Paixão é paixão!

Era final de 1988. Todos os sábados eu ia com meus filhos, Ari e Fernando, à revenda Suzuki de Brasília, a Autofort.

Ali, ficávamos olhando as motos e conversando animadamente com outros motociclistas. Os papos eram interessantíssimos! A conversa inicial girava em torno de moto, depois prosseguíamos falando de moto, para finalmente, na saideira, falar um pouco mais sobre moto. Paixão é paixão!

logo-qc

A maioria dos frequentadores possuía Suzuki sport, touring ou custom, mas já havia os que desfilavam com modelos Harley (custom ou classic) e touring BMW. Também se faziam presentes lançamentos esportivos da Suzuki, Yamaha e Honda. Aos poucos, começaram, então, os agrupamentos naturais e informais: por idade, por tipo de moto, por pessoas conhecidas umas das outras.

Foi num desses sábado que conheci dois motociclistas que também andavam sempre por ali: o Vitor e o Chico. Eles vinham observando a nossa presença constante e apreciando a amizade e o companheirismo que ficava evidente em nosso trio. Então, apresentei a eles meus filhos e eles nos apresentaram ao Capeli. Assim, formou-se o grupo inicial que mais tarde daria origem ao QC Moto Club. Este pequeno grupo sempre se encontrava aos sábados na Autfort, saía para almoçar em um restaurante ou barzinho qualquer, dava umas voltas por Brasília, comparecia a pequenos eventos. Depois, passou a marcar presença no Autódromo Nelson Piquet toda quinta-feira, para ver carros off road e motos, comer pizza e conversar com outros motociclistas. Aos poucos, o grupo foi ganhando adeptos, vieram Alexandre, Kleber, Morales, Oscar e Peter.

Em um desses encontros, surgiu a ideia de fundar oficialmente um grupo social de apreciadores do motociclismo, mas que não fosse rígido, cheio de normas e obrigações ou deveres como alguns que conhecíamos. Queríamos que o grupo refletisse exatamente os valores que já possuía espontaneamente: ser informal, sem burocracia, coeso, apaixonado por motos e por fazer e manter amigos. Que fosse desinteressado quanto ao nível econômico e social dos afiliados ou do papel que desempenhavam na sociedade. Um grupo de pessoas despreocupadas com as origens, raça, crença ou ideologia de cada um.

Que nome dar a um grupo assim? Teria que ser diferente do usual para grupos de motociclismo, ser abrangente e fácil de guardar... Num certo momento, a gente percebeu que uma característica marcante do grupo era a diversidade de idades: uns jovens, outros de meia-idade e alguns perto da terceira idade. Era intrigante que pessoas com idades tão diferentes conseguissem formar um grupo tão coeso! Como podia? A resposta veio como uma luz: é que todos têm quase cinquenta anos. Uns pra cá, outros pra lá! Nome aclamado por todos, estava constituído o QC (Quase Cinquenta). Fiquei eu de rascunhar um estatuto.

INFORMAÇÕES

Estatuto do QC Motoclube

  • Art. 1º - Fica instituído, por iniciativa de um grupo de amigos, o Quase Cinquenta Moto Clube.
  • Art. 2º - Podem afiliar-se todas as pessoas que ainda não chegaram aos cinquenta anos e aquelas que já passaram dessa idade.
  • Art. 3º - Este estatuto está em vigor para as aderirem a ele e para aquelas que um dia vão aderir.
  • Art. 4º - Ficam revogadas quaisquer disposições em contrário.
  • A todos os afiliados que realizem uma qualquer viagem, cujo percurso de ida e volta ultrapasse a marca dos 10.000 km, é outorgado um Brevê de Platina pelo feito, oferecido pelo comandante do QC. Por enquanto, estes são os associados QC detentores do Brevê de Platina:

Brevê de Platina

  • Alberto Nazareth
  • André Assis
  • Ana Maria Dantas
  • Bruno Bonotto
  • César Guimarães
  • Cláudio Gontijo
  • Evânio Machado (ex-QC)
  • Francisco Ceotto
  • Kátia Monteiro (ex-QC)
  • Leonardo Soares (ex-QC)
  • Luiz Antônio de Sá Cordeiro (lulaqc)
  • Luiz Filipe Coelho
  • Luiz Portela (claudim)
  • Marcos Ceotto
  • Mário Mafra
  • Moacyr Rabello
  • Napoleão Salles (ex-QC)
  • Pedro Kloeckner
  • Reinaldo Vieira (Korêto)
  • Ricardo Santos (ex-QC)
  • Rômulo Dantas
  • Ronaldo Louzada (In Memoriam)
  • Rui Barbosa
  • Sérgio Neves (Ex-QC)
  • Severo Neto
  • Verônica Pedra

BREVÊS E ADESIVOS DO QC

Estão disponíveis brevês e adesivos com o logotipo do QC. O brevê é folheado a ouro, com emblema esmaltado acoplado, e custa R$ 70,00 a unidade. O adesivo é feito com material resistente a abrasivos, água e efeitos do sol: é fabricado com tinta automotiva e custa R$ 5,00 (para colar em capacetes, no parabrisa ou no paralama traseiro da moto; também pode ser aplicado em carros, lanchas, agendas, etc.). É só falar com o comandante para adquirir brevês e adesivos.

