Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

O que é internet, conceitos de internet, internet e suas funcionalidades, como usar internet, introdução a internet, funçoes para internet..

Bom pessoal eu to dinovo aqui e pra fazer um post sobre a Internet, nossa querida tia net.

Introdução

Mais que um modismo a Internet tornou-se um fenômeno. Conectando cerca de 150 milhões de usuários, espalhados em 140 países dos 5 continentes, a Internet cresce mais rapidamente que qualquer outro meio de comunicação já inventado e estes valores mudam a cada dia.

Enfim, a Internet    é uma gigantesca rede mundial que interliga computadores de todos os tipos e capacidades através de linhas de comunicação (telefone, canais de satélite, cabo submarino) utilizando um conjunto de regras específicas para computadores (protocolos).

Para o mundo globalizado das redes não existem fronteiras, assim como também não há distinção de raça, sexo, cor ou nacionalidade entre pessoas.

A partir deste momento você está entrando no mundo da Internet, onde encontramos serviços e facilidades, notícias e atualidades, ou se preferir como é o caso de muitas pessoas, um excelente local para encontrar amigos, jogos, bate papo e muito mais, como lojas virtuais, filmes, quadros de museus, fotografias, pesquisas escolares e outros programas e arquivos, úteis ou não no seu dia-a-dia.

Não é de admirar que esse espaço virtual atraia desde homens de negócio em busca de bons lucros até curiosos à procura de diversão.

Histórico.

Em 1969, a ARPA, do departamento de defesa dos EUA, construiu uma rede experimental de computadores chamada de ARPAnet. Composta de quatro computadores tinha como finalidade unir pesquisadores, militares e universitários, permitindo que os recursos de seus computadores fossem compartilhados.

A idéia foi boa e em 1972, 50 universidades e instituições militares já possuíam conexões.

Com o tempo, a ARPAnet cresceu e se adaptou aos desenvolvimentos tecnológicos. Como resultado grandes companhias construíram redes baseadas na ARPAnet e se conectaram a ARPAnet, em especial a NSF (Fundação Nacional para a Ciência) que em 1985, interligou os supercomputadores de seus centros de pesquisa, o que resultou na rede conhecida como NSFNET.

Em 1986 a NSFNET foi conectada à ARPANET e o conjunto de todos os computadores e redes ligados a esses dois backbones  passou a ser conhecido oficialmente como INTERNET.

A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para construção de novos backbones por empresas privadas como para fortalecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial.

Como é a Internet?

Uma das principais características da Internet, é que não possui dono, para organizar toda essa troca de informações, existem associações e grupos que se dedicam para suportar, ratificar padrões e resolver questões operacionais, visando promover os objetivos da Internet.

Porém, existem alguns órgãos internacionais que são responsáveis pela organização mundial da Internet, cuja única função é apenas estabelecer regras (protocolos, como o TCP/IP) para que o máximo de computadores possa se conectar, com o mínimo de entraves (bugs).

A Internet chegou ao Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro (UFJR – Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica).

Em 1989 foi criada, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), uma instituição como os objetivos de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como o backbone RNP, interligando instituições educacionais à Internet.

A Internet é organizada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), composto por membros dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e representantes de instituições comerciais e acadêmicas, e tem como objetivo a coordenação da implantação do acesso à Internet no Brasil.

Protocolo

Para que todos os computadores conectados a Internet possam trocar informações, eles precisam utilizar uma linguagem comum, essa linguagem é formada por dois componentes: TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão)  e o IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet). Conjuntamente, esses componentes são conhecidos como o protocolo TCP/IP.

Qualquer computador que deseje se comunicar na In­ternet precisa se comunicar em TCP/IP. Desenvolvido pela DARPA na década de 70, o TCP/IP fez parte de um projeto experimental de interconexão de redes, isto é, uma rede que conectava diferentes tipos de redes e sistemas de computação.

Cada computador conectado a Internet recebe um número, chamado Endereço IP. Como é mais fácil lidar com nomes do que com números, o endereço IP pode e é representado também por palavras, para isso existem servidores especialmente configurados, chamados “name servers”, ou seja, servidores de nomes que fazem a “tradução” entre os endereços e que são representados por palavras (mais fáceis para nós) e numéricos (usados pelos computadores).

Ex.:     Endereço: www.terra.com.br

Endereço IP: 200.176.3.142

Os endereços IP são representados por um conjunto de quatro números separados por pontos. Cada conjunto com valor entre 0 a 256. Os números devem ser lidos da esquerda para a direita.

Backbone

Backbone é a estrutura básica para transmissão de dados na Internet extremamente veloz.

