Saúde x Natureza 07/05/2017

Já fazem quatro meses que não escrevo mais. Um hiato significante! Tenho investido cada minuto livre ao ar livre, cultivando o jardim, a horta e estudando maneiras de preservar o que colho para maximizar os nutrientes e aproveitar o fruto do meu cultivo. As coisas não foram sempre assim.

Quando eu me conectei com a natureza minha saúde melhorou. Ou minha saúde melhorou quando eu conectei com a natureza. Cozinhar me conectou com a natureza e se tornou um ato espiritual. Descobri que cozinhar pode ser um ato de cura, de introspecção, de meditação e gratidão. Isso é uma descoberta recente para mim. Apaixonante. Se me perguntarem o que estou pensando em qualquer dado momento? Bem provável que seja o que vou cozinhar amanhã? Viajar expandiu o alcance das minhas papilas gustativas e abriu a porta para uma aventura que posso curtir dentro da minha própria casa: novos ingredientes, temperos, aromas e sabores. E com isso a minha prateleira de livros mudou de perfil significantemente. Culinária de diversas partes do mundo, técnicas novas, receitas exóticas. Exóticas em um lugar do mundo significa dia-a-dia em outro.

Cozinhar não é minha paixão maior. Natureza é. Cozinhar é apenas um medium que uso para fazer perguntas e descobrir respostas sobre a natureza.

Procuro ficar longe das telas mas um programa me cativou recentemente e o transcrevo abaixo com adições minhas. O que  Michael Pollan diz em uma entrevista feita pela Oprah, soa como uma impressão direta da minha alma.

por Michael Pollan.

“…comer conscientemente.

Se você gosta da natureza, se importa bastante com ela e você tem algum tipo de envolvimento com ela você vai acabar levando em consideração a agricultura.

Nós afetamos a natureza mais com nossas escolhas alimentares do que qualquer outra coisa que fazemos.

Meu despertar da consciência natural aconteceu no meu quintal.

Horta Jan 2015

Leia Mais

2 Comentários

Você tem medo do escuro? 02/12/2016

Escuridão  – Saúde – Ritmo Circadiano

“Pelos dois últimos séculos, os humanos estão participando de um experimento para o qual ninguém assinou nenhum formulário de permissão.” Barbara Taylor fala sobre a poluição luminosa que está engolindo o mundo e afogando a escuridão.

Acabei de ler a última página do livro “Learning to Walk in the Dark” Aprendendo a Andar no Escuro, escrito por Barbara Brown Taylor e posso afirmar duas coisas:

  • O livro me pegou de surpresa porque achei que era uma coisa e era outra. A surpresa foi muito agradável, eu me peguei rindo, chorando e tomando notas
  • Nunca mais vou pensar sobe as trevas, sobre a escuridão da mesma forma. Uma nova visão noturna se abriu para meus olhos

Apaguem as luzes que eu quero ver a escuridão!!!!

MILKY WAY

Leia Mais

Comente

Fim de ano: A Temporada do Açúcar 25/11/2016

Mais uma abordagem sobre a imperativa urgência em tomar controle sobre nossa saúde. Um artigo interessante sobre pressão social e necessidade em criarmos novas alternativas para confraternizações sociais. O artigo abaixo foi publicado pelo site I Quit Sugar e agora você pode aproveitar a leitura em português.

TEMPORADA DO AÇÚCAR.

ESTÁ EM TODO LUGAR, E É VICIANTE

Seu colega de trabalho trouxe brownies, sua filha fez biscoitos para uma festa natalina e doces estão chegando de parentes distantes. Açúcar está em toda parte. É festa, é festa, é o amor.

 

Também é perigoso. Um estudo recente, mostrou que o açúcar, talvez mais do que o sal, contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Evidências apontam também, que comer muito açúcar pode levar a obesidade, doença hepática , hipertensão , diabetes tipo 2 e doença renal.

No entanto, as pessoas não conseguem resistir. E a razão para isso é bastante simples.  

Leia Mais

4 Comentários

Bocadas de Delícias 18/11/2016

Guloseimas deliciosas e saudáveis para as festividades são possíveis, você acredita? Este ano você pode surpreender amigos e familiares com presentes como estes. Feitos por você com carinho, com certeza vai encher o coração de muita gente de alegria.

Várias pessoas para as quais comento que eu deixei de consumir açúcar branco olham pra mim com um certo ar de pena, de pesar, como se eu tivesse perdido meu cachorrinho. Mal sabem elas que eu me delicio com gostosuras naturais como estas abaixo sem sofrer dos efeitos do pico de insulina, algo que muitas pessoas nem sabem o que é porque estão constantemente batalhando altos níveis de glicose. A boa notícia é que quase todas as guloseimas açucaradas podem ser modificadas substituindo o áçúcar branco e os químicos nojentos por ingredientes que nutrem seu corpo e seu cérebro sem criar efeitos colaterais. Espia isso:

Leia Mais

1 Comentário