top of page

Sobre nós

A GRANDE LOJA MAÇÔNICA UNIDA DO ESTADO DE PERNAMBUCO é uma potência maçônica do estado de Pernambuco. Sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, iniciática, simbólica e filantrópica. 

GLMUPE.jpg

Ritos Praticados

Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA)

     O Rito Escocês Antigo e Aceito ou R.•.E.•.A.•.A.•., cujo nome é uma corruptela de Rito Escocês dos Malheiros Antigos e Aceitos, lembra da velha característica da Entidade, composta por maçons antigos (malheiros, pedreiros de profissão) e depois por antigos e aceitos (que não eram pedreiros).
É um Rito  que deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia.

Rito Groussier

   Este Rito representa uma oportunidade significativa para a redescoberta do valor ritual e da legitimidade histórica do Rito Francês. Ao longo do tempo, este rito manteve-se como uma referência fundamental, passando por diversas alterações. A partir de 1955, surgiram outras versões, como as do “Regulateur”, que se aproximavam mais das práticas tradicionais, impulsionadas pelo Irmão René Guilly com a criação da Loja “Du Devoir et de la Raison” no GODF. Essa iniciativa desencadeou uma série de desenvolvimentos, tanto dentro quanto fora da Obediência, resultando na formação do Rito Francês Moderno, do Rito Francês Moderno Restaurado, do Rito Francês Tradicional e do Rito Francês dito "1801", entre outros.

Apesar dos limites da interpretação e da incerteza quanto à aplicação passada do Ritual, essas variações e investigações sobre as formas nativas do Rito têm sido um motor formidável de pesquisa, evidenciando sua vitalidade. O reconhecimento, em 2002, do Rito Filosófico Francês pelo GODF é um exemplo concreto desse impulso, resultado das pesquisas realizadas pela Loja “Tolérance” e pelo Irmão Jean Paul Careau.

O fenômeno de revitalização e diversificação de formas em torno dos fundamentos tem levado o Rito Francês a conquistar progressivamente uma posição fora do GODF. Inicialmente, sob a liderança do Irmão Guilly, na “Grade Loge Traditionnelle et Symbolique Opéra – GLTSO”, e posteriormente com a formação da “Loge Nationale Française – LNF” em 1972. A expansão continuou com a obtenção de licenças pela “Grande Loge Féminine de France – GLFF” em 1972, pela “Grande Loge Mixte Universelle – GLMU” em 1973, pela “Grande Loge Nationale Française – GLNF” em 1980, pela “Grande Loge Mixte de France – GLMF” em 1982, e pelo “Grand Oriente Latino Américain – GOLA”, entre outros.

Esse dinamismo acompanhou a expansão da Maçonaria Francesa, que recobrou visibilidade no início do Século XXI, experimentando uma profunda mudança cultural. Além dos países como Bélgica ou Luxemburgo, nos quais o Rito dos Modernos permaneceu em vigor, observa-se um gradual retorno em outras regiões, como América do Sul, Europa Meridional e Central, e África.

Rito Adonhiramita

    O Rito Adonhiramita é definido por muitos autores como conservador das tradições, das essências iniciáticas e ritualísticas inerentes às escolas de mistério da antiguidade e das ordenações do período operativo da Maçonaria. Possui caráter estritamente metafísico, teísta, esotérico e místico, fruto do aperfeiçoamento dos Ritos de Kilwinning, York e Clermont praticados nas Lojas britânicas e sobretudo, do desdobramento do Rito de Heredom.

bottom of page