Da necessidade existente no mercado de sistemas para gerenciamento de produção das centrais de aço cortado e dobrado,
nasceu em 2003 a TQS-Planear.
SOBRE
Uma aliança entre as empresas TQS Informática, que atua no mercado de desenvolvimento de softwares de projeto estrutural desde 1986, e Planear Engenharia empresa de consultoria na área de construção civil, que dentro de suas áreas de atuação, concluíram que havia necessidade de desenvolvimento de um software para gestão das centrais de aço cortado, dobrado e armado – G-Bar.
Ao longo destes anos a TQS-Planear vem implementando melhorias significativas em seus sistemas e desenvolvendo novos meios de gestão para outras áreas de atuação na construção civil, sempre na busca constante de inovações.
Deste olhar atento às necessidades do mercado nasceram os softwares GerPrE, software de integração entre a construtora com seus canteiros de obras, projetistas de estruturas, fornecedores de insumos e laboratórios de ensaios, e LdB, sistema de geração de linhas de balanço para planejamento e controle de obras.
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Gerenciamento da Produção de Centrais de Aço Cortado e Dobrado
O software G-BAR foi lançado em função da carência de desenvolvimento de softwares na área de corte e dobra
para a construção civil. É uma evolução do software CORBAR da TQS Informática.
Um software moderno, completo e com amplas possibilidades de interligação com outras bases de dados.
Visando atender centrais de todos os portes, é comercializado em módulos, o que permite ao nosso cliente formata-lo em acordo com
suas necessidades.
O G-BAR está integrado ao sistema IGV - Interpretador, Gerenciador e Visualizador de dados, que permite a
importação dos dados digitais de projetos de armação gerados pelo software CAD/TQS.
O módulo Corbar (antigo módulo Básico) é a base de todo o sistema G-BAR, onde concentram-se todas as informações necessárias para a utilização do sistema.
A Carteira de Pedidos, fornece elementos para a tomada de decisões e permite a elaboração de um plano de ação,
com base nos dados que lá estão disponíveis:
estimativa diária de produção
quantidade de aço necessária para um período X
pedidos entregues
pedidos em atraso
prioridades do dia (com a classificação do tipo de obra)
A inserção das informações dos projetos estruturais, Planilhamento, é rápida e pode ser processada por
Elementos Estruturais e/ou Posições.
Posições variáveis: Um grande diferencial no G-Bar é a inserção de posições variáveis no sistema: informando
o comprimento inicial, o comprimento final e o número de repetições, o sistema calcula automaticamente as medidas para cada ferro variável da posição.
Após a realização do planilhamento, o G-BAR gera etiquetas, que tem seu layout definido pelo cliente. Estas etiquetas irão auxiliar no processo de
produção e permitir ao seu cliente identificar as peças recebidas no canteiro de obras.
O módulo Corbar dispõe de vários relatórios auxiliares no gerenciamento da produção e controle de entregas. Alguns exemplos:
Produtividade de Planilhamento por Período;
Pedidos Programados por Período;
Conferência de Planilhamento;
Tabela de Aço por Planta;
Romaneio de Entrega;
Conferência de Entrega;
Entre outros.
Ao cadastrar um cliente é possível incluir tantas obras quantas forem contratadas por este cliente.
E, para estas obras, tantos trechos/localizações quantos forem necessários, além dos pavimentos usuais.
Dispõe, também, de um Mini CRM e Massa Linear Diferenciada por Obra.
Módulo Produção
O módulo de produção foi pensado e desenvolvido para permitir a gestão completa de uma central de aço cortado e dobrado.
Possui uma moderna ferramenta de gerenciamento, onde o responsável pela programação da produção pode realizar a análise em
diversos cenários, escolhendo aquele que melhor atenderá as necessidades de prazos de entrega e o aproveitamento de estoque de matéria prima.
Através do modulo de produção o sistema GBAR controla toda a rastreabilidade do aço, desde a entrada da matéria prima, através dos lançamentos
de corridas, até os apontamentos de produção, que podem ser manuais,
automáticos 1 ou através de coletores de dados 2 ligados a rede WIFI.