Assistência Social

De tempos em tempos o QC faz uma ou outra campanha de assistência social (doação de alimentos, roupas, utensílios, etc.). Esta é a única obrigatoriedade exigida de cada associado para permanecer no grupo. É muito pouco! Esta forma de assistência social é prestada duas vezes ao ano (maio e novembro) a 412 crianças e 130 bebês quilombolas/kalungas de Cavalcante-GO, assistidas por instituição filantrópica (CEAE/Casa do Aprendiz), dirigida por pessoas de alto prestígio junto à comunidade e ligadas a vários associados QC. Doando sua cota de alimentos, o associado confirma, em dois momentos anuais, sua decisão de permanecer no QC-Motoclube como afiliado e contribui, ao mesmo tempo, para garantir alimentação diária condigna àquelas crianças.

Eventos

Costumamos realizar confraternizações, viagens ou passeios, com participação de grande número de associados. Sempre que um evento destes é programado, há um planejamento completo para o acontecimento e todos são avisados a respeito, permitindo assim que cada associado programe suas finanças e seus afastamentos de Brasília. Vai quem quer. De qualquer maneira, há um MANUAL DE VIAGENS editado e à disposição de todos para realização de passeios e viagens com tranquilidade e segurança, fruto da experiência de mais de dezoito anos de viagem em grupo, no Brasil e no exterior.

Bordando o logotipo do QC

Você poderá também mandar bordar o logotipo QC em camisetas, jaquetas, bonés, camisas, etc. É só procurar a loja Bordando com Arte no 1º piso do Pátio Brasil Shopping. O logotipo já está nos computadores da loja. Você poderá montar a composição de cores e tamanho que quiser, em combinação com as cores das peças que mandar bordar. Como opção de loja, há também a loja Cinco Bordados e Estampas, localizada no CCSW 03 lote 04 loja 12 (Sudoeste), perto da SQ 504 ou Pão de Açúcar, que faz o mesmo trabalho. Na Bordando com Arte os bordados são cheios e na Cinco Bordados vasados. Daí a diferença de preços. Os vasados gastam menor quantidade de linha.

Ainda é possível associar-se ao QC, sempre por indicação de um associado. Peça ao Comandante o formulário apropriado.

Nosso endereço atual:

Mário Sérgio Mafra

mariomafra@terra.com.br

Estacionamento em frente à Administração do Pontão do Lago Sul , Brasília, DF

© 2017 QCMotoclube - Todos os direitos reservados

Viagens

Últimas notícias

foto

QC - Doação Semestral de Alimentos

01/06/2020

Fomos obrigados a mudar a estratégia, forma de aquisição e logística para essa doação semestral de alimentos para poder garantir refeições aos 103 bebês (de zero a dois anos) e às 412 crianças (de três a doze anos) assistidas pelo QC, há treze anos e sem interrupção. O isolamento/afastamento social determinado para o DF, em razão da pandemia causada pelo Covid-19, fez com que a tarefa se tornasse difícil mas não impossível de ser concretizada. Por fim, os 90 associados QC conseguiram o feito com irreparável êxito total. Espera-se, no próximo semestre (final de novembro), voltar à tradicional forma de aquisição, coleta e entrega dos alimentos doados.

Tradicional encontro semanal

28/09/2019
Como acorre aos sábados, a partir das 12h, uma das sempre agradáveis reuniões de bate-papos e comes e bebes da turma do QC no bar do Restaurante Manzuá (Pontão do Lago Sul)

QC - 20 anos

11/09/2019
Comemoração no Galpão 17, dia do vigésimo ano de existência do QC (11/09/2019), com a presença da maioria dos seus 89 associados.

Doação de 05 toneladas de alimentos!

18/11/2017
Dia de confraternização e coleta semestral de alimentos para 412 crianças e 103 bebês kalungas/quilombolas de Cavalcante - GO, quando 92 associados QC doaram cinco toneladas de alimentos não perecíveis. Neste dia, nosso grupo completou 10 anos de contribuição. Após a coleta e embarque das doações no caminhão, rodamos 300 km para entregar os mantimentos à instituição que assiste àquelas crianças (CEAL e Casa do Aprendiz). A cada semestre repetimos a operação, o que corresponde a 10 toneladas por ano. Nossa missão é permitir alimentação diária condigna a crianças socialmente vulneráveis e completamente desassistidas pelas autoridades governamentais tanto da municipalidade quanto em nível estadual ou federal. O município registra o menor índice IDH do Brasil.

 

 

Albuns

03/01/2020

Viagem aos Países do Cone Sul

Galeria

01/06/2020

Doação Semestral de Alimentos para as crianças Quilombolas/Kalungas de Cavalcante

Galeria

11/09/2019

QC - 20 anos

Galeria

18/11/2017

Cavalcante - Doação semestral de 5 toneladas de alimentos

Galeria

19/05/2016

Campos do Jordão - 2016

Galeria

17/02/2017

Buenos Aires/Montevidéu/Punta del Este

Galeria

31/07/2017

Rota 60 - Passeios entre ABR/JUL 2017

Galeria

11/09/2017

QC - Comemoração 18 anos

Galeria

25/05/2013

Doações de Alimentos e instalação de Polo da UNB em Cavalcante-GO

Galeria

19/04/2013

Bom Despacho MG

Galeria

03/12/2012

Sábado de Doações de Alimentos

Galeria

01/12/2012

Doações de Alimentos Cavalcante (GO)

Galeria

09/10/2012

Viagem a Punta del Este (22/09 a 06/10/12)

Galeria

25/09/2012

13º aniversário do QC - Viagem de Primavera ao Uruguai

Galeria

02/06/2012

DOAÇÕES PARA CAVALCANTE

Galeria