Agricultura familiar do Brasil, para um mundo sustentável

Coleirinha - Sporophila caerulescens - Foto Maurilio Cheli
Coleirinha - Sporophila caerulescens - Foto Maurilio Cheli

É consenso que grande parte das questões referentes à sustentabilidade do planeta depende, em larga medida, da produção de alimentos. A agricultura sustentável, que articula sistemas inteligentes para viabilizar a produção local de alimentos para o mundo, é um dos grandes focos das organizações que trabalham com o tema sustentabilidade. O Brasil, por sua importância no cenário agrícola, tem papel relevante neste contexto e pode, a partir do desenvolvimento pleno dos empreendimentos familiares, de base orgânica, agroecológica e agroextrativista, ter ativa participação mundial.

A AbraBio - Associação Brasileira de Agricultura Familiar, Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista - foi criada em dezembro de 2010 para representar, desenvolver e promover os empreendimentos deste segmento no Brasil. Como entidade representativa, atua também na interlocução e facilitação do acesso das associações e cooperativas às políticas públicas. Com o objetivo de favorecer a produção e a distribuição de alimentos para o mercado nacional e internacional, conduz sua atuação em linha com as grandes diretrizes para um mundo sustentável.

Missão

Representar e defender os interesses das organizações de produção orgânica, agroecológica e agroextrativista de base familiar, dos povos e das comunidades tradicionais brasileiras, fortalecendo o desenvolvimento dessas organizações para um mundo mais sustentável e justo.

Visão

Ser reconhecida como a entidade legítima e representativa da agricultura familiar e dos povos e comunidades brasileiras, apoiando sua produção orgânica, agroecológica e agroextrativista.

Um sistema agrícola sustentável conjuga viabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e social, contribuindo para o desenvolvimento do meio em que se encontra inserido.