaria se referindo a pastores de ovelhas (animais)? Não, Deus está se referindo aos pastores que haveriam de conduzir o seu povo, veja mais uma vez:
Jeremias 23:1-2
1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor.
2 Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor.

Deus lamenta as ovelhas perdidas e culpa os pastores, veja:
Jeremias 50:6
"Ovelhas perdidas têm sido o meu povo; os seus pastores as fizeram errar, e voltar aos montes; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar de seu repouso."

Ainda sobre estas profecias do Antigo Testamento, Deus profetiza através de Zacarias, sobre o que aconteceria a Jesus, a quem chamou de "meu pastor", veja: Zacarias 13:7
"Ó espada, ergue-te contra o meu pastor, e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos."

E Jesus mesmo, se referiu a essa profecia, veja:
Mateus 26:31
"Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão."

Concluindo, seria bom que os pastores fizessem a vontade de Deus, zelando pela sã doutrina em paz e amor na condução do rebanho de Deus, para que estas profecias não se cumprissem na vida deles, porque Deus um dia pedirá conta de todos os atos dos que levianamente estão conduzindo os rebanhos do Senhor.
E em Jeremias 48:10 a Bíblia nos diz que: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, ..." .

Um abraço e fique na paz do Senhor,

Augusto Bello de Souza Filho
Bel em Teologia

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pai, começa o começo!

PAI, COMEÇA O COMEÇO!

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - "pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário do casamento, as pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, o enfrentamento tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.

Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:

"Pai, começa o começo!". Ele não só "começará o começo", mas resolverá toda a situação para você.

Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: "Pai, começa o começo!"

(Recebi por e-mail de uma pessoa muito especial e resolvi postar, desconheço o autor.)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Frases filosóficas sobre Covardia

Frases sobre Covardia pesquisadas na Net.
Não é endereçada a alguém. Mas se a carapuça servir, vista-a, inclusive para mim.

"A pior forma de covardia é testar o poder na fraqueza do outro." (Maomé)

"Do medo de todos nasce, a covardia de quase todos." (Vittorio Alfieri)

"Em que consiste a pior das covardias? Parecer-se covarde perante os outros e manter a paz? Ou ser-se covarde perante nós próprios e provocar a guerra?" (Jean Giradoux)

"Covarde: alguém que, numa situação perigosa, pensa com as pernas." (Ambrose Gwinett Bierce)

"Os covardes são os que se encobrem sob as normas." (Jean-Paul Sartre)

"Um covarde é uma pessoa na que o instinto de conservação ainda funciona com normalidade." (Ambrose Bierce)

"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes." (Abraham Lincoln)

"Os covardes esmagam o que já caiu." (Ovídio)

"Pois a flecha não fere os covardes." (Homero)

"O medo depende da imaginação, a covardia do caráter. (Joseph Joubert)

domingo, 6 de junho de 2010

Filhos do mesmo pai


Filhos do mesmo pai

Depois de análises genéticas minuciosas, pesquisadores norte-americanos concluem que os judeus têm, assim como afirma o Velho Testamento, um ancestral em comum

Ultraortodoxo caminha perto da Tumba dos Patriarcas, em Hebron, na Cisjordânia, onde ficam os mausoléus de Abraão, Sara, Isaac

"Abraão tinha 99 anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: ‘Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro; quero fazer aliança contigo e multiplicarei ao infinito a tua descendência.’ Abraão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe: ‘Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos.’”
(Gênesis, capítulo 17, versículos de 1 a 4)

Paloma Oliveto

Brasília – O primeiro livro da Bíblia conta que, quando Sara, mulher de Abraão, soube da promessa feita por Deus, caiu na gargalhada. "Velha como sou, conhecerei ainda o amor?", pensou. Mas, conforme a previsão divina, ela deu à luz Isaac, cujo nome significa, em hebraico, "ela vai rir". Dele, descenderam os representantes das 12 tribos de Israel, que deram origem ao povo judeu.

Uma pesquisa publicada ontem pela revista especializada American Journal of Human Genetics provou que Abraão não é apenas um personagem mitológico. Se tinha esse nome e foi pai aos 100 anos, não se sabe. Mas a ciência está certa de que os judeus têm um ancestral em comum. Por meio de uma minuciosa análise genética, pesquisadores do Langone Medical Center, de Nova York, conseguiram provar que, mesmo com a diáspora de 2,5 mil anos atrás, quando começaram a se dispersar do Reino de Judá, os judeus continuaram compartilhando seus genes.

