Início


DESTAQUE – março de 2024
Inscrições encerradas! Todos os nossos Associados receberão o link de acesso à palestra. Aos demais inscritos, foi enviado e-mail por ordem de inscrição, de acordo com o número de vagas remanescentes.


Homenagens aos restauradores e conservadores do Iphan:



DESTAQUE – novembro de 2023.

DESTAQUE – março de 2023:

Curso Custos, Orçamento e Lucratividade

DESTAQUE – junho de 2022:


DESTAQUE – maio de 2022:

DESTAQUE – fevereiro de 2021:



DESTAQUE – 18 de outubro de 2021:

Os Encontros Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração são eventos bianuais organizados desde 2011 de forma intercalada por instituições brasileiras e portuguesas. Os Encontros têm como objetivo aproximar profissionais e instituições dos dois países, visando contribuir para um debate amplo sobre a preservação do patrimônio cultural, a formação e atuação do profissional conservador-restaurador, o desenvolvimento das áreas da conservação, conservação preventiva e restauração no campo científico, assim como compartilhar resultados de investigações e fortalecer parcerias entre instituições e profissionais.

Os profissionais associados à ACOR-RS, ACCR, ARCO-IT e ABER têm um desconto de 10% na inscrição como ouvinte. 

Antes de se inscrever, mande mensagem para o e-mail 6lusobrasileirocr@gmail.com informando qual é a sua associação. Enviaremos um código para ser preenchido no ato da inscrição.

Envie uma mensagem para o e-mail 6lusobrasileirocr@gmail.com informando a qual associação está afiliado para receber um desconto de 10% na inscrição como ouvinte no VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação: Conexões.

Mais informações em: https://www.even3.com.br/6lusobrasileiroconservacaorestauracaopelotas/


DESTAQUES:

DESTAQUE:

Sobre a palestrante:
Gabriela Ventura é Doutorada em Química e investigadora do INEGI, trabalha na área da Qualidade do Ar interior desde 1995, com foco na caraterização de materiais de construção e produtos de consumo como fontes emissoras de poluentes. Esteve na génese do LQAI-Laboratório da Qualidade do Ar Interior, que é um laboratório de valências únicas no país no que respeita à caracterização de emissões pelos materiais. Tem estado envolvida em vários projetos nacionais e europeus relativos à qualidade do ar interior, como são exemplos os Projetos Europeus SINPHONIE “Schools Indoor Pollution and Health: Observatory Network in Europe” (2010-2012); OFFICAIR “On the reduction of health effects from combined exposure to indoor air pollutants in modern offices” (2010-2013); EPHECT – “Emissions, exposure patterns and health effects of consumer products in the EU” (2010-2013). Foi coorientadora de diversos alunos de mestrado na FEUP, FCUP e Universidade da Madeira. Relativamente a apresentações públicas sobre o tema da qualidade do ar interior, de referir um webinar promovido pela AIPOR e INEGI no dia 15 de abril do corrente ano, denominada “A Qualidade do Ar Interior para além da COVID-19”. 

A ABER está participando da REDE TEMÁTICA sobre a Qualidade do Ar Interior em Museus, Bibliotecas e Arquivos (QAI-MBA), criada pelo CITAR, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica do Porto.

A rede temática QAI-MBA é uma rede multidisciplinar composta por instituições luso-brasileiras, acadêmicas e de memória (museus, bibliotecas e arquivos), públicas ou privadas, que tenham como interesse comum a investigação, a preservação do patrimônio, a monitorização e os estudos da QAI, o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimentos específicos, sobretudo em relação aos poluentes voláteis danosos ao patrimônio móvel, com a finalidade de conservação e prevenção de riscos.

Em 27/07 houve o webinar inaugural da REDE QAI-MBA, com os palestrantes Eduarda Vieira (CITAR), Patrícia Moreira (CITAR), Karen Barbosa (CITAR) e Virgínia Costa (convidada) e que em breve estará disponível.

Mais informações: redetematica.qai.mba@gmail.com


DESTAQUE – 17 de junho de 2021 :

Parecer Profa. Ana Virginia Pinheiro sobre expurgo de livros da biblioteca da Fundação Cultural Palmares

NOTA INTRODUTÓRIA

A ABER compartilha o parecer técnico elaborado pela Profa, Msc. e bibliotecária Ana Virgínia Pinheiro a respeito do relatório “Retrato do Acervo – A dominação marxista na Fundação Cultural Palmares 1988-2019. Relatório Público 01 – CNIRC”, de 11/06/2021. Tal relatório tenta justificar o expurgo de livros declarados inadequados da coleção da biblioteca da Fundação Palmares.

No entanto, conforme declara Ana Virgínia em seu parecer, pág.3,

“livros foram selecionados com o objetivo de descarte e não de construir ou desenvolver uma biblioteca – atividade que, efetivamente, requer habilitação, qualificação e isenção, à luz dos Princípios da Liberdade Intelectual, declarados pela International Federation of Library Associations and Institutions (1999)”

O parecer apresenta aspectos técnicos, científicos e éticos relacionados à biblioteconomia, formação, manutenção e expurgo de acervos e oferece rica bibliografia sobre os pontos discutidos.

A ABER, consoante com o parecer da Profa. Ana Virgínia, repudia veementemente esse expurgo baseado em princípios totalmente subjetivos, conforme explícito no Relatório e contra-argumentado no parecer.

———————————————————

DESTAQUE –  Código de Ética do Conservador-Restaurador
Em 2005, o grupo de instituições formado ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro), ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores), ACCR (Associação Catarinense), ACORRS (Associação do Rio Grande do Sul), APCR (Associação Paulista de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais) e a ARCO (Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais) elaborou o Código de Ética do Conservador-Restaurador (clique para fazer download).