A funcionalidade Status de produção permite ao encarregado de produção acompanhar, em tempo real, as Ordens de Serviços em
cada equipamento de corte e dobra.
Alguns relatórios disponíveis no Módulo de Produção:
Geração de Códigos de Barras bidimensionais;
Controle de “corridas” utilizadas na produção;
Relatórios de Produção por Lotes;
Produtividade por Equipamento, Bitolas e Formatos;
Produtividade por operador;
Geração de Etiquetas de especificação;
Lista de Ocorrências (paradas) de Produção.
(1) Máquinas com PLC em rede. (2) Equipamento não fornecido pela TQS-Planear.
Para Centrais que buscam uma gestão simplificada de sua central de corte e dobra, onde possam realizar o planilhamento de projetos por posições e elementos armados, gerando as etiquetas com ou sem código de barras.
Benefícios:
Identificação do cliente nas etiquetas facilitando a visualização no carregamento
Identificação dos elementos do projeto
Código de barras que permite automatizar o carregamento através de coletores de dados
Relatório que possibilita a conferência manual do carregamento oferecendo segurança ao cliente que recebe
Etiqueta para os elementos armados com descrição detalhada e figura representativa do elemento
O Balcão é um software específico para lojas de materiais de construção ou distribuidoras de aço que realizam o corte, dobra e montagem das armações. Pensado para agilizar o atendimento de balcão na geração de orçamentos de vigas, pilares, estacas, sapatas, etc, e o planejamento do corte e dobra e montagem das armações.
Vantagens / Diferencial
O grande diferencial do módulo Balcão em relação ao que existe disponível no mercado é que os orçamentos para vigas, pilares, estacas, etc. (chamados elementos padronizados ou
armados) são digitados no sistema e este faz o cálculo do material necessário, gerando o orçamento com descritivo de todos os itens orçados facilitando ao seu cliente a identificação do que foi orçado. Por exemplo:
4 PILARES 500CM 4FERROS DE 16, 00MM E ESTRIBOS(75 X 50) DE 6, 30MM C/D 20CM
Outra funcionalidade disponível é o cadastro de todos os produtos comercializados pela loja e a inclusão destes produtos no mesmo orçamento. Este orçamento fica armazenado no sistema e pode ser resgatado a qualquer tempo.
Quando é realizada a confirmação do pedido por seu cliente, o sistema gera etiquetas para produção que podem ser: por posição do elemento, de armação e etiquetas dos elementos.
Funcionalidades:
● Cadastro: de clientes, fornecedores, produtos, categorias e classificações de produtos,
usuários e vendedores, planos e formas de pagamento, etc.;
● Vendas: entrada de dados e visualização simples. Planos de pagamento e cálculo de prestações, desconto (% ou valor) por itens e/ou no total da venda, etc.;
● Relatórios: de cliente, ordem de produção, expedição, orçamentos;
Registro de observações: com esta opção você poderá cadastrar observações que ficarão gravadas no pedido e que poderão ser utilizadas posteriormente;
● Tabela de preços: criação de várias tabelas de preços, permitindo assim definir tabelas promocionais que ficarão disponíveis em período pré-definido pela empresa;
▶ No cadastro de vendedores é possível definir o % máximo de descontos que este vendedor pode conceder;
● Carteira de Orçamentos: permite visualizar o status dos orçamentos gerados no período informado;
▶ Acesso e privilégios dos usuários por senha (multi-usuário);
▶ Disponível para um computador independente ou rede;
▶ Para uso em mais computadores em rede consulte preço de módulos Adicionais.
A TQS-Planear está disponibilizando no mercado uma versão FREE do software Balcão. Esta versão permite que sejam realizados orçamentos de Balcão para a de venda de vigas, colunas, sapatas, etc. e outros produtos comercializados por sua empresa e cadastrados no sistema. O grande diferencial do módulo Balcão é que os orçamentos são digitados no sistema de forma fácil e rápida e este faz o cálculo do material necessário.
Disponível na versão Free:
▸ orçamentos; ▸ relatório de armação por entrega; ▸ tabela de preços; ▸ cadastro de produtos; ▸ condições de pagamentos; ▸ cadastro de vendedores.