As redes locais são agrupas em redes regionais que podem através dos Backbones ter acesso à outras redes regionais. Assim formar a grande rede mundial: Internet.

Os backbones são as espinhas dorsais do tráfego da Internet.

A Internet é uma interconexão de diversas redes através de linhas de alta capacidade chamadas Backbones, construídas para comportar o grande número de informações que circulam na Internet.

Provedor de Acesso

Um provedor é uma empresa que possui um ou mais servidores conectados 24 horas por dia à Internet. O serviço do provedor pode ser gratuito ou cobrado através de uma taxa mensal. O provedor permite o acesso telefônico aos seus computadores e, a partir deles, à grande rede mundial.

Além do custo do provedor de aceso, há o custo da ligação telefônica. Uma vez que a ligação realizada para o provedor é uma ligação local, sai mais barato, o que é preferível. Portanto deve-se fazer a escolha por um provedor de acesso em sua cidade, ou mais perto possível.

Para se estabelecer uma conexão com um provedor deve-se configurar o computador: indicar o protocolo TCP/IP, senha, telefone do provedor e etc.

Browser

Browser é um programa que permite ao usuário consultar (navegar) páginas na Internet. Também é chamado de Navegador.

Os mais conhecidos são o Internet Explorer e Netscape Navigator.

O que um browser faz com mais freqüência é lidar com a formatação e a apresentação de documentos na Internet. Cada página é um arquivo, criado em uma linguagem denominada HTML-hypertext markup language,    que contém o texto da página, sua estrutura e vínculos para outros documentos, imagens ou outros meios.

A recuperação de documentos a partir da Internet e a formatação desses no seu sistema são as duas tarefas que compõem a base da funcionalidade de um navegador.

Conectando-se à Internet

Em tempos remotos somente alguns privilegiados podiam ter acesso à Internet. Agora, qualquer um pode obter esse acesso por um preço mínimo, ou melhor, você poderá ter acesso gratuito, pagando somente o pulso da linha telefônica, ou mais gratuito ainda, o acesso e ainda o pulso da linha telefônica, ou seja, você pode até não pagar nada, mas precisa ter os recursos necessários para ter acesso à Internet.

Recursos Necessários:

–          Hardware:

:     PC 486 100

:     8 Mb de RAM

:     Fax/Modem de 28.800 bps

–          Software:

<      Sistema Operacional Windows 95 / Linux

<      Internet Explorer ou Netscape

<      Outlook Express ou Internet Mail

–          Provedor de acesso a Internet: empresa que coloca você na Internet.

–          Linha telefônica: digital ou analógica.

Vale ressaltar que esta é uma configuração mínima, quanto melhor o equipamento que usar, com certeza você será mais feliz usando a Internet.

Tipos de Conexões:

Existem dois tipos de conexões para acesso a Internet.

DEDICADA: São as conexões diretas, utilizadas pelos fornecedores de serviços (provedores) que vendem conexões de todos os tipos para pessoas e organizações.

DISCADA: São usadas por usuários comuns, através do uso da linha telefônica. Você disca para o provedor através da Rede DialUp, pedindo acesso a Internet.

O acesso discado via modem ainda é o mais usado no Brasil devido, principalmente, ao preço das outras modalidades. Porém, aos poucos, o mercado brasileiro de Internet vem crescendo e aceitando melhor outras tecnologias que oferecem acesso veloz à Web.

ADSL – utiliza a telefonia digital para trafegar os dados e separa a linha telefônica para dados e para voz (permitindo o acesso veloz e conexão always on). A velocidade padrão é de 256Kbps, mas pode ser mais rápida, dependendo do plano assinado. Exemplo: O Velox.

ADSN – ou Cable Modem (via cabo), fornecido por operadoras de TV à cabo. As velocidades são bastante parecidas com a ADSL.

Via Satélite – usa uma antena parabólica. A vantagem é alcançar qualquer parte do Brasil.  Bom para quem vive lá no “Cafundó do Judas”…

Via Rádio – geralmente instala-se uma antena no alto de um prédio e o acesso é compartilhado entre todos os moradores.

ISDN – acesso dedicado que fornece planos com velocidades de acesso mais rápidas, até 128Kbps, e permite que você fale ao telefone enquanto acessa à Web.