Além da cultura e da religião, a pesquisa sugere que os judeus podem, de fato, serem considerados um povo coeso. Nem mesmo as miscigenações ocorridas na Europa, na África e, posteriormente, na América, para onde migraram ao longo dos séculos, apagaram do sangue judaico a genética do "pai" Abraão. Estudos anteriores baseados no tipo sanguíneo e na análise sorológica dos judeus já sugeriam que eles se originaram no Oriente Médio, devido à grande similaridade genética nas populações judaicas. "O que mostramos é que, ainda com a diáspora, os grupos de diferentes regiões do mundo ainda têm uma série de características genéticas em comum", explica Harry Ostrer, principal autor do estudo (leia entrevista nesta página).

Com sua equipe, Ostrer, que é professor de pediatria e patologia, analisou o genoma de 237 judeus dos três principais grupos formados após a diáspora: os ashkenazim, do Leste europeu; os sefardim, da Itália, da Grécia e da Turquia; e os mizrahim, do Irã, do Iraque e da Síria. Só entraram na pesquisa pessoas cujos quatro avós pertenciam à mesma comunidade judaica. Os resultados foram comparados com a análise do DNA de 418 não judeus, provenientes de vários países. Apesar das variações genéticas entre os três grupos judaicos, elas foram bem menores do que as diferenças de judeus e não judeus. "Nós mostramos que a origem judaica pode ser identificada por análises genéticas. A noção de um povo judeu é plausível", diz Ostrer.

HISTÓRIA A pesquisa do DNA ajuda a contar a história dos judeus. Os dois maiores grupos, do Oriente Médio e da Europa, separaram-se há cerca de 2,5 mil anos, afirmam os cientistas. As populações do Sudeste europeu mostram grande proximidade genética quando comparadas aos ashkenazins e aos sefardins, o que, segundo o estudo, é reflexo da larga escala de europeus da região convertidos ao judaísmo. As análises genéticas mostraram que a miscigenação entre judeus e não judeus, que deu origem ao atual povo judaico europeu, ocorreu por volta de 2 mil anos atrás.

Outro resultado do estudo é que, no grupo sefardim, existe, aparentemente, um componente ancestral norte-africano. Isso pode ter ocorrido devido à mistura do DNA dos mouros e dos judeus na Espanha, entre 711 e 1492, quando os árabes dominaram a Península Ibérica, então habitada também pelos descendentes de Abraão. Os árabes teriam passado para os judeus o gene do Norte da África. Já a estrutura do genoma dos ashkenazins indica a expansão ocorrida no século 19, quando as populações judaicas no Leste e no Oeste europeu cresceram duas vezes mais rápido do que os demais grupos. Esse fato, na história, é conhecido como "o milagre demográfico".

Texto retirado do sítio www.uai.com.br

terça-feira, 11 de maio de 2010

Vick Vaporub para tosse

Vick Vaporub - (testem e comentem o resultado)


Durante uma conferência sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta dos pés pode absorver os óleos.

O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e aos 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca! (faça o teste e comprove).

Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, mas nunca tínhamos escutado sobre isto.

E acredite, porque funciona em 100% das vezes que se faz, apesar dos cientistas que descobriram não estarem seguros de como isso acontece.

Para deter a tosse noturna de uma criança (ou de um adulto), espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias.

Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda, se deterá no máximo em uns 5 minutos e darão muitas horas de alivio.

Funcionam 100% das vezes que se faz e é mais eficaz nas crianças.
Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente.
É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem à noite. Se você tem filhos, netos ou amigos idosos, repasse esta mensagem.

Se você estiver com tosses fortes, comprove em você mesmo e ficará maravilhado quando vir e sentir como funciona.

fonte: e-mail recebido de um primo. Ainda não testei, portanto não comprovo o resultado, mas mal acho que não faz!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quando a igreja não é "igreja" (por Caio Fábio)

QUANDO A IGREJA NÃO É “IGREJA”...

Igreja tem que ser coisa de gente de Deus, de gente livre, de gente sem medo, de gente que anda e vive, que deixa viver..., que crê sempre no amor de Deus...; e, sobretudo, é algo para gente que confia..., que entrega..., que não deseja controlar nada...; e que sabe que não sabe, mas que sabe que Deus sabe...

Somente gente com esse espírito pode ser parte sadia de uma igreja local, por exemplo...

Entretanto, para que as pessoas sejam assim seus pastores precisam ser assim...

Se o pastor é assim..., tudo ficará assim...

Ou, então, o tal pastor não emprestará a sua vida para o que não seja vida, e, assim, bem-aventuradamente deixará tal lugar de prisão disfarçada de amor fraterno...

Em igreja há problemas... É claro... Afinal, tem gente...

Mas nenhum problema humano tem que ser um escândalo para a verdadeira igreja de gente boa de Deus.

