A última noite do mundo

Nossa tarefa: tradução

Cliente: Thomas Nelson Brasil

Nestes setes ensaios espirituosos e lúcidos, o grande escritor, pensador, teólogo popular e apologista cristão C. S. Lewis trata de diversas questões religiosas intrigantes e complexas. Ele também pondera sobre as evidências da oração eficaz, brinca com o significado das palavras “Eu creio” e nos força a imaginar como devemos encarar nossos conceitos sobre Deus e até mesmo sobre a possibilidade de haver ou não vida em outros planetas.

“A última noite do mundo”, um dos ensaios principais desta coletânea, lida com a questão da volta de Cristo e traz uma perspectiva brilhante para elucidar o debate. Como sempre, encontramos aqui um Lewis que mistura humor, ironia, paradoxos e uma perspicácia marcante que desafia nossa fé.

O canal Livros e Teologia fez uma detalhada resenha desse livro, capítulo por capítulo.

Sobre histórias

Nossa tarefa: tradução

Cliente: Thomas Nelson Brasil

C. S. Lewis era um ávido leitor, capaz de ir de um assunto para outro sem nenhum dificuldade. Isso fica evidente em diversos textos reunidos neste livro inédito — incluindo ensaios, artigos, resenhas críticas, tributos, dentre outros gêneros. Sobre histórias mostra outro lado da vida de Lewis: a de maravilhoso, brilhante acadêmico e professor de Literatura Inglesa da Universidade de Oxford, onde ficou conhecido por suas palestras profundas sobre literatura.

Seja comentando os livros de grandes autores, como J. R. R. Tolkien e George Orwell, ou refletindo sobre importantes aspectos teóricos da literatura, Sobre histórias tem como condutor principal a excelência da História e reúne ensaios que sintetizam seus pensamentos sobre ficção científica, a natureza dos contos de fada, fantasia e inspiração.

Cartas a Malcolm

Nossa tarefa: tradução

Cliente: Thomas Nelson Brasil

C. S. Lewis novamente comunica sabedoria profunda, desta vez por meio de 22 cartas entre correspondentes fictícios nas quais compartilha sua compreensão do papel da oração em nossa vida e as maneiras pelas quais podemos imaginar melhor nosso relacionamento com Deus.

Em Cartas a Malcolm (último livro de Lewis, publicado postumamente), o autor investiga o papel da oração em comunidade e na liturgia do culto, abordando também os aspectos práticos e metafísicos da oração em particular, da oração como adoração, da oração como penitência, e discute esses e diversos outros assuntos com sua ternura característica e sagacidade. Os leitores serão desafiados a revisitar o poder da oração em todas as esferas da vida, pois “não temos atividades não religiosas”, escreve ele, “somente religiosas e irreligiosas”.

Reflexões cristãs

Nossa tarefa: tradução

Cliente: Thomas Nelson Brasil

Considerado um apologeta tão brilhante quanto um crítico de seu tempo, C. S. Lewis reúne em Reflexões cristãs uma série de textos que abrangem praticamente todas as etapas de sua carreira, publicados em periódicos ou lidos em reuniões acadêmicas. Nesta obra, Lewis se aventura a discorrer, analisar e ponderar temas tão diversos quanto cultura, ética, literatura, música, práticas devocionais, tudo em seu estilo singular.

Sem medo da polêmica, ele desafia o espírito de secularização que testemunhou ao longo da vida (e que parecia mais ameaçador na década de 1960, quando esta obra foi originalmente publicada) com uma teologia robusta, uma lógica impecável e uma sólida convicção dos valores – o cristianismo puro e simples – que abraçou e defendeu até o fim da vida.

Teologia da Reforma

Nossa tarefa: tradução

Cliente: Thomas Nelson Brasil

Este livro recebeu dois prêmios Areté 2018 (selo de excelência da literatura brasileira), da Associação de Editores Cristãos (ASEC): nas categorias Teologia/Doutrina e Livro do ano.

Há 500 anos, a Igreja foi agitada por alguns personagens que propunham mudanças cruciais no cristianismo: os reformadores. Defendendo doutrinas como a justificação pela fé, a autoridade das Escrituras e a graça de Deus na salvação, eles enfrentaram as práticas religiosas vigentes e desafiaram dogmas estabelecidos há séculos no que ficou conhecido como Reforma Protestante.

Para compor Teologia da Reforma, Matthew Barrett reuniu um time de teólogos e historiadores para falar sobre as doutrinas ensinadas e defendidas pelos reformadores. Michael Horton, Gerald Bay, Michael Reeves, Carl Trueman e muitos outros organizam um documento valioso para os cristãos, convocando-os a aprender com os líderes da Reforma e a se apoiar em doutrinas baseadas na Bíblia que têm sido passadas de geração em geração.

Atualização

Devo um pedido de desculpas aos clientes e amigos. Por vários motivos, este blogue ficou sem atualizações por muito tempo.

Mas isso não significa que não houve trabalho. Pelo contrário! Houve muito e compensador trabalho! Nos próximos artigos, mostrarei alguns dos livros em que trabalhei como tradutor, atividade a que tenho me dedicado, nesse período.

Grande abraço!

Francisco Nunes