Configuração do Acesso utilizando rede DialUp:

Para se estabelecer uma conexão com um provedor, através de uma conexão discada basta possuir um computador com uma placa fax-modem e uma linha telefônica instalados corretamente e então se pode configurar o computador conforme abaixo:

Para configurar é só ir no botão Iniciar, Programas, Acessórios, Comunicações, Acesso à rede dial-up. Após aparecer a caixa de diálogo correspondente (ao lado), clique duas vezes sobre o ícone Fazer Nova Conexão, e segue os seguintes passos:

1º) Digite um nome para sua nova conexão. Normalmente utilizamos o nome do computador o qual você está querendo se conectar, ou seja, o provedor.

2º) Selecione o modem.

3º) Digite o número do telefone referente ao provedor que quer conectar.

4º) Ao clicar o botão concluir sua conexão estará salva na pasta Acesso à rede dial-up.

Para acessar à Internet basta clicar duas vezes sobre o arquivo que criou. Como sugestão deve-se fazer um atalho desse arquivo na área de trabalho.

Caso queira modificar/consultar alguma configuração dessa conexão basta clicar com o botão direito do mouse sobre o atalho/arquivo e ir ao menu propriedades.

O uso da Internet

A Internet possui várias formas de uso, como o e-mail (correio eletrônico), as salas de bate-papo pelo teclado ou viva-voz, as vídeo conferências e várias outras. Cada uma dessas formas possui seu atrativo e suas limitações.

World Wide Web

Dentre todas as maneiras de utilização da Internet, a que mais atrai e possui maior abrangência junto aos internautas é sem dúvida a World Wide Web (Rede de Alcance Mundial) ou www, ou apenas web.      Porque a web apresenta uma interface gráfica amigável ao usuário, de fácil utilização e que suporta simultaneamente quase todos os serviços que a Internet pode oferecer atualmente.

As informações na Web são organizadas na forma de páginas de Hipertexto (no padrão HTML), cada uma com seu endereço próprio, conhecido como URL (Universal Resource Locator). O URL do servidor TERRA por exemplo é  http://www.terra.com.br .

Para começar a navegar, é preciso digitar um endereço virtual no campo chamado Endereço do Browser (navegador).

Quando você digita no browser http://www.meuamigo.com.br, ele faz a seguinte operação:

Protocolo de transferência de hipertexto (http://)>ativar>um documento que está na world wide web (www) > que pertence a > meuamigo > que é um endereço > comercial (com) > que se encontra hospedado no > Brasil (br).

A sigla .com indica que se trata de um site comercial e .br  indica que se trata de um site registrado no Brasil.

Outras siglas são importantes como:

SIGLAS DESCRIÇÃO
agr.Br Empresas agrícolas, fazendas
am.br Empresas de radiodifusão, sonora
art.br Artes: músicas, pintura, folclore
edu.br Entidades de ensino superior
com.br Comércio em geral
esp.br Esportes em geral
far.br Farmácias, drograrias
fm.br Empresas de radiodifusão sonora
g12.br Entidades de ensino de primeiro e Segundo grau
gov.br Entidades do governo federal
imb.br Imobiliária
ind.br Indústrias
nif.br Meios de Informação (rádios, jornais, bibliotecas, etc.)
mil.br Forças armadas brasileiras
net.br Provedor de meios físicos de comunicação
org.br Entidades não governamentais sem fins lucrativos

Quando carrega uma página da Web o usuário descobre que, clicando em determinadas palavras, novas páginas são mostradas no navegador. Essas palavras especiais são destacadas com uma cor diferente ou sublinhadas e são chamadas de “links” ou vínculos.

Algumas imagens também contêm estas ligações para outras páginas. Quando o cursor é posicionado sobre o vínculo, ele transforma-se em uma “mãozinha”. É de alcance mundial. É possível passear por servidores de muitos países diferentes apenas clicando em sucessivos links.

CURIOSIDADE
Manipulação dos Navegadores

A manipulação dos navegadores (browsers) é bem simples, existindo alguns comandos e botões básicos.
A barra fica na parte essencial do navegador com a Barra de Menu, os Botões e a Barra de Endereços.

BARRAS

Barra de Endereços: é identificada por uma caixa onde se insere o endereço do site que queremos acessar (URL).
Barra de Menus: onde encontra-se menus com diversos comandos.

BOTÕES

Botão Voltar ou Retornar: Leva ao último documento visitado.
Botão Avançar: da mesma forma, o botão avançar conduz ao site seguinte (caso de se ter voltado de páginas anteriores com o botão Voltar).
Botão Parar: identificado por um sinal de um “X” ou pelo desenho de um semáforo, é utilizado para interromper o carregamento de uma página. É muito utilizado quando ocorrem problemas de carregamento da página, demorando a processar.
Botão Página Inicial ou Inicial: identificado pelo desenho de uma casa, carrega a página inicial que está definida na configuração do Browser.