Numa igreja de Deus ninguém tem que ser humilhado..., adúlteros não tem que ser “apresentados” ao público..., ladrões são ajudados a não mais roubarem..., corruptos são tratados como Jesus tratou a Zaqueu..., e hipócritas são igualmente tratados como Jesus tratou aos hipócritas...; ou seja: com silencio que passa..., mas, ao mesmo tempo, não abre espaço...

Na igreja de gente boa de Deus fica quem quer e até quando deseje... E quem não estiver contente não precisa ser taxado de rebelde e nem de insubordinado... Ele é livre para discordar e sair... Sair em paz. Sem maldições e sem ameaças; aliás, pode sair sem assunto mesmo...

Na verdadeira igreja não há auditores, há amigos.

Nela também toda angustia humana é tratada em sigilo e paz.

Igreja é um problema?...

Sinceramente não acho...

Pelo menos quando a igreja é assim, de gente, para gente, liderada por gente, com o propósito de fazer de toda gente um humano maduro — então, creia: não há problemas nunca, pois, os problemas em tal caso nada mais são do que situações normais da vida, como gripe, febre ou qualquer outra coisa, que só não dá em poste de ferro...

Tudo o que aqui digo decorre de minha experiência...

Não é teoria...

Pode ser assim em todo lugar...

Mas depende de quem seja o pastor...

E mais: se o povo já estiver viciado demais nem sempre tem jeito...

Entretanto, se alguém decide começar algo do zero, então, saiba: caso você seja gente boa de Deus, e que trate todos como gostaria de ser tratado..., não haverá nada que não seja normal, pois, até as maiores anormalidades são normais quando a mente do Evangelho em nós descomplicou a vida.

Pense nisso!...

Nele,


Caio
11 de setembro de 2009
Lago Norte
Brasília - DF

-----------------------------------------------------------------------------
Texto extraído na íntregra da página de Cáio Fábio, sem retirar os créditos. Achei interessante postar no meu Blog, não significa que é minha opinião.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A fórmula da Saudade

Bastos Tigre, poeta notável, inventou uma fórmula algébrica bastante curiosa denominada "Fórmula da saudade" ou "Fórmula Bastos Tigre". São interessantíssimas as conclusões matemáticas e sentimentais que tiramos da "Fórmula Bastos Tigre". Entra no cálculo o fator "querer bem" que é a variável e aparece como função da saudade e da distância.


A FÓRMULA DA SAUDADE


O saudoso poeta Bastos Tigre (falecido em 1957), na poesia intitulada "Saudade", inclui a seguinte e notável quadra:
A saudade é calculada
Por algarismo, também:
Distância multiplicada
Pelo fator querer bem.

Esses versos permitem ao matemático deduzir facilmente a "fórmula" da saudade.

Com efeito, afirma o poeta (e deve ter motivos para isso) que a saudade é igual ao produto de uma certa "distância" pelo fator "querer bem".

Ora, sendo D a distância que nos separa da pessoa amada e Q a quantidade de "querer bem" (medidas em unidades de simpatia e afeição) a saudade S será o produto de D x Q.
E escrevemos: S = D x Q, fórmula que nos permite calcular a saudade quando conhecemos a distância D e o "querer bem" Q.

Podemos, com os recursos da Álgebra, discutir a fórmula da Saudade.

Tirando da fórmula (1) o valor da variável Q, resulta:


Q = S / D


Com efeito. S é o produto; Q é um dos fatores desse produto. Logo Q é igual ao produto S dividido pelo outro fator D. Vamos admitir que S (a saudade) é uma constante, e que o elemento distância D é variável.
Ora, quando D (distância) aumenta, a fração S / D diminui e pode até tornar-se nula e isso ocorre quando D for infinitamente grande.

Conclusão: Quando a distância D aumenta o querer bem Q diminui. E isso é verdade, pois há um provérbio popular que diz: "Longe dos olhos, longe do coração".
Se a saudade S aumentar duas, três, quatro vezes (o D sendo constante) o querer bem Q aumentará, também, duas, três quatro vezes. O querer bem (conclui o matemático) é proporcional à saudade. Quando o namorado é cauteloso, procura (de acordo com a fórmula) reavivar a saudade a fim de assegurar-se do querer bem de sua amada.
Tudo isso, como acabamos de mostrar, deduzimos matematicamente da fórmula poética e tão expressiva de Bastos Tigre.
Vejam o extraordinário poder da Matemática: consegue exprimir, por meio de fórmulas, os mais delicados anseios da alma humana.


Bibliografia:
TAHAN, Malba. Maravilhas da Matemática: Matemática Divertida e Delirante. 3 ed. p. 45-6.