terça-feira, 30 de abril de 2024

Baralho - Regras Jogo 4 Cartas

Baralho - Regras Jogo 4 Cartas


1 baralho de 52 cartas sem os curingas.


Objetivo: 

Fazer a menor pontuação de 5 rodadas.


Pontuações das cartas:

A vale 1.

K, Q e J valem 10 cada. 

8 vale 0 se acompanhando de qualquer outra carta que não seja outro 8. Ou vale -5 se sozinho ou acompanhando de outro 8. 

Exemplo: 

8 (0) + Q (10) = 10.

8 (-5) + 8 (-5) = -10.

As demais cartas valem seu próprio número, ou seja, 2 vale 2, 3 vale 3 e assim sucessivamente.


Ações das cartas de descarte:

K = Pode olhar 2 cartas da mesa, sua ou de qualquer outro jogador e trocar 1 carta sua ou de qualquer jogador com a de outro jogador. 

J = Pode olhar 1 carta da mesa, sua ou de qualquer outro jogador e trocar 1 carta sua ou de qualquer jogador com a de outro jogador. 

Q = Pode olhar 1 carta da mesa, sua ou de qualquer outro jogador. Sem direito a fazer troca.


O jogo:

Distribua 4 cartas para cada jogador no sentido horário e vire uma carta na mesa para iniciar o jogo.


Ao receber as cartas, os jogadores devem posicionar as 4 cartas na mesa de modo que elas fiquem viradas para baixo.


A posição das cartas depois de definidas não podem ser alteradas.


Antes do primeiro jogador iniciar, todos podem escolher duas das suas cartas para olhar.


Quem tiver carta ou cartas iguais a carta virada na mesa tem a opção de descartar mesmo não sendo a sua vez de jogar. Caso um jogador possua mais de uma carta igual a da mesa ele tem a opção de fazer o descarte de mais de uma carta.


O jogador a esquerda de quem deu as cartas inicia comprando uma carta no monte ou na mesa.


Após comprar a carta o jogador deve descartar uma carta. Podendo ser a carta comprada ou uma das 4 cartas posicionadas na mesa. 


Se o descarte for a carta comprada. A vez passa para o jogador da esquerda, sendo que novamente quem tiver cartas iguais ao descarte tem a opção de descartar mesmo não sendo sua vez. Sempre que o descarte for efetuado fora da vez de jogar as cartas descartadas não tem o poder de ação.


Caso o descarte for uma das 4 cartas baixadas na mesa, a carta comprada deve ser colocada no lugar da carta descartada. Mantendo a mesma posição. 


Quando o jogador achar que tem a menor pontuação de cartas de toda mesa, em sua vez ele precisa dizer: “fechei”.

Após esse momento todos os jogadores tem direito de jogar apenas mais uma vez, até que a vez volte para o jogador que fechou a rodada.

O jogador que fechou a rodada precisa fazer a menor pontuação da mesa, caso contrário seus pontos da mesa serão multiplicados por 2. Ou seja, se um jogador dizer fechei e a soma das suas cartas derem 3 pontos, e outro jogador fizer 3 ou menos pontos. O jogador que fechou marcará 6 pontos (3 x 2).


Fechando sem cartas na mesa. Caso o jogador feche com 0 (zero) pontos, e sua pontuação não for a menor entre todos os jogadores, ou seja, outro jogador também pontuar zero ou negativo, este jogador marca 1 ponto.


Penalidades:

Todas as vezes que um jogador cometer um erro ele é penalizada com a compra de mais 1 carta.

Exemplos de penalidade:

Jogar fora da vez;

Descartar errado;

Olhar carta sem ter direito;


O 4 Cartas é um jogo de terras pouco desbravadas, ficando a critério do organizador definir as melhores regras em comum acordo para tornar o jogo agradável a sua maneira.


Bom jogo!

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Monte Roraima

Olá pessoal, meu nome é Jiri, sou um tcheco que vive no Brasil há 13 anos e agora vou escrever como um “guest writer” sobre a minha experiência no monte Roraima. Obrigado Daniel e Guadalupe por me dar esse espaço, vou tentar não assassinar o português!

Monte Roraima

Tem várias opções com quem subir o monte, desde guias brasileiros ou venezuelanos, que vocês podem contratar diretamente, ou agências de turismo, tanto no Brasil, quanto na Venezuela. Eu decidi comprar o pacote em uma agência brasileira chamada Clube Native. Gostei dos reviews deles na internet, atendimento no WhatsApp e claro, do preço. Aaaaah, o preço. Então vamos lá. Em julho 2018, a subida com a agência estava 1.500 reais. Isso inclui transfer de Boa Vista, comida (sobre comida mais em baixo), barraca, saco de dormir e isolante térmico. Há também uma possibilidade de contratar um carregador de até 15 kg por 350 reais e de alugar os walking poles por 50 reais, entre outras coisas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Viagem Réveillon Peruíbe 2018


Daniel, Fernanda, Gislayne, Guadalupe, Rhay, Pedro,
Maria e Helena em frente a casa 1.
Olá, vamos para mais uma postagem de uma viagem, e nossa viagem começou com a frase:
“Que comecem os Jogos!”
Imaginem uma viagem com:
2 crianças, 1 adolescente de 14 anos, uma grávida de 7 meses, 5 solteiros, 6 casais, 12 irmãos, 12 cunhados (as), 3 Pais, 3 Mães, 3 Primos e uma bebê de 4 meses, isso tudo se resume em 21 pessoas nascidas + 1 prestes a nascer. Rsrsrsrsrs... Tem como dar certo?
Claro ou com certeza?
É ela deu certo, nosso destino foi passar o Réveillon em Peruíbe/SP que fica aproximadamente 1130 km de Campo Grande/MS, no qual foi o ponto de partida da maioria dos viajantes.

Bem, vou ser breve na postagem e resumir a viagem, ficamos em duas casas, ou seja, 15 pessoas em uma casa (casa 1) e 6 na outra casa (casa 2), a maioria dos momentos que irei contar abaixo aconteceu na Casa 1.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Chapada dos Guimarães e Campo Verde - MT

Desde que nos mudamos pra Campo Verde - MT, surgiu a ideia de fazermos um passeio pelas belezas da região, compartilhamos a ideia com o Dani e a Lupe e começamos a discutir sobre datas. Até que um certo dia, oficializou a data, feriado de 14 de abril.
Saímos de Campo Verde em direção de Cuiabá - MT e Daniel e Guadalupe voaram  de Campo Grande - MS a Cuiabá. Nos encontramos no aeroporto e continuamos unidos na viagem.
Primeiro ponto de parada escolhido foi a Estancia Fênix, onde teríamos banho no rio paciência e almoço, mas estava fechado por conta do feriado.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Chácara dos Mirantes - Piraputanga - MS

Daniel, Eliane, Vagner, Francisco, Guadalupe,
Suelen, juliane, Taynara e Alberto.
O carnaval chegou! E para quem curte natureza, nada melhor do que pegar estrada e relaxar a mente e um lugar distante de todo barulho da cidade.
O Vagner tinha sugerido de irmos a Piraputanga - MS, na Chácara dos Mirantes dos proprietários Jamil (Domador de Montanhas) e Lúcia.
A ideia era sair de Campo Grande - MS no sábado (25/02/2017) acampar e voltar domingo. Porém a galera estava dividida entre acampar ou fazer apenas um bate-volta no domingo.
E não deu outra, a viagem começou criar corpo apenas no sábado a noite.
Convida um ali, convida um aqui, e de repente nosso grupo estava formado com 9 pessoas.