No Internet Explorer, essa configuração pode ser alterada escolhendo-se o item Exibir/Opções da Internet/ e depois a guia Geral onde o usuário deve escrever o endereço da sua home page preferida no campo Endereço da Página Inicial.

Botão Imprimir: Serve para imprimir o conteúdo que está sendo mostrado pelo browser.
Botão Favoritos: Serve para incluir um site (endereço) na lista de marcadores, basta clicar no botão Adicionar que o site acionado passa constar desse menu e pode ser rapidamente acessado com um clique do mouse.

Correio Eletrônico

O Correio Eletrônico é o meio mais prático de comunicação pessoal da Internet. O remetente escreve o texto em seu computador, faz uma conexão e, em pouco tempo, a mensagem é entregue. O destinatário não precisa estar ligado à Internet no momento em que a correspondência é enviada. O texto fica guardado numa caixa postal eletrônica até que ele se conecte a rede e o leia. Para enviar e receber mensagens pode-se utilizar várias formas: Entrar em um Site que promova e-mails ou configurar software de e-mail em seu computador como o Outlook, o Eudora ou outros.

Para enviar uma mensagem, deve-se fornecer o e-mail completo do destinatário. O endereço do CETEP-VR, por exemplo, é  cetep-vr@faetec.gov.br, onde cetep-vr é o nome do usuário e faetec.gov.br é o nome do servidor onde fica sua caixa postal. O símbolo @ separa essas duas partes e indica que o nome está contido no servidor de e-mail.

Este procedimento é semelhante ao serviço de caixa postal oferecido pelos correios, onde cada usuário possui uma caixa com um número (endereço), para onde são enviadas correspondências. Apenas o dono da caixa pode abri-la com a respectiva chave (senha).

Atualmente existem na Internet serviços de e-mail gratuito, que são simples e funcionais como é o caso dos sites www.bol.com.br; www.ig.com.br; www.hotmail.com; www.zipmail.com.br; www.yahoo.com.br. Esses sites permitem a criação, envio e recebimento de mensagens através da Home Page correspondente, o que permite o acesso a uma caixa postal a partir de qualquer computador no mundo, desde que esteja conectado na Internet (WebMail).

Para criar uma conta de e-mail basta acessar o site de um provedor de e-mail e fazer sua inscrição preenchendo um formulário disponível no site.

Os servidores de e-mails possuem um tamanho definido para sua caixa postal, portanto é necessário sempre esvazia-la (excluindo as mensagens) senão quando totalmente ocupadas o servidor recusa recebimento de novas mensagens. Nem sempre queremos apagar a mensagem que nos foi enviada, para isso devemos então arquiva-las em disquetes ou no HD.

Portanto é útil, transferir suas mensagens para seu computador utilizando um Software de Correio Eletrônico, a fim de facilitar o manuseio com as suas mensagens e arquivos recebidos, esvaziar sua caixa postal virtual e economizar na conta telefônica, caso utilize esse tipo de conexão, já que irá ler com calma suas mensagens podendo redigir as respostas sem estar conectado no momento.

VER ANEXO – Anatomia de uma Mensagem e Como o Software do Correio Eletrônico Funciona.

Utilizando o Software de correio eletrônico Outlook Express.

Para entrar no programa basta ir até o menu Iniciar, item Outlook Express, que aparecerá a seguinte tela:

Para visualizar suas mensagem clique na pasta Caixa de Entrada.

Para redigir uma mensagem basta clicar no botão criar e-mail da barra de ferramentas que aparecerá a seguinte janela:

O endereço eletrônico digitado no campo Para ou (To) do cabeçalho de mensagem é o e-mail da pessoa a quem se deseja enviar a mensagem (destinatário). No item Assunto ou (Subject) especifica-se o assunto do e-mail. O campo Cc: é opcional e serve para remeter uma cópia para outra pessoa. Ainda tem o Cco: que também é opcional e serve para remeter uma cópia oculta para outra pessoa.

Após escrever a mensagem e preencher os campos é hora de enviar. Isso ocorre quando clicamos no botão Enviar ou (Send). Os softwares de correio possuem funcionamento muito semelhante. É preciso muito cuidado ao preencher o campo Para (To); apenas um caracter errado já impede que a mensagem encontre o seu destino. Quando isso acontece, o usuário recebe outra mensagem de erro do servidor, avisando que o endereço do destinatário não existe.

Como já foi mencionado, uma alternativa para tornar mais barato a conta telefônica é permitir o armazenamento das mensagens no seu computador pessoal e receber as mensagens através de um Software de correio eletrônico. Mas para isso é preciso estar configurado adequadamente.