Movimentação de Estoque - Registro e Rastreabilidade das Operações de Estoque.
Podas as movimentações de produtos são registradas e classificadas, possibilitando mapeamento do fluxo de estoque;
Por meio da leitura de códigos de barras a produção registra a saída do estoque, minimizando erros operacionais.
Centros de Estoque - de localização e classificação.
A localização dos itens em diferentes centros de estoque facilita a gestão de estoque consignado de clientes, auxiliando na contagem do inventário e a apuração de perdas e quebras.
Reservas de estoque permitem priorizar faturamento.
Quantidades de produtos podem ser reservadas a medida que os pedidos de venda são liberados para a produção
Posição de estoque em qualquer data.
Posição consolidada do estoque atual, histórico de movimentação que permite a consulta retroativa de qualquer período.
Relatórios gerenciais.
Relatórios analíticos e sintéticos, tais como registro de inventário, relatórios de movimentação, previsão de consumo, cálculo de perdas, controle de validade, curva ABC
Planejamento das necessidades de materias (MRP - Material Requirement Planning).
Com base em variáveis como a previsão de vendas e/ou produção dos produtos prontos, os níveis de estoque dos materiais e as quantidades de segurança, o sistema calcula as necessidades de compras para períodos pré-determinados.
Cadastro e classificação de insumos, matérias-primas, embalagens, produtos semi-acabados, materiais de manutenção e outros.
O cadastro de materiais permite a classificação por tipo e grupo, possibilitando que os relatórios sejam filtrados por estas informações, extraindo-se assim dados sintéticos e agrupados.
Endereçamento - Armazenagem e retiradas com endereços selecionados pelo sistema.
Endereçamento dos materiais na entrada da nota fiscal baseado em critérios pré-definidos e na disponibilidade dos espaços. Sugestão de retirada de endereços específicos para cumprir critério determinado
▸ Cadastro de Rotas ▸ Controle de Trânsito de Veículos ▸ Programação de Entrega por Veículo ▸ Particionamento de Entrega ▸ Apontamento de Carregamento GBAR ▸ Apontamento de Carregamento Coletor ▸ Status de Carregamento (Percentual de Carregamento) ▸ Saída e Retorno de Veículos
Módulo Expedição
O Módulo de Expedição é uma solução avançada que trata as informações relacionadas à expedição de produtos,
tornando ágil e eficiente a operação de carregamento, oferecendo ainda rastreabilidade de produtos expedidos.
Dentre outras funcionalidades o sistema permite a montagem do carregamento que é denominado como expedição.
Cada expedição é entendida como um veículo de uma determinada transportadora, que será carregado com produtos para atender aos pedidos programados para expedição.
Desta forma, o sistema registrará os pedidos enviados para cada cliente, garantindo, assim, sua rastreabilidade.
O G-BAR possui um recurso que permite apontar o carregamento de materiais através de coletores de dados via rede sem fio ou através de “scanner” óptico ligado diretamente a um terminal.
Com o “Status do Carregamento” é possível acompanhar o andamento do material a ser carregado:
● OSs produzidas, porém não carregadas; ● OSs em produção, ou seja, quantidade total ainda não apontada; ● OSs produzidas e carregadas.
O sistema permite ainda rastrear os veículos e acompanhar todas as movimentações desde o início do carregamento, a saída e o seu retorno.
Módulo Gerencial
É uma ferramenta dotada de informações inerentes à carteira de pedidos que proporciona uma visão global da demanda de produção para um período
pré-estabelecido, facilitando o gerenciamento da capacidade produtiva no que diz respeito à tomada de decisões.
Otimizar o aproveitamento dos recursos é tarefa importante no ponto de
vista financeiro e, em diversos casos, constitui um diferencial competitivo.
Módulo Otimização
O módulo de Otimização é uma ferramenta criada para o melhor aproveitamento de barras e pontas, reduzindo o
desperdício de matéria prima e o retrabalho de programação das máquinas, ao agrupar Ordens de Serviço com
características semelhantes.
O G-BAR utiliza algoritmos e operações matemáticas bastante sofisticadas para o cálculo da perda mínima, onde,
quando da otimização são realizadas inúmeras iterações para chegar-se à menor perda possível na formação de um lote
para produção.
