Sociuslogia
Site de Fernando Nogueira Dias

A Evanescência Moral do Amor Romântico

Data de Publicação: 2023

Editora: Lisbon International Press

A Evanescência Moral do Amor Romântico”? Porque é fugaz, efémero, sem perspectivas de durabilidade e de estabilidade, logo, de previsão a longo prazo. Mas, o que distingue este amor das outras formas de afecto? Desvanece-se facilmente. Então, será mesmo amor, ou apenas uma forma de paixão, mais ou menos prolongada? Este tipo de amor é evanescente, porque os valores que o sustentam são abstracções, que não assentam na realidade concreta da vida, mas resultam de uma construção social; são como nuvens que se empurram umas às outras, de acordo com os ventos da vontade humana. O casamento por amor romântico é a consequência deste tipo de amor, e daí o progressivo aumento dos divórcios declarados

Este Site tem como objectivo, por um lado, criar um espaço de partilha de informação no âmbito da sociologia e da psicoterapia e, por outro, revelar as potencialidades epistemológicas e as razões de ordem prática que a conjugação das duas áreas disciplinares em causa pode trazer aos cientistas sociais. Entre ambas, encontram-se os processos de comunicação que, do seu estudo pode resultar uma aventura intelectual, por certo, proveitosa para os estudantes.

A comunicação é uma área transversal a todas as ciências sociais e é também o processo social básico sem o qual seria impossível viver em sociedade. Por isso, estudar a comunicação mais não é do que estudar a sociedade em geral e os indivíduos em particular. Da comunicação de massa, passando pelas diferentes formas de comunicação institucional, até à comunicação verbal e não verbal nos indivíduos vai um mundo infinito de modalidades de expressão, que os métodos e as técnicas de investigação nos permitem cientificamente conhecer.

É o caso, por exemplo, da comunicação social, da publicidade, da propaganda, da comunicação interna nas organizações, da gestualidade, do olhar, da mímica, da forma como nos movimentamos no espaço; é o modo como ocupamos e gerimos a distância entre nós quando nos relacionamos face-a-face com os outros, é a forma como gerimos o silêncio nas nossas conversas, o modo como entoamos e articulamos as palavras e a intensidade e ritmo da nossa voz. E tantas outros aspectos comunicacionais importantes da nossa vida individual e colectiva, como é o caso da roupa que vestimos ou os objectos e adereços que exibimos.

A filosofia da comunicação, a psicologia da comunicação, a sociologia da comunicação e a semiologia são algumas das áreas científicas que se debruçam sobre estas matérias. Enfim, um mundo sem limites à espera de ser descoberto!

Este Site é um contributo essencialmente construído a pensar nos estudantes. A eles caberá pois a apropriação e uso correcto da informação que aqui se disponibiliza.