Como configurar o Outlook Express para receber e-mails.

Anteriormente é preciso que se aprendam os seguintes conceitos.

O serviço de correio eletrônico utiliza dois protocolos para transmissão e recebimento das mensagens:

POP 3 – é responsável por receber as mensagens.

SMTP – é responsável por enviar as mensagens.

Por isso é preciso que configuremos nosso Software de Correio Eletrônico, no ex. o Outlook Express, com os protocolos citados.

Para isso temos que entrar no Outlook Express e ir até o menu Ferramentas e clicar em Contas. Após deve-se clicar sobre a guia E-mail e no botão adicionar/e-mail.

Solicitará as seguintes informações:

–          O nome que deseja que apareça no campo “De” quando enviar uma mensagem;

–          Seu endereço de e-mail;

–          O seu servidor POP3. Exemplo: Site do BOL è pop3.bol.com.br

–          O seu servidor SMTP. Exemplo: Site do BOL è smtp.bol.com.br

Os servidores de e-mail normalmente fornecem essas informações quando solicitadas.

–          Nome e senha da conta que o provedor da Internet lhe forneceu.

Sites de Busca

A Internet é uma rede com inúmeros serviços e arquivos; é um grande banco de dados de informação sem um padrão de catalogação. Por isso, foram criados sites que oferecem serviços de procura, para ajudar a encontrar o que você necessita na rede.

80% dos usuários Internet encontram a informação que procuram através de sites de busca (a maior parte consegue fazê-lo de 10 a 15 minutos).

A aprendizagem de técnicas, e familiarização dosMecanismos de Busca, são itens essenciais para a economia de horas em uma pesquisa.

A localização, com precisão, de documentos (páginas ou arquivos) que contenham o termo que você deseja depende, basicamente, de 2 fatores:

Assunto disponível e indexado ou selecionado por algum mecanismo de busca.

As palavras chaves (argumento da pesquisa) são suficientemente específicas para obtenção de um resultado satisfatório.

O que é o Mecanismo de Busca?

VER ANEXO – Como o mecanismo de busca na Internet funciona?

  • É um grande índice (catálogo de biblioteca).
  • Faz todo trabalho de organização das páginas espalhadas pela Web.
  • Faz o trabalho de pesquisa nos mais de 800 milhões de documentos.
  • São os grandes “culpados” pelo crescimento exponencial da Internet.
  • Garimpa a Internet em busca da informação e organiza em um único local (banco de dados).
Alguns Dados
  • Yahoo – 50 milhões de visitas/mês.
  • UOL – 45 milhões de visitas/mês.
  • 60% da web é indexada.
  • Estatísticas mostram que 7% dos usuários navegam além da 3ª página de resultados.

Pesquisando na web

Todos os sites de busca mostram uma janela onde você deve escrever o tema da busca.
-Utilize frases exatas. Por ex: “As invenções de Leonardo da Vinci” ao invés de “Leonardo da Vinci”
-Palavras em minúsculo = maiúsculo /minúsculo
-Palavras em maiúsculo = palavras que batem exatamente com o que foi digitado.
-Podemos pesquisar uma simples palavra ou uma frase em uma página Web. O resultado pode ser encontrado em uma das seções abaixo :
— Título
—  Autor
—  Descrição
— Corpo do documento
—  Resultado da pesquisa com o exemplo: “tomates
—   doc. de título : “Filme – Tomates Verdes Fritos
—   doc. que fala sobre o assunto: “cultivo de tomates
—   Pesquisa Avançada: permite entrar com um maior número de possibilidades para limitar ou modificar a pesquisa.
—  Tradução de documentos – Ex. de sites: Altavista, Infoseek

Fonte: Tia NET e outros blogs

comentario

4 Respostas para “O que é internet, conceitos de internet, internet e suas funcionalidades, como usar internet, introdução a internet, funçoes para internet..

  1. Criar site 15 de fevereiro de 2010 às 3:44 pm

    Parabéns, excelente post!

  2. lisete 30 de maio de 2010 às 3:00 pm

    ALTAMENTE didático, foi de grande utilidade ter encontrado estas informações básicas e claras para uma – não tão novata – curiosa estudante de Direito e necessitada de uma matéria deste padrão.
    Excelente!
    Muito obrigada!

  3. evili bruna fuzakuwa 28 de outubro de 2010 às 12:37 pm

    exelente* muito bom
    me ajudou muito com meus trabalhos escolares
    é uma otima fonte de pesquiza
    muito obrigada !!!! valeu mesmo

Deixe um comentário