É possível montar vários lotes, incluindo ou retirando posições/pedidos, até chegar a um número satisfatório no
percentual das perdas. do resultado obtido, são geradas ordens de corte para a produção, com demonstrativos dos
cortes a ser realizados nas barras além das etiquetas informando as máquinas em que deverão ser produzidas (opcional).
Sendo um sistema passível de configurações, é possível definir como a empresa irá trabalhar: se com a otimização
utilizando-se apenas barras ou se serão consideradas as pontas no processo, e sendo esta a opção, estão disponíveis
relatórios com o estoque das pontas geradas, tornando melhor a gestão das pontas ou sucatas geradas.
Benefícios
Otimização de Corte
Impressão de máquinas
Gerenciamento de Pontas de Barras
Ordem de corte para rolo
Apontamento de OS’s produzidas
Relatórios de Produção por Lotes
▸ Relatórios de Ordem de Corte
▸ Estoque de pontas
Melhoria dos resultados
▸ Se a implementação da otimização de processos for seguida à risca, o resultado será, inevitavelmente,
a melhoria considerável dos resultados.
IGV - Interpretador,
Gerenciador e Visualizador de projetos
O IGV é um software pioneiro na importação de desenhos de armaduras
advindas de um software para cálculo estrutural. Com seu auxílio é possível efetuar a leitura digital de projetos
criados no CAD/TQS, consistir as informações sobre as diversas posições que compõem uma planta e criar arquivos
de exportações para outros softwares de planilhamento, como o G-BAR,
exemplo.
Interpretação de projetos
Permite a importação dos dados dos projetos de armação dos elementos estruturais, sem necessidade de
digitação manual. Ao realizar a importação do projeto, o sistema cria uma árvore com os seguintes níveis:
➢
Cliente – Construtora ou empreiteira
➢
Obra – Canteiro da Obra Identificado por Sigla
➢
Pavimento Nível da estrutura
➢
Elemento Elemento estrutural
➢
Posição – Detalhamento do ferro
Esta estrutura de dados permite uma organização do projeto de forma simples e padronizada de acordo com o critério adotado pelo
projetista.
Gerenciamento de projetos
Gerencia os elementos já enviados para a produção, permitindo o controle dos elementos até o nível da posição, ou seja, a central têm
a liberdade de liberar para a produção apenas algumas posições do elemento, sendo que o sistema registra as posições já produzidas,
disponibilizando nas próximas fases apenas as que ainda não foram entregues.
Visualização de projetos
O visualizador de projetos permite a visualização da planta gerada pelo projetista na tela do computador, permitindo a verificação
dos projetos de forma rápida e segura. O visualizador reduz em 90% (noventa por cento) a necessidade de plotagens de projeto.
Dentre as suas funcionalidades destacamos:
Separação dos elementos de forma hierárquica com suas respectivas posições;
Visualização das posições importadas na tela;
Criação automática de formatos não parametrizados;
Edição de Posições não geradas digitalmente (Troca de Formato, Bitola, Comprimentos, Quantidades);
Inclusão e ou Exclusão de Posições;
Estatística de Importação e Exportação para avaliação do nível de efetividade do software;
Gerador de Relatórios Genéricos;
Cadastro de Projetistas;
Funções Gráficas para trabalhar com PLTs, como por exemplo, Zoom All, Pan, Zoom Window, etc;
Criação de Verificações nas posições e nos elementos criadas pelos usuários.
Geração automática das linhas de balanço a partir do planejamento elaborado no Microsoft Project ®
Linha de Balanço
A Linha de Balanço é uma técnica de programação e controle de diversas atividades, com o mérito de ser essencialmente gráfico. Nele, as
atividades são representadas num diagrama de espaço x tempo onde, no eixo vertical encontram-se as unidades de repetição e, no horizontal, o tempo.
Através da adoção da Linha de Balanço, pode-se definir o ritmo de produção das diversas atividades necessárias para a execução de um projeto.
Projeto na nuvem – Os projetos ficam nas nuvens, podendo assim ser acessados de qualquer computador Windows.
Várias Linhas: Possibilidade de criar várias linhas no mesmo projeto, contemplando por exemplo :
Torre 1, Torre 2, Área Comum. Importação Project
Uma das coisas mais trabalhosas no software de linha de balanço é o lançamento de todas as datas. Pensando nisso desenvolvemos a importação direto do
arquivo Project.
Obs.: Até o momento só homologamos a versão Project 2010 Calendário (Dias Trabalhados) – Calendário para definição dos dias trabalhados por Projeto. Atividades – Possibilidade de inclusão das atividades sem a obrigatoriedade do Project. Podendo escolher a atividade predecessora Imprimir – Além de imprimir, temos a possibilidade de exportar para os formatos: PDF, Imagem, HTML entre outros. Upload – Possibilidade de envio da linha para o software GErPrE, assim é possível acessar a imagem deste projeto de qualquer dispositivo. Layout Linha : Criação de Layout da linha conforme necessidade do cliente, respeitando algumas configurações pré-definidas:
Opções de Visualização:
Layout Padrão - layout de meses
Layout Dias – Altera a linha para o layout de dias, possibilitando melhor analise da linha
Planejadas - desenha as linhas de balanço com base nas atividades planejadas;
Executadas - desenha as linhas de balanço com base nas atividades executadas. As atividades executadas são desenhadas na mesma cor, mas com linhas tracejadas;
Data Final - Quando a opção "Data Final" estiver desabilitada, para cada atividade, a linha de balanço será representada de acordo com as datas inicial
e final de cada pavimento. Já, quando a opção "Data Final" estiver habilitada para cada atividade, a linha de balanço será representada somente de acordo com as datas
finais dos pavimentos.
Dados Obra - Desenha as informações da Obra
Título Vertical – Exibe os títulos das atividades na vertical
Símbolos – Desenha os símbolos nas linhas
Pavimentos Auxiliares – Desenha a cada 6 meses a lista de pavimentos
Chuva – Desenha as atividades complementares “Chuva”
Remove Cinza – Remove cor cinza entre os meses (economia na impressão)
Predecessoras – Desenha linhas pontilhadas ligando as atividades com suas predecessoras.
Relatórios : atividades - Este relatório é criado e MS-Word ® e tem o objetivo de gerar uma documentação para o usuário das atividades que serão executadas em uma determinada data. acompanhamento futuro - Este relatório permite o acompanhamento das datas finais de todas as atividades, para um dado intervalo de tempo. acompanhamento de obra gerar - Este relatório permite ao usuário gerar um check-list para ser utilizado no canteiro da obra. De modo a facilitar a utilização e evitar alterações no relatório, apenas as células que devem ser alterados podem ser alteradas. acompanhamento de obra carregar - Após o preenchimento da planilha pelo responsável da obra, é então possível fazer o carregamento das datas das atividades executadas.
Principais Benefícios
◪ A gestão é realizada de forma visual e facilita as tomadas de decisões ◪ Fácil definição e identificação da sequência das atividades, de seu ritmo e restrições ◪ Fácil identificação de interferência entre as atividades ◪ Fácil identificação do caminho crítico e gargalos ◪ Facilita o planejamento de materiais, mão de obra, equipamentos, etc… ◪ Fácil entendimento por todos. ( O planejamento da produção passa a ser mais participativo por todos os níveis de planejamento) ◪ Lista de atividades a serem executadas em um determinado período ◪ Ferramenta para acompanhamento da execução das atividades ◪ Comparação entre a Linha de Balanço Planejada e a Executada ◪ Consulta da linha de balanço de vários projetos armazenadas em nuvem
Privacidade
Política de Privacidade TQS-Planear
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Prover informações e serviços requeridos;
Prover suporte técnico;
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Diagnosticar problemas nos sistemas.
Comunicação
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Enviar comunicações promocionais a respeito de produtos e cursos TQS-Planear e de parceiros;
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Outros propósitos
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Aplicar medidas de segurança nas nossas redes e ambientes online;
Investigar e prevenir quebras no contrato de licenciamento;
Como requerido por lei ou em resposta a requisições de autoridades legais.
Compartilhamento